Um dos arranha-céus mais importantes da cidade de São Paulo é também uma obra de arte em meio ao caos da megalópole mais conhecida do Brasil. O Edifício Circolo Italiano ganha o livro Edifício Itália, com fotos e textos inéditos, publicado pela Editora KPMO Cultura e Arte.
A ideia partiu da mudança do reconhecido escritório de arquitetura Pitá para o marco arquitetônico e, a partir da emoção de estar no gigante da arquitetura construído por Franz Heep, resolveram presentear os paulistanos com o resgate de todo o processo de consolidação urbana e aspectos da história social, legal e arquitetônica do Edifício Itália.
A publicação parte da presença da comunidade italiana em São Paulo, em um texto assinado por Keila Prado Costa (FFLCH-USP e KPMO), passando pelos meandros do concurso que elegeu o projeto como vencedor, com detalhes inéditos revelados pela pesquisa de Anat Falbel.
O edifício, que fica em uma das esquinas mais conhecidas da cidade de São Paulo – a Avenida Ipiranga com a São Luís –, não é só mais um prédio construído na conhecida selva de pedra. O projeto é inovador e foi apresentado no contexto de um concurso para nova sede do Circolo Italiano, numa região onde outras construções contemporâneas transformaram as relações na cidade, como Galeria Metrópole, Galeria Zarvos e, claro, a Galeria do Edifício Itália.
A Diretoria retoma o antigo projeto de 13 anos de demolir o prédio e em seu lugar levantar um moderno edifício. Os desenhos, as anotações e correspondências, quase esquecidos nas gavetas e prateleiras, são desarquivados e passam a ganhar importância. A edição ilustrada proporcionará ao leitor uma viagem pela arquitetura paulista dos anos 60, conta com orelha do Prof. Dr. Paulo Bruna (FAU-USP) e tem prefácio assinado pelo Prof. Dr. José Eduardo de Assis Lefèvre (FAU-USP). As ricas narrativas ganham ainda mais significado por meio de mais de 190 fotografias, imagens, plantas de arquitetura e ilustrações que revelam múltiplas belezas e gerações.
Editora: KPMO Cultura e Arte
Patrocínio: Pitá Arquitetura
Apoio Cultural: Refúgios Urbanos
Textos: Anat Falbel e Keila Prado Costa
Orelha: Paulo Bruna
Prefácio: José Eduardo de Assis Lefèvre
Direção de arte e pesquisa iconográfica: Marcello de Oliveira
Ano: 2020
Número de páginas: 176
Medidas: 23×28 cm.
Fatos que você provavelmente desconhece sobre o Edifício Itália
– Em novembro de 1968, a rainha Elizabeth II visitou o local e registrou sua visita.
– O edifício é um marco em relação à volta da diplomacia entre o Brasil e os italianos que nele viviam.
– A dinamicidade do conjunto e a ilusão de movimento resultam da combinação do deslocamento do bloco principal na direção do cruzamento das avenidas, secundado pelo bloco menor nas franjas da laje e do volume do primeiro.
– Enquanto acontecia a reunião sobre o concurso que deu origem ao prédio, o visionário Heep desenhou em um bloquinho uma elipse gorda e dispensou o quadrado ou mesmo qualquer outra forma casual de esboço, que é exatamente o formato que ficou.
– O Restaurante [Terraço] Itália foi fruto de um presente para a cidade, do imigrante Evaristo Comolatti, fundador do grupo Comolatti, que havia ganhado muito dinheiro no Brasil.