‘Naïf’ é uma palavra francesa que tem como significado algo que é “ingênuo ou inocente”. Esse termo é usado no meio das artes para designar um tipo de arte popular e espontânea.
Essa vertente da arte é bastante valorizada no exterior, principalmente as obras dos artistas brasileiros. O Espaço 800 traz dois representantes desse estilo – Eliete Tordin e Adolfo Bueno – para uma bela exposição: “Arte Naïf – Poesia nos Pincéis”.
Eliete, de Valinhos, já é consagrada no mundo das artes, tendo exposições nacionais e também no exterior. Seus cenários são lúdicos, cheios de delicadeza, e resgatam a vida no campo com toda sua simplicidade e um colorido marcante.
Adolfo é um autodidata que abandonou a vida na cidade grande para viver na roça, em São Francisco Xavier, e se dedicar à arte. Seu pontilhismo denso retrata a Serra da Mantiqueira e cenas do cotidiano rural, que mais parecem emanar perfume em forma de pintura – pura poesia.
Esses artistas, autodidatas, enxergam o mundo de forma pura e bucólica, como todos deveríamos olhar, principalmente nos dias de hoje.
Serviço:
Exposição “Arte Naïf – Poesia nos Pincéis”
Artistas convidados: Eliete Tordin e Adolfo Bueno
Curador: Beto Mallmann – @betomallmann
Abertura: 1/4/2022 – sexta-feira
Horário: 19h
Local: Espaço 800 – Rua Frei Antonio de Pádua, 800 – Guanabara – Campinas – @espaco800.art
Período: 1/4 a 13/5/2022
Entrada franca.
(Fonte: Secretaria de Cultura e Turismo de Campinas)