Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Espaço Marco do Valle recebe mostra “Diagnóstico da Cigarra”

Campinas, por Kleber Patricio

Obras resgatam as experiências e as memórias críticas e reflexivas da artista, que percebeu sua perda auditiva na infância. Foto: divulgação.

Será que todos ouvem igual? Como é viver e conviver com o silêncio? Qual é a percepção sensível de uma pessoa surda? E sua inteligência estratégica para potencializar outros sentidos e driblar situações cotidianas? Reflexões como essas estarão presentes na mostra “Diagnóstico da Cigarra”, da artista visual Rosilene Fontes, que abrirá no próximo dia 28, quinta-feira, no Espaço Cultural Marco do Valle, em Campinas. A entrada é gratuita. A classificação etária é livre.

A exposição é composta por cerca de 20 obras que resgatam as memórias e experiências da artista, que percebeu sua perda auditiva na infância. São trabalhos em que Rosilene mistura seu próprio processo de diagnóstico a relatos de outras pessoas surdas, convidando também o público a engajar-se na tomada de consciência de suas capacidades sensoriais e seus receios pessoais.

A exposição “Diagnóstico da Cigarra” é uma produção contemplada pelo ProAC Expresso Lei Aldir Blanc Nº 50/2021, Prêmio por Histórico de Realização em Artes Visuais, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.

O curioso diagnóstico da cigarra que intitula a exposição faz menção ao momento quando, ainda criança, Rosilene se deu conta da dificuldade em ouvir o som desse inseto, dependendo do lado que repousasse sua cabeça no travesseiro. A deficiência passou inaudita até que, aos 21 anos de idade, recebeu o diagnóstico de irreversível perda auditiva no ouvido esquerdo, e, no direito, depois dos 30. “Diagnóstico da Cigarra”, não à toa, é o título da instalação sonora que emite o canto da cigarra por dois minutos a cada hora, começando com 50 decibéis, o máximo tolerável para o ouvido humano, e até ser audível apenas para quem não tem deficiência auditiva.

A mostra, que tem produção cultural do também artista Bruno Novaes, contará ainda com a participação do Coletivo Mão Dupla, grupo de artistas surdos e ouvintes que apresentarão fotografias, vídeos e poesias acerca do universo surdo e farão uma performance na abertura abordando os meios de comunicação por sinais e expressões corporais.

Serviço:

Exposição “Diagnóstico da Cigarra”, individual da artista Rosilene Fontes

Período expositivo: 28/4/2022 a 29/5/2022

Espaço Cultural Marco do Valle

Endereço: Rua Dr. Quirino, 1856 – Centro, Campinas – SP

Horários: de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h e sábados, das 9h às 12h

Entrada gratuita – Classificação etária: Livre

Mediação – Acesso para pessoas com deficiência

Agendamento de intérprete de Libras: espacomarcodovalle@ceicampinas.org.br.

(Fonte: Prefeitura de Campinas)