Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Espetáculo “Voz de Vó” estreia dia 28/9 no Teatro do SESI-SP

São Paulo, por Kleber Patricio

Fotos: Alessandra Nohvais.

No próximo dia 28 de setembro, estreia no Teatro do SESI-SP uma peça que fala sobre memória, família, relações, afetos, perdas e, principalmente, amor. “Voz de Vó”, com dramaturgia final de Sara Antunes – que assina a direção com supervisão artística de Vera Holtz – é uma criação poética que aborda a perda da memória, mas também a fabulação. Um projeto que reúne uma equipe comprometida com a narrativa de uma história repleta de emoção, afetos, humor, amor e descobertas.

Clarisse Derzié Luz interpreta a Vó, que está com Alzheimer e vai, com a ajuda de seus netos, em busca das suas memórias perdidas. Essa viagem, num jogo lúdico, leva a plateia a emoções afetivas e muitos desses sentimentos podem remeter a casa de cada um dos expectadores. As crianças criam mundos para as ausências da avó, buscando ressignificar as falhas e dando sentidos e preenchimentos aos buracos vazios, acalorados de fantasia. “Mais do que fazer um espetáculo para criança, queremos proporcionar uma experiência dentro do sentir da infância a todo público – experimentar o mundo por meio da brincadeira, da canção e do jogo lúdico. É neste desenrolar da narrativa oral que queremos fazer viver a Voz de Vó”, diz Sara, que também é a idealizadora do projeto.

A direção de arte, assinada por Analu Prestes, costura esses fragmentos como uma linha que aborda o tempo e transforma a memória numa grande colagem recheada de natureza, risos, brincadeiras e muita imaginação. “Contar uma história sobre memórias, infância e uma vó que amava os pássaros e música nos remete às nossas lembranças mais profundas”. Demian Pinto e Gui Calzavara, que assinam a direção musical, se pautaram na construção de uma sonoridade afetiva; fragmentos sonoros que se unem em um mosaico de lembranças. O som se apresenta pelo afeto. “Dizem que a música é a única coisa que a gente nunca esquece”. Wagner Pinto criou o desenho de luz para um ambiente fantasioso, ajudando a contar a saga dessa família.

A produção é assinada pela Gávea Filmes, com vasto currículo de trabalhos no teatro e, também, no audiovisual. Com estreia e temporada no Teatro do SESI-SP – que completa 60 anos de promoção de grandes obras para os mais diversos públicos, sempre com ingresso gratuito – a peça contará com sessões de quinta e sexta, exclusivas para grupos e escolas e, sábados e domingos, para todo o público.

Um importante equipamento cultural na Cidade de São Paulo, promovido pelo SESI-SP, que é um agente ativo fomentador de produções originais, apostando em novas visões artísticas por meio de projetos selecionados via edital de chamamento, assim como com a montagem inédita “Voz de Vó”. A instituição desempenha uma fundamental mediação entre público e obra, proporcionando, muitas vezes, a primeira experiência com o teatro aos mais diversos públicos enquanto espaço de formação e usufruto. Uma atividade de lazer e sensibilidade que reverbera na compreensão de questões complexas em consonância com os acontecimentos e temas discutidos na atualidade sob a ótica lúdica e poética das crianças nas artes da cena. Finalizando, Sara conta que Voz de Vó “é para minha avó, que queria ser atriz e quando teve Alzheimer, lembrava do teatro e pedia para os atores, em conversa com a televisão, esperarem por ela para o ensaio”.

Voz de Vó (60 minutos)

Centro Cultural Fiesp – Teatro do SESI-SP – Av. Paulista, 1313 (em frente à estação Trianon-Masp do metrô)

Temporada: 28 de setembro (20h) a 17 de dezembro de 2023

Sessões: quinta e sexta, 11h e 15h (exclusivas para escolas e grupos), e sábado e domingo, às 15h

Sessões com tradução e interpretação em Libras e audiodescrição: 29/10, 26/11 e 3/12 Ingressos: gratuitos – reservas antecipadas pelo site sesisp.org.br/eventos (as reservas abrem todas as segundas-feiras a partir das 8h para as apresentações que acontecem na mesma semana)

Classificação: Livre

Gênero: Infantil

Reservas para grupos e escolas pelo e-mail ccfagendamentos@sesisp.org.br

FICHA TÉCNICA

Dramaturgia e Direção: Sara Antunes

Supervisão Artística: Vera Holtz

Direção de Arte – cenário e figurino: Analu Prestes

Direção de Produção: Bianca De Felippes

Direção Musical: Demian Pinto e Gui Calzavara

Desenho de Luz: Wagner Pinto

Direção de Movimento e Preparação Corporal: Victoria Ariante

Programação Visual: Analu Prestes e Camila Landulfo

Desenhos, colagens e bordados: Analu Prestes

Videografismo: Vic Von Poser

Preparação Vocal: Patricia Antoniazi

Elenco:

Adultos

Clarisse Derzié Luz

Demian Pinto

Gui Calzavara

Crianças

Antônio de Oliveira (Tito)

Benjamim de Oliveira (Bento)

Nick Araújo (Bento)

Pietro Leite (Tito)

Rodrigo Viegas (Bento)

Participação afetiva

Analu Prestes

Vera Holtz

Produção Executiva e Adm Temporada: Roberta Viana

Assist. Direção: Henrique Landulfo

Assist. Direção de Arte – cenário e figurino: Camila Landulfo

Assist. Produção RJ: Gabriela Newlands

Assist. Produção SP e Contrarregra: Paolo Oliveira

Produção de Luz: Carina Tavares

Assist. Iluminação: Gabriel Greghi e Gabriela Cezário

Visagismo: Kazuo Hair Design

Pesquisa de Figurino: Maura Begliomini

Peruca: Malonna

Fotógrafa: Alessandra Nohvais

Criação, captação e Mídias Sociais: gaTú Filmes/Gabriel Metzner e Arthur Bronzato

Making of: Pietra Baraldi

Assist. de videografismo: Ana Lopes

Op. de Vídeo: André Voulgaris

Op. de Som: Enrico Baraldi

Op. de Luz: Guilherme Orro

Microfonista: Jessica Silva e Rodrigo Gava

Camareira: Cristiane Felix da Silva

Costureira: Nalva Costa

Maquinista: Guilherme Felipe

Adereços: palhAssada ateliê soluções cenográficas

Audiodescrição: Marcia Martins

Intérprete de Libras: Bruna Sabino

Assessoria Jurídica: Roberto Silva

Contabilidade: Contar Contadores

Agência elenco infantil: Agência Cintra

Bem estar: Keiko’s Prevenção e Saúde

Assessoria de Imprensa: Morente Forte

Produção: Gávea Filmes

Realização: SESI SP.

O QUE É MEMÓRIA? Onde você guarda o cheiro da flor? As memórias são como pássaros e não vão para onde querem. A memória guarda o tempo? Toda saudade é uma espécie de velhice. Se soprar, passarinho voa? Por que o tempo demora a passar quando a gente está perdido? Cor de passarinho se escuta, assim como cheiro pode ser desenhado e música, comida. Passarinho que voa fora da asa? Você se lembra da primeira palavra que você falou? Você se lembra da primeira vez que você dormiu? Você se lembra do cafuné que te embalou… e da primeira vez que você sumiu? Você se lembra do primeiro amigo que você fez? Você se lembra do doce que te lambuzou? E o primeiro pum que aconteceu? E da primeira noite que acordou. Memória é quente ou fria? Memória faz rir ou faz chorar.

(Fonte: SESI-SP)