Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Espetáculos com a dependência química como tema serão apresentados no Castro Mendes

Indaiatuba, por Kleber Patricio

Crédito da foto: divulgação.

Crédito da foto: divulgação.

A Cia. Garatujas traz para Campinas as peças Ainda e Agora. Os espetáculos, que têm a direção geral de Marcos Caruso, tratam da temática da dependência química e serão oferecidos gratuitamente aos alunos das escolas públicas municipais, além de membros do Instituto Padre Haroldo, no Teatro Castro Mendes, nos dias 31 de maio e 1 de junho.

Os dois espetáculos fazem parte do Projeto Cidadão, iniciado há oito anos com o objetivo de ser uma trilogia sobre dependência química, a ser finalizada com um texto que receberá o título de Depois, em fase de elaboração.

Ainda trabalha os sentimentos de um jovem usuário de drogas, que põe à prova as qualidades do pai. O texto de Gilda Elisa alerta para a falta de diálogo entre pais e filhos e da importância da prevenção do uso de drogas.

Agora transita entre o real e o imaginário, colocando os personagens em situações de desespero e agonia ao se sentirem confinados, revelando suas dores e dificuldade de lidar com a falta da droga. O texto não defende nenhum modelo ideal de clínica, ambulatório ou comunidade terapêutica, mas mergulha no grito de pessoas presas entre paredes e nos limites de si mesmas.

Em cena, quatro dependentes químicos estão dentro de uma comunidade terapêutica de recuperação. O personagem Ribeiro tem 50 anos, está internado há 90 dias pelo comprometimento de várias drogas, mais especialmente pelo uso de craque. Toni tem 30 anos, internado há 20 dias e é usuário de cocaína. Flavinho, 27 anos, internado há 7 dias, é usuário de maconha. Gil, 52 anos, é alcoólatra e está chegando à clínica. O texto, de José Scavazini, é um ato de amor que conclama o espectador a refletir sobre atitudes que podem auxiliar na reinserção de um dependente químico à vida.

Campinas - FLYER ELETRONICO (rgb)No dia 31, após a apresentação de Ainda, está programado um bate papo com profissionais ligados ao tema.

“A peça é um alerta para esse cruel mundo das drogas. Foi um esforço trazer esses espetáculos para a cidade. Tivemos um grande apoio do Conselho Municipal de Entorpecentes e da Prefeitura de Campinas”, relata Luiz Carlos Rossini, vereador e presidente do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas de São Paulo (Coned).

 

Serviço

Ainda

Dia 31 de maio – (terça-feira) – às 20h

Texto: Gilda Eliza

Direção: Marcos Caruso

Atores: Carlos Mariano, José Scavazini, Ailton Rosa e Carlos De Niggro

Realização: Cia. Garatujas

Agora

Dia 1º de junho – (quarta-feira) – às 20h

Texto: José Scavazini

Direção: Marcos Caruso

Atores: Carlos Mariano, José Scavazini, Ailton Rosa e Carlos De Niggro

Realização: Cia. Garatujas

Teatro Castro Mendes: Rua Conselheiro Gomide, 62 – Vila Industrial, Campinas/SP

Telefone: (19) 3272-9359.