A Casa Guilherme de Almeida e a Casa Mário de Andrade, integrantes da Rede de Museus-Casas Literários da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis, mantêm a programação de cursos e palestras on-line em agosto. André Graciotti, Alexandre Matias, Donny Correia e Lufe Steffen são os especialistas à frente da coordenação das atividades.
O curso O fim do futuro ocorrerá às segundas-feiras, dias 3, 10, 17 e 24 de agosto, com links do YouTube da Casa Guilherme de Almeida (http://www.youtube.com/c/CasaGuilhermedeAlmeida) enviados até as 19h para as pessoas inscritas. O último encontro será ao vivo, às 19h, via Google Meet.
A partir dos anos 1980, a ficção científica determinou a chegada do fim do futuro. O gênero passou a abordar questões como a compulsão tecnocientífica, cataclismo ecológico, realidade virtual, ultracapitalismo e rebeldia política para identificar um futuro distópico que parecia a etapa final da humanidade. Filmes como Blade Runner, Akira, 12 Macacos, Matrix, Wall-E, A.I., Exterminador do Futuro e Gattaca estabeleceram que o futuro seria opressor e pessimista. As características comuns a essas produções, entre outras, serão objetos de análise do curso, que apontará como elas contribuíram para uma ideia pessimista de futuro. A inscrição deve ser feita pelo link http://bit.ly/2CnOqfd. Alexandre Matias, curador de projetos audiovisuais e jornalista à frente do site Trabalho Sujo, e André Graciotti, diretor de arte e especialista em comunicação, imagens e culturas midiáticas pela UFMG, ministram as aulas virtuais.
As pessoas que participarem de Kleber Mendonça em foco entrarão em contato mais profundo com a produção do cineasta e como ele desmistifica o Nordeste por meio de uma estética mística folclórica nacional que resgata diversos símbolos da cultura dessa região. As aulas ocorrem às sextas-feiras, dias 21 e 28 de agosto e 4 de setembro, das 19h às 21h. A inscrição fica aberta por aqui: http://bit.ly/394kAIP.
No curso, será analisada a estética da produção de Kleber Mendonça Filho, desde curtas como Eletrodoméstica (2005) e Recife Frio (2009), até seus longas O som ao redor (2012), Aquarius (2016) e o mais recente, Bacurau (2019). Também fará parte das aulas o olhar afinado do diretor com a tradição do cinema feito no Recife, já nos anos 1920 e com a aridez dos trabalhos de diretores como Glauber Rocha, Carlos Diegues e Nelson Pereira dos Santos. A formação será ministrada por Donny Correia, doutor e mestre em Estética e História da Arte pela USP, membro da Abraccine, professor de História e Linguagem do Cinema em instituições como FMU e SESC, além de livros publicados; entre eles, Cinematographos de Guilherme de Almeida – Antologia da crítica cinematográfica (Editora Unesp, 2016) e Cinefilia crônica – Comentários sobre o filme de invenção (Editora Desconcertos, 2018).
Pela palestra Poesia Arlequinal na Pauliceia Desvairada, o museu Casa Mário de Andrade exibe o curta-metragem Arlequinal, produzido e dirigido pelo cineasta Lufe Steffen, no sábado, 15 de agosto, das 16h30 às 18h. O ator Eduardo Gomes interpreta poemas do livro Paulicéia Desvairada, de Mário de Andrade, em cenas que mostram a boemia da noite paulistana, com foco no centro da cidade. Para participar, é necessário se inscrever neste link: http://bit.ly/2DF9luJ.
Antes da sessão on-line de Arlequinal, o público participa de uma conversa com o diretor do curta. Cineasta e jornalista, Lufe Steffen dirigiu diferentes produções audiovisuais, como o curta-metragem Rasgue minha roupa (2002), os documentários São Paulo em Hi-Fi (2013) e A Volta da Pauliceia Desvairada (2012), este que também o inspirou a produzir o Arlequinal.
Toda programação pode ser conferida em http://poiesis.org.br/maiscultura.
SOBRE A CASA GUILHERME DE ALMEIDA
Inaugurada em 1979, a Casa Guilherme de Almeida, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis, está instalada na residência onde viveu o poeta, tradutor, jornalista e advogado paulista Guilherme de Almeida (1890-1969), um dos mentores do movimento modernista brasileiro. Seu acervo é constituído por uma significativa coleção de obras, gravuras, desenhos, esculturas e pinturas, em grande parte oferecidas ao poeta pelos principais artistas do modernismo brasileiro, como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Emiliano Di Cavalcanti, Lasar Segall e Victor Brecheret. Hoje, o museu oferece uma série de atividades gratuitas relacionadas a todas as áreas de atuação de Guilherme de Almeida, da literatura traduzida ao cinema, passando pelo jornalismo e pelo teatro. Trata-se da primeira instituição não acadêmica a manter um Centro de Estudos de Tradução Literária no país.
SOBRE A CASA MÁRIO DE ANDRADE
A Casa Mário de Andrade funciona no endereço da antiga casa do escritor Mário de Andrade, um dos principais mentores do modernismo brasileiro e da Semana de Arte Moderna de 1922. O museu abriga uma exposição permanente aberta à visitação, com objetos pessoais do modernista, além de documentos de imagem e áudio relacionados à sua trajetória. O museu também realiza uma intensa programação de atividades culturais e educativas. A Casa integra a Rede de Museus-Casas Literários da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis.
SOBRE A POIESIS
A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.
Serviço:
Casa Guilherme de Almeida
Cursos
O fim do futuro
Com Alexandre Matias e André Graciotti
Segundas-feiras – dias 3, 10, 17 e 24 de agosto, às 19h
Três primeiras aulas pelo YouTube do museu (http://www.youtube.com/c/CasaGuilhermedeAlmeida); última aula via Google Meet.
400 vagas | Grátis
Inscrição aberta até 2/8: http://bit.ly/2CnOqfd
Kleber Mendonça em foco
Com Donny Correia
Sextas-feiras, dias 21 e 28 de agosto e 4 de setembro, das 19 às 21h
Via Google Meet
200 vagas | Grátis
Inscrição aberta até 19/8: http://bit.ly/394kAIP
Museu: Rua Macapá, 187 – Perdizes | São Paulo | SP | Anexo: Rua Cardoso de Almeida, 1943 – Sumaré, São Paulo/SP
Tel.: 11 3673-1883 | 3803-8525 | 3672-1391 | 3868-4128 | E-mail: contato@casaguilhermedealmeida.org.br
Horário de funcionamento: para agendamento de visitas – 55 11 3672-1391 | 3868-4128. Visitação: de terça-feira a domingo, das 10h às 18h. Atividades culturais e educativas: de terça a sexta-feira, das 19h às 21h e, aos finais de semana, das 10h às 19h.
Acessibilidade: rampa de acesso, elevador, piso podotátil e banheiro adaptado; videoguia em Libras e réplicas táteis.
Durante o distanciamento social devido à Covid-19, toda a programação está sendo realizada de forma virtual.
Programação gratuita: http://www.casaguilhermedealmeida.org.br/
Casa Mário de Andrade
Palestra
Poesia Arlequinal na Pauliceia Desvairada
Com Lufe Steffen
Sábado, 15 de agosto, das 16h30 às 18h
Via Google Meet
60 vagas | Grátis
Inscrição aberta até 14/8: http://bit.ly/2DF9luJ
Museu: Rua Lopes Chaves, 546 – Barra Funda – São Paulo | SP | Telefone: (11) 3666-5803 | 3826-4085 | E-mail: casamariodeandrade@casamariodeandrade.org.br
Horário de funcionamento: terça-feira a sábado, das 10h às 21h30; domingos e feriados, das 10h às 18h (passível de mudança, de acordo com a programação).
Visitação: terça-feira a sábado, das 10h às 18h; domingos e feriados, das 10h às 12h e das 13h às 18h. Agendamento de visitas é feito pelo educativo@casamariodeandrade.org.br ou Tel: (11) 3666-5803 ramal 23.
Acessibilidade: rampa removível para acesso ao piso térreo do museu e fraldário móvel.
Durante o distanciamento social devido à Covid-19, toda a programação está sendo realizada de forma virtual.
Programação gratuita