Após ser vista nos últimos anos em Paris, Pequim, Xangai, Barcelona e Buenos Aires, a exposição Passagens: Espaços de transição da cidade do século XXI volta a São Paulo com realização da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo e apoio da Porsche Brasil. Em cartaz no Shopping Cidade São Paulo de 24 de junho a 31 de julho, seguindo estritamente os protocolos de saúde e as orientações do Plano SP de combate à Covid-19, a mostra internacional itinerante, organizada pelo Instituto Cidade em Movimento (IVM, sigla do original francês Institut pour la Ville em Mouvement), trata das passagens como ligações e transições entre espaços.
Com a proposta de refletir sobre os pequenos espaços da mobilidade que determinam a qualidade dos deslocamentos dos cidadãos pela cidade, como cruzamentos, túneis, escadarias, vielas, passarelas e pontes, a exposição Passagens aborda as barreiras urbanas, bem como possíveis soluções e alternativas para melhorar essa experiência de mobilidade, reduzindo o percurso, facilitando o acesso e ampliando a segurança nos deslocamentos ou, ainda, promovendo encontros e atividades sociais.
A exposição Passagens: Espaços de transição para a cidade do século XXI baseia-se nas obras do projeto interdisciplinar internacional do IVM, realizado pelo Institut pour la Ville em Mouvement de Paris. Por meio de suas instalações, a mostra conta a história das passagens ao longo dos séculos, que adotaram diferentes formas e contribuíram para transformar o espaço urbano e o deslocamento humano.
Nesta edição, a montagem conta com investimento da Porsche Brasil, realizado por meio de aporte via Lei de Incentivo Federal à Cultura, e apoio da Fundação Grupo Volkswagen. “Desde o início de sua presença no Brasil, a Porsche está fortemente engajada em ações de responsabilidade social que abrangem as áreas de mobilidade, esporte e cultura. A exposição Passagens proporciona reflexões importantes para a melhoria dos espaços urbanos e deslocamentos das pessoas, contando com a arte e a cultura como aliadas na promoção de transformações na sociedade e fortalecimento da cidadania”, afirma Rodrigo Soares, PR e Press Manager da Porsche Brasil.
Serviço:
Exposição Passagens: Espaços de transição para a cidade do século XXI
Data: de 24/6 a 31/7/2021
Horários: Todos os dias das 12h às 20h
Endereço: 4º Piso do Shopping Cidade de São Paulo, (em frente ao Cinemark)
Av. Paulista, 1230, Bela Vista, São Paulo/SP
Informações: IVM – WhatsApp (11) 95839-7393
Shopping: central (11) 3595-1221/ WhatsApp: (11) 98695-0124
Entrada franca
Serão adotados todos os protocolos sanitários, conforme definição das entidades do setor de exposições e órgãos de saúde.
Sobre o IVM | O Instituto Cidade em Movimento – Institut pour la Ville en Mouvement (IVM) é uma associação sem fins lucrativos criada na França, em 2000, e conta com o apoio de patrocinadores públicos e privados. O IVM procura ser o ponto de encontro daqueles que pensam, fazem e vivem as cidades. O seu objetivo é acompanhar as transformações dos centros urbanos em todo o mundo e contribuir para o desenvolvimento de uma cultura de mobilidade, que combine consciência e prazer na movimentação pelas cidades. Com sede em Paris, é dirigido por um Conselho Científico e de Orientação formado por acadêmicos, profissionais e técnicos de áreas como arquitetura, urbanismo, políticas públicas e filosofia, entre outras. O Cidade em Movimento tem escritórios em Xangai (China), em Buenos Aires (Argentina) e São Paulo (Brasil).
Sobre a Porsche | A Porsche Brasil, com sede em São Paulo, é a primeira subsidiária Porsche na América Latina, tendo a sua operação iniciada em julho de 2015. A rede Porsche no Brasil está presente nas seguintes praças: São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Recife, Campinas, Florianópolis, Brasília, Ribeirão Preto, Belo Horizonte e Goiânia.
Sobre a Fundação Grupo Volkswagen | Desde 1979, a Fundação Grupo Volkswagen investe em ações de educação e desenvolvimento de comunidades com recursos dos rendimentos de um fundo constituído pela Volkswagen. Atualmente, abraça três causas prioritárias: mobilidade urbana, mobilidade social e inclusão de pessoas com deficiência. Além disso, apoia tecnicamente ações de responsabilidade social do Grupo Volkswagen no Brasil, compartilhando a vocação de mover pessoas – movimentos que diminuem as distâncias e geram mudanças, transformando potenciais em realidade.