Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Feira Preta celebra 18 anos dias 7 e 8 de dezembro no Memorial da América Latina

São Paulo, por Kleber Patricio

Maior feira de cultura e empreendedorismo negro da América Latina conta com programação gratuita e a participação de 100 afro empreendedores. Crédito da foto: reprodução/website.

Em 2019, a Feira Preta faz 18 anos e acontecerá nos dias 7 e 8 de dezembro, das 12h às 22h, com entrada gratuita e sujeita à lotação do espaço, no Memorial da América Latina (metrô Barra Funda). Neste ano, a programação artística e cultural – a partir da trajetória da própria feira e do foco em unir experiência, design e conexão – traz o tema Passado, Presente e Futuro. De onde vieram, onde estão e para onde vão a arte, a cultura e o empreendedorismo pretos?

No Memorial, a Feira Preta estará dividida em espaços temáticos – Afroempreendedores, Preta Inova, Preta Fala, Preta Degusta, Erê (Infantil) e Saúde e Bem Estar – que unem conteúdos sobre diferentes temas que atravessam a existência preta nas diferentes áreas de atuação, da militância ao entretenimento, passando pelo mundo dos negócios e oportunidades de trabalho. Além de uma programação artística imperdível – veja abaixo as atrações confirmadas.

PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICA

Sábado, 7 de dezembro

Larissa Luz convida Linn da Quebrada

Drik Barbosa convida Danna Lisboa

Senzala Hi-Tech

Samba da Laje e convidados – Tributo ao Reinaldo (Príncipe do Pagode)

Discotecagem Black Music/Música Preta Brasileira

Domingo, 8 de dezembro

ÀTTØØXXÁ

África em Nós (banda com músicos da Diáspora Africana)

Encontro dos blocos Ilú Obá de Min, Ilú Inã, Umoja e Zumbido

TUYO

Discotecagem Black Music/Música Preta Brasileira

Ato Ecumênico Inter-religioso com Padre Ennes e Pai Francisco de Oxum.

PROGRAMAÇÃO DOS ESPAÇOS

Espaço Preta Degusta – espaço com empreendedores pautados na culinária afrodiaspórica que passaram pelos programas Afrolab e Afrolab Para Elas.

Espaço Afroempreendedores – feira de produtos e serviços de empreendedores de vários estados brasileiros. Metade deles, que passaram pelos programas Afrolab e Afrolab Para Elas.

Espaço Erê – um espaço para família e cuidadores com atividades lúdicas afro referenciadas para as crianças a partir de 0 meses, com Era Uma Vez o Mundo, Dúdú Badé, Alfabantu, Luderê Afro lúdico e Ebony English Kids.

Espaço Preta Inova – espaço que vai reunir, a partir de curadoria da Feira Preta, empreendedores que estão inovando e mudando a cara dos seus setores de atuação. São eles:

Cultura Geek – Perifacon, Vortex, Sue the Real, Facebook Games

Tecnologia e Informação – PretaLab, TecnoGhetto, Vale do Dendê, Afrophynton

Economia Criativa/Turismo – Brafika Viagens, Black Bird Viagens, Rota da Liberdade, Diaspora.Black

Empreendedorismo Financeiro – Grana Preta, Ubuntu Finanças, Conta Black, No Front

Empregabilidade – EmpregueAfro, AfroTrampo.

Espaço Preta Fala – espaço dedicado a diálogos e lançamento de livros de escritores negros

7 de dezembro

13h30 – Empreendedorismo Periférico (oferecimento iti)

Mediador: Adriana Barbosa (Feira Preta)

Convidados: Andreza Delgado (Perifacon), Bruno Ramos (Favela no Poder), Raquel Motta (Sue the Real), Toni Baptiste (artista multimídia)

15h30 – Presença Negra na Gastronomia (oferecimento Academia Assaí)

Mediadora: Larissa Januário (A Casa Azul, Sem Medida e Marie Claire)

Convidados: Dona Carmem Virgínia (O Altar Cozinha Ancestral), Aline Chermoula (Chermoula Culinária)

17h30 – O Futuro das Políticas Públicas

Mediador: Marcio Black (Fundação Tide Setubal)

Convidados: Elaine Mineiro (Uneafro Brasil, Samba das Pretas, Jongo dos Guaianás), Neon Cunha (Ativista Transgênera), Erika Hilton (Transvestigênere da Bancada Ativista)

8 de dezembro

13h30 – Por uma educação financeira (oferecimento iti)

Convidados: Amanda Dias (Grana Preta), Gabriela Chaves (NoFront Empoderamento), Fernanda Leôncio (Conta Black e AfroBusiness), Jeilson Santos (Ubuntu Finanças)

15h30 – A potência da estética negra (oferecimento Kolene)

Mediadora: Adriana Couto (jornalista)
Convidados: May Diniz (creator), Patricia Avelino (creator), Angelo Assumpção (Ginasta Olímpico)

17h30 – Gêneros: quais questões atravessam a existência preta e indígena

Mediadora: Danielle Almeida (Mulher, cis, lésbica. Cantora artivista, Mestre em Ciência da Educação e Especializada em história da África e da Diáspora Negra na América Latina)

Convidados: Tatiana Nascimento (Mulher, cis, lésbica. Escritora), Jamille Nunes (Mulher, cis, bissexual. Ativista pelos direitos dos povos indígenas), Roger Cipó (Homem, cis, heterossexual. Fotógrafo pesquisador da imagem nas religiões afro-brasileiras e curador do TROCATROCA – Masculinidades Plurais), Akin Abaz (Homem, trans, heterossexual. Fundador do Infopreta).

LITERATURA

Escritoras e escritores convidados apresentarão seus livros nos intervalos do Espaço Preta Fala e seguirão no espaço de lançamentos de livros até o fim do dia para vendê-los e autografá-los:

7 de dezembro

13h20 – Elaine Marcelina, com sua série Marcelina (O primeiro livro de Marcelina; A primeira boneca de Marcelina; A primeira trança de Marcelina)

15h – Iris Amâncio, com As cores das flores e a série Clássicos Negros para Crianças (Coração perdido, de Machado de Assis; Dom Casmurro, de Machado de Assis; A escrava, de Maria Firmina dos Reis)

17h – Maira Ranzeiro, com Maira, a alegre campeã

8 de dezembro

13h20 – Abisogun Olatunji Oduduwa, com Pan-africanismo: Apontamentos e Reflexões e Às Irmãs: Mulheres Africanas na Revolução Preta Mundial

15h – Rosemar Gomes Lemos, com Ubuntu: As Transformações Através das Ações Afirmativas

17h – Preta Rara, com Eu Empregada Doméstica – A senzala moderna é o quartinho da empregada.

ESPAÇO SAÚDE E BEM ESTAR

Atendimentos com quick massage e Reiki. Oficinas de Chás, Garrafadas, Alimentação Viva com Sucos e Patês, Práticas e Rodas de Conversas: Maternidade Preta, Práticas Integrativas em Roda: Corpo e mente, Saúde da População Preta. Yoga, Rekhet Yoga, Receitas da Vó: Conhecendo ervas e benzeção e cadastro de profissionais pretxs da área da saúde. Venda de produtos: óleos terapêuticos, garrafadas, absorventes ecológicos, banhos, escalda-pés e sabonetes artesanais, entre outros produtos. Com Afro Saúde, Pretos Saudáveis, Cresparia Soluções Pretas, Dra Clelia Prestes, da Amma Psique, Melanina Fitness, Movimento Afro Vegano, Rekhet Yoga (Yoga Africano), Makota Terapia Ancestral, Yemesi Yoga, Capins da Terra, Terapêutica Nativo Brasileira, Yoni das Pretas, Atleta de Peso, Maoni Gestar e Nascer, Receitas da Vó, Dra. Regina Mulanji (Pediatra), Espaço Potencial de Vida, Dra. Andréa Gonçalves (Ginecologista), Dra. Daniela Paulino (Fonoaudióloga e Consultora de Amamentação).

A programação completa está no site http://www.feirapreta.com.br.

Serviço:

18ª Feira Preta – Passado, Presente e Futuro – #FeiraPretaFaz18

Shows, espaço infantil, empreendedores de produtos e serviços diversos, área de gastronomia, espaço de bem estar, entre outras atividades

Data: 7 e 8 de dezembro

Horário: das 12h às 22h

Local: Memorial da América Latina (Metrô Barra Funda)

Programação: www.feirapreta.com.br

Entrada gratuita (sujeita à lotação do espaço).