Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Festival ‘Transforma 2022 – Música e Cidadania’ apresentará shows e workshops gratuitos na periferia de Campinas

Campinas, por Kleber Patricio

A Orquestra Anelo. Foto: Edis Cruz.

O Jardim Florence, bairro da periferia de Campinas (SP), será palco, entre os dias 15 e 16 de outubro, do festival Transforma 2022 – Música e Cidadania. Realizado pelo Instituto Anelo, uma associação civil sem fins lucrativos que há 22 anos oferece aulas gratuitas de música no Distrito do Campo Grande, o evento terá workshops e shows com a participação de artistas e arte-educadores atuantes no cenário cultural da região e de grupos e músicos ligados à instituição.

O evento também terá dois convidados especiais: Walmir Borges, cantor, compositor, multi-instrumentista e produtor que já trabalhou com Seu Jorge, Luciana Mello, Tony Garrido e a banda norte-americana Earth, Wind and Fire; e Diego Garbin, trompetista, professor e coordenador da Big Band do Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos”, de Tatuí (SP). A programação é gratuita e será toda realizada no CEU Mestre Alceu.

Os nomes da região de Campinas que participarão do Transforma 2022 são o baterista Alexandre Cunha, o tecladista Cleberson Abade; o acordeonista Edu Guimarães; o contrabaixista Felipe Fidelis, o saxofonista Geremias Tiófilo, a musicista e arte-educadora Giliane Souza, a cantora Izabel Padovani, a pianista Janice Pezoa, o trompetista Marcelo Rocha, o multi-instrumentista Ricardo Matsuda e a violinista Shinobu Saito.

Walmir Borges. Foto: divulgação.

Orquestra Anelo, Anelo 6teto, Mulheres e Pretas & Pretos são os grupos artísticos ligados ao Instituto Anelo que se apresentarão no festival. Diego Garbin será o convidado especial do show do Anelo 6teto, enquanto Walmir Borges participa da apresentação do Pretas & Pretos. Professores do Anelo, por sua vez, atuarão como mediadores dos workshops a serem comandados pelos músicos convidados.

Esta é a terceira edição do Transforma, sendo a primeira 100% presencial. Isso porque o festival “nasceu” em plena pandemia da Covid-19, em outubro de 2020, com uma programação on-line composta por workshops e bate-papos ao vivo pelo YouTube.

Já em 2021 o festival teve uma programação híbrida, com shows gravados de nomes de destaque no cenário da música brasileira, como Sérgio Britto (Titãs), os cantores Hilda Maria e Mateus Sartori e o cantor e compositor Filó Machado e seu neto, Felipe Machado, além de lives que discutiram temas pertinentes à atividade de músico profissional e arte-educador. As edições passadas do Transforma podem ser conferidas no canal oficial do Anelo no YouTube.

Diego Garbin. Foto: website do artista.

Luccas Soares, fundador e coordenador geral do Instituto Anelo, conta que o projeto original do Transforma previa a realização do festival no Jardim Florence, onde fica a sede da instituição. Porém, devido à pandemia, somente agora esse objetivo se concretiza. “Estamos muito felizes em fazer o Transforma 100% presencial no Jardim Florence, que é a raiz e a essência do Instituto Anelo”, diz. Luccas lembra que o Distrito do Campo Grande é hoje uma referência de cultura em Campinas, e que o Instituto Anelo é apenas uma das ações culturais da região. Nesse sentido, ele ressalta a importância do CEU Mestre Alceu, palco do festival, um espaço que considera coletivo e democrático. “O CEU também é a nossa casa, é a casa de todo mundo aqui que faz cultura”, afirma.

Curador do Festival, Guilherme Ribeiro explica que os workshops abordarão temas voltados aos instrumentos que fazem parte do escopo de aulas oferecidas pelo Instituto Anelo, tais como contrabaixo, piano, bateria, violão, guitarra e canto. A programação de workshops é aberta à população em geral, sem a necessidade de fazer inscrição. “E assim como vai acontecer com cada workshop, muitos dos músicos profissionais do Instituto Anelo, professores que atuam também na parte artística, vão participar dos shows com os convidados”, conta.

PROGRAMAÇÃO

O Transforma 2022 – Música e Cidadania ocupará o auditório e também a quadra coberta do CEU Mestre Alceu, onde será montado um palco tanto para workshops quanto para apresentações. Confira a programação abaixo:

15/10/2022 (sábado)

9h: Workshop “Música e Ludicidade”, com Giliane Souza. Local: Palco

10h: Workshop “O saxofone em suas práticas: Variações de Baião e Maracatu”, com Geremias Tiófilo. Local: Auditório

11h: Workshop “A Técnica Alexander e o estudo do canto”, com Izabel Padovani. Local: Auditório

13h30: Show com Orquestra Anelo, com repertório de música instrumental. Local: Palco

14h30: Workshop “A bateria brasileira inventiva, dinâmicas e variações”, com Alexandre Cunha. Local: Auditório

15h30: Workshop “Caminhos para condução e improvisação no contrabaixo”, com Felipe Fidélis. Local: Auditório

16h30: Workshop “Ritmos e levadas tradicionais da viola brasileira aplicados a instrumentos de cordas diversos – Uma prática voltada a violonistas, guitarristas, cavaquinistas, bandolinistas e afins”, com Ricardo Matsuda. Local: Auditório

18h: Show com Izabel Padovani & Ricardo Matsuda e convidados – repertório que mescla composições de Matsuda, como “Coqueiral”, com standards da MPB como “Talismã” (Paulinho da Viola, Marisa Monte e Arnaldo Antunes) e “Feira de Mangaio” (Sivuca e Glória Gadelha). Local: Palco

19h30: Show com Anelo 6teto, com um repertório de música instrumental brasileira. Convidado especial Diego Garbin. Local: Palco

16/10/2022 (domingo)

9h: Workshop “Iniciando com sintetizadores Behringer”, com Cleberson Abade. Local: Palco

10h: Workshop “Performance do pianista em múltiplos estilos”, com Janice Pezoa. Local: Auditório

11h: Workshop “Princípios básicos no aprendizado de violino”, com Shinobu Saito. Local: Auditório

12h30: Pocket show com Tr3Bruto Jazz, grupo liderado pelo tecladista Cleberson Abade. Local: Palco

13h30: Pocket show com grupo de Mulheres do Instituto Anelo. Repertório de composições próprias e releituras da música popular brasileira. Local: Palco

14h30: Workshop “Sanfona: Breve história e linguagem na música brasileira”, com Edu Guimarães. Local: Auditório

15h30: Workshop “Sugestões de estudos visando o desenvolvimento técnico-musical ao trompete e trombone”, com Marcelo Rocha. Local: Auditório

16h30: Show com Janice Pezoa & Felipe Fidélis e convidados, com um repertório que reúne clássicos da música brasileira (“Água de Beber”, de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, e “Incompatibilidade de Gênios”, de João Bosco, entre outros), com standards do jazz (“Autumn Leaves”, de Johnny Mercer, e “Summertime”, de George Gershwin, entre outros). Local: Palco

18h30: Show com Edu Guimarães & Convidados, com um repertório de música brasileira com temas como “São Jorge” (Hermeto Paschoal), “Nilopolitano” (Dominguinhos), “Eu e a Brisa” (Johnny Alf) e “Doce de Coco” (Jacob do Bandolim), entre outros. Local: Palco

19h30: Show com o grupo Pretas & Pretos do Instituto Anelo, com participação especial de Walmir Borges. Repertório de composições próprias e releituras da música popular brasileira. Local: Palco.

O Instituto Anelo

Fundado em 10 de maio de 2000, o Instituto Anelo é um projeto intergeracional que já atendeu, ao longo de 22 anos de atividades, mais de 10 mil alunos em seus projetos. Alguns deles tornaram-se músicos profissionais e professores, inclusive lecionando na própria instituição.

Atualmente, o Anelo trabalha com os seguintes projetos:

Brincando com os Sons – Iniciação musical para crianças a partir de 5 anos;

Instrumentos Orquestrais – Ensino de violino, sopros de madeira e de metais, para crianças, adolescentes e jovens a partir de 8 anos;

Instrumentos Diversos – Ensino de instrumentos de cordas dedilhadas, percussivos e de teclas a crianças a partir de 8 anos, adolescentes e adultos;

Práticas Musicais Coletivas – Compreende os coros Infantil, Juvenil e Adulto, Grupo de Sanfona, de Violão e de Percussão e

Práticas de Conjunto – Práticas de Banda e Orquestra Iniciante com a participação de alunos (adolescentes, jovens e adultos) de diferentes instrumentos.

Além disso, tem a própria big band, a Orquestra Anelo, e conta com grupos artísticos formados por professores e colaboradores do projeto que representam a instituição em eventos e festivais.

Patrocínio | O projeto Instituto Anelo: Música e Cidadania – Plano Anual 2022 tem como patrocinadora master a CPFL Energia, por meio de parceria com o Instituto CPFL, e também conta com patrocínio da Unimed Campinas, CI&T e Instituto Omni, via Lei Federal de Incentivo à Cultura e Programa de Ação Cultural – ProAC/ICMS. O Instituto Anelo também conta com o apoio da Associação Beneficente Maria e Tsu Hung Sieh e do Instituto Robert Bosch.

Serviço:

Transforma 2022 – Música e Cidadania

Data: dias 15 e 16 de outubro de 2022 (sábado e domingo)

Onde: CEU Mestre Alceu (Rua Lasar Segal, 110, Jardim Florence, Campinas, SP)

Horário: das 9h às 20h

Preço: entrada gratuita

Realização: Instituto Anelo

Apoio: Secretaria Municipal de Cultura e Turismo da Prefeitura de Campinas

Saiba mais:

Mais informações sobre o Instituto Anelo: anelo.org.br

Redes sociais: Facebook:/institutoanelo | Instagram: @institutoanelo | YouTube: Instituto Anelo Oficial | Twitter: @AneloInstituto | Linkedin: Instituto Anelo.

(Fonte: Lalá Ruiz Assessoria de Imprensa)