As inscrições para o 4º Festival de Música Instrumental de Indaiatuba (Femusin) estão abertas até 3 de novembro. Promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, o evento tem como objetivos incentivar a produção instrumental regional, fomentar este gênero musical e revelar novos talentos. O Edital de Participação e a Ficha de Inscrição estão disponíveis no site da Prefeitura.
O Festival é dividido em quatro etapas: Inscrição, Eliminatória, Final e Premiação. A música instrumental se destaca por possuir grande importância dentro do cenário musical mundial, seja dentro de salas de concerto e bares de jazz ou em filmes, entreatos de óperas e afins.
Os gêneros para o estilo são amplos e podem ir desde a música de concerto, que abrange todos os períodos da história da música (barroco, clássico, romântico, contemporâneo), ou de gêneros mais recentes, como o jazz, soul, blues, rock e new age, entre outros.
Requisitos
Podem participar do Festival de Música Instrumental de Indaiatuba coletivos eruditos e populares, solistas eruditos e populares compostos por participantes residentes em Indaiatuba ou com atuação musical comprovada na cidade. Os interessados devem ter, no máximo, 29 anos de idade.
Cada participante poderá concorrer em até duas categorias diferentes com uma música ou peça por categoria inscrita. A inscrição deve ser feita em www.indaiatuba.sp.gov.br/cultura/concursos/festival-de-musica-instrumental-de-indaiatuba/ até o dia 3 de novembro.
As eliminatórias estão agendadas para os dias 3 a 7 de novembro e a final acontece nos dias 17 e 18 do mesmo mês, dependendo do número de inscritos e classificados. Os vencedores serão divulgados no encerramento, que contará com show a ser anunciado posteriormente. As apresentações acontecerão no Auditório da Prefeitura de Indaiatuba, que fica na Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 2.800.
Os finalistas poderão realizar a performance de uma música de aquecimento antes da música concorrente, que não poderá ter mais de quatro minutos de duração. A classificação das músicas e a atribuição de prêmios ficarão a cargo da Comissão Julgadora, composta por três profissionais ligados à música escolhidos pela Comissão Organizadora.
Os critérios de avaliação serão: idade dos participantes; interpretação, que engloba expressão musical, afinação e contextualização estilística da obra; composição executada, que envolve nível de dificuldade técnica e qualidade de execução; e por último, desempenho musical, em que serão avaliados criatividade, técnica e entrosamento.
Em 2021, os vencedores foram Gaudiê Otero, na categoria Coletivo Popular, Gleysser de Menezes Dores, no Solo Erudito, Gustavo Henrique Portes de Almeida, no Solo Popular, e Guilherme de Oliveira Sander, destaque do evento.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3875-6144 ou pelo e-mail cultura.femusin@indaiatuba.sp.gov.br.
(Fonte: Prefeitura de Indaiatuba)