Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Inscrições para Virada Sustentável SP 2020 são prorrogadas até 10 de maio abarcando novos formatos de projetos

São Paulo, por Kleber Patricio

Oficina Manual em Família. Crédito da foto: Bruno Arita.

Com o objetivo de ponderar sobre a nova realidade que estamos enfrentando e reforçando a importância do cuidado mútuo e o senso de coletividade, a Virada Sustentável SP 2020 prorroga até 10 de maio as inscrições para a décima edição do evento, que será realizado no segundo semestre, em data a ser confirmada. Os organizadores seguem acompanhando as recomendações vigentes de autoridades da área da saúde para anúncio da nova data. O adiamento do edital visa promover diversas possibilidades de interação com o público que não provoquem aglomeração, abarcando projetos inovadores que contemplem com criatividade o tema da sustentabilidade em formatos como projeções, instalações, performances e exposições em espaços públicos, equipamentos culturais e escolas, além de atividades virtuais, por exemplo. As inscrições devem ser feitas no site http://www.viradasustentavel.org.br.

O edital recebe propostas de artistas, oficineiros, palestrantes, organizações, fundações, movimentos, coletivos, escolas, universidades e equipamentos culturais para integrar a programação do evento. Para participar, as iniciativas precisam ter um ou mais conteúdo relacionado aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), que tratam de temas como consumo consciente, água, energias renováveis, biodiversidade, mudanças climáticas, mobilidade urbana, cidadania e inclusão social, entre outros. “Chegamos aos 10 anos da Virada Sustentável em São Paulo em um momento em que a sociedade está refletindo sobre si mesma e o modo como vivemos. Esta edição é uma oportunidade importante para que levemos à população projetos propositivos e inspiradores sobre sustentabilidade para a sociedade de uma forma bem ampla e contemporânea”, pondera André Palhano, idealizador da Virada Sustentável.

Cada proponente, sendo pessoa jurídica ou física, pode se inscrever individualmente ou como representante de um grupo e apresentar um ou mais projetos. O conteúdo apresentado será analisado por comissões julgadoras especializadas. Poderão participar desde projetos que necessitem de divulgação (adesões) e queiram constar na programação oficial da Virada Sustentável SP, a propostas que precisam de financiamento para serem realizadas. Não serão aceitos projetos de cunho partidário ou religioso ou que estimulem qualquer tipo de discriminação de função de raça, credo ou condição social.

Em 2019, os quatro dias de programação gratuita do evento reuniram mais de 600 atrações e atividades distribuídas pela Grande São Paulo, com público total chegando a cerca de um milhão de pessoas.

Mais informações: http://www.viradasustentavel.org.br.