Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Japan House São Paulo apresenta conversas online com o Núcleo Educativo

São Paulo, por Kleber Patricio

Foto: divulgação.

A Japan House São Paulo vem promovendo em suas redes sociais o projeto #JHSPONLINE com o intuito de proporcionar e compartilhar com o público conteúdos relacionados à cultura e filosofias do Japão contemporâneo. Entre os destaques da programação está o quadro Conversas com o Educativo, realizado toda terça-feira, às 16h, com objetivo de trocar conhecimento e realizar um diálogo sobre diversos temas e assuntos relacionados ao universo nipônico, proporcionando a todos os participantes uma experiência cultural junto aos integrantes da equipe do educativo do centro cultural, sem que precisem sair de casa e respeitando o distanciamento social.

Para o mês de julho, o educativo preparou temas que abordam a arte do Mangá, a filosofia Mottainai, o significado de Kisetsukan (季節感) e a artesania japonesa.  A participação nos eventos é gratuita e livre, não sendo necessário ter visitado a Japan House São Paulo anteriormente, pois o objetivo é integrar pessoas de diferentes localidades por meio  dessas conversas.

Na primeira terça-feira de julho (7/7), acontece a conversa em torno de Isto é Naoki Urasawa: A arte do mangá, que busca aproximar os participantes do universo dos mangás discutindo sobre seus modos de produção e a influência dessa linguagem dentro e fora do Japão, tendo como ponto de referência o trabalho de Naoki Urasawa, exposto na Japan House São Paulo em 2019. Na semana seguinte (14/7), a conversa aborda o tema Mottainai: O não-desperdício e o respeito pelas coisas, trazendo para o diálogo um pouco da história do elemento Mottainai, que significa “não desperdiçar” e a transformação desse conceito com o passar do tempo, até tornar-se uma palavra símbolo dos movimentos zero waste (zero desperdício) ao redor do mundo.

Para a segunda quinzena do mês, o educativo traz, em 21/7, o tema Kisetsukan: O sentimento das 4 estações e explica o significado de Kisetsukan (季節感) como “senso (ou sentimento) de estação” e conta um pouco sobre a importância que a sazonalidade exerce sobre a vida do povo japonês, além de abordar sobre os costumes e hábitos ligados às quatro estações do ano. Para finalizar o mês de julho (28/7), um encontro com o tema A Artesania Japonesa: Entre a cabeça e as mãos, inspirado pela exposição Japão 47 Artesãos, que esteve em cartaz na Japan House São Paulo também em 2019, explora o conceito de a artesania na cultura japonesa, além de discutir a relação entre arte e artesanato, a importância do trabalho manual e o diálogo entre a tradição e a contemporaneidade no artesanato japonês.

Para participar das conversas, basta acessar o link disponibilizado para a atividade (abaixo). Há também a possibilidade de agendamento de conversas exclusivas, em dias e horários diferentes, para escolas, universidades, empresas e outras instituições, mediante disponibilidade. Neste caso, os interessados devem enviar um e-mail para educativo@jhsp.com.br com o nome da instituição/responsável pelo grupo, dia e horário de interesse e quantidade de pessoas.

Conversa com o Educativo 

Isto é Naoki Urasawa: A arte do mangá

Data: 7/7

Horário: 16h

Link de acesso: https://bit.ly/ConversasOnline

Mottainai: O não-desperdício e o respeito pelas coisas

Data: 14/7

Horário: 16h

Link de acesso: https://bit.ly/ConversasOnline

Kisetsukan: O sentimento das 4 estações

Data: 21/7

Horário: 16h

Link de acesso: https://bit.ly/ConversasOnline

A Artesania Japonesa: Entre a cabeça e as mãos

Data: 28/7

Horário: 16h

Link de acesso: https://bit.ly/ConversasOnline

Acompanhe a Japan House São Paulo nas redes sociais:

Site: www.japanhouse.jp/saopaulo

Instagram: @japanhousesp

Twitter: www.twitter.com/japanhousesp

Youtube: www.youtube.com/japanhousesaopaulo

Facebook: https://www.facebook.com/JapanHouseSP

Japan House São Paulo – Avenida Paulista, 52 

A sede do centro cultural segue com as atividades suspensas, em conformidade com as orientações dadas pelo Governo do Estado de São Paulo visando contribuir para a não disseminação do coronavírus (Covid-19).

Sobre a Japan House São Paulo 

A Japan House São Paulo é uma instituição dedicada a mostrar o melhor do Japão do século 21. Inaugurada em maio de 2017, foi a primeira a abrir as portas no mundo, seguida por Los Angeles (inauguração total em agosto/2018) e Londres (inaugurada em junho/2018). Desde sua abertura, o público brasileiro vem sendo convidado a ter uma experiência dos modos de viver do Japão contemporâneo. A Japan House São Paulo promove, em seus três andares, exposições, seminários, workshops e atividades que trazem ao Brasil os mais relevantes criadores e empreendedores japoneses da atualidade nas artes, no design, na moda, na gastronomia, na ciência e na tecnologia.  A instituição já recebeu mais de dois milhões de visitantes.