No ar desde junho do ano passado, a programação Dança #EmCasaComSESC segue em 2021 com espetáculos diversificados, sempre mesclando artistas, companhias e grupos consagrados no cenário brasileiro com as novas apostas. Os espetáculos acontecem às quintas-feiras, às 19h, no Instagram SESC Ao Vivo e no YouTube SESC São Paulo. Em conformidade ao anúncio do Governo de São Paulo, que reclassificou todo o estado para a fase mais restritiva da quarentena onde são permitidas apenas atividades essenciais, as transmissões do #EmCasaComSESC serão realizadas da residência ou estúdio de trabalho dos artistas, seguindo todos os protocolos de segurança.
Nesta quinta-feira (1/4), a bailarina, coreógrafa, atriz e diretora Lavinia Bizzotto apresenta o solo A Pequena Morte, direto do Rio de Janeiro (RJ). O espetáculo é inspirado no trabalho da fotógrafa norte-americana Francesca Woodman (1958-1981) e fala sobre sexualidade, falta de identidade, morte e feminilidade. Na pesquisa de movimentos e da cena, a intérprete procura retratar, por meio da dança, do teatro e das artes plásticas, processos visíveis e ocultos de transformação do sujeito feminino. Numa fusão com os retratos da fotógrafa, Lavinia experimenta esse universo na busca de um corpo que é atravessado pelo tempo, pela delicadeza e força, pela dor e sensualidade e por suas próprias memórias como artista e mulher. Durante a transmissão, a diretora e bailarina da Cia Fragmento de Dança de São Paulo, Vanessa Macedo, participa ao vivo do chat no YouTube, conversando e interagindo com o público. Classificação indicativa: 14 anos.
Nascida em Goiânia (GO), Lavinia Bizzotto é bailarina, diretora, coreógrafa, atriz e professora de dança. Possui formação em artes cênicas pelo Curso Profissionalizante de Atores da CAL- Casa de Artes de Laranjeiras (RJ) e pelo Instituto CAL de Arte e Cultura como Bacharel (RJ). Integrou como bailarina intérprete a Quasar Cia de Dança (1997 a 2007), a Cia Renato Vieira de Dança (2009 a 2015) e a Cia de Dança Márcia Milhazes (2016). Como coreógrafa e diretora, foi contemplada pelo Prêmio Funarte Caixa Carequinha de estímulo ao Circo com o projeto de Residência Artística Aérienne- Em Pleno Ar (2014) e pelo Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna com o espetáculo A Pequena Morte (2015). Como atriz, foi protagonista do longa Ensaio – O Amor Não Diz Se É Para Sempre, de Tânia Lamarca (2013). Desenvolve seu trabalho autoral como artista independente desde 2008. Ministra cursos e workshops pelo Brasil e busca se aprofundar em propostas artísticas que lhe possibilitem dar continuidade à sua pesquisa corporal e cênica, que tem como características a hibridez das linguagens entre dança e teatro e questões autobiográficas e do feminino.
#EmCasaComSESC | A série #EmCasaComSESC teve início em abril de 2020, com um conjunto de transmissões ao vivo das linguagens de Música, Teatro, Dança, Crianças e Esporte que somaram 13,5 milhões de visualizações, até dezembro do ano passado, no total de 434 espetáculos. Para conferir ou revisitar o acervo completo disponível, acesse youtube.com/SESCsp.