A origem da Terra é, talvez, uma das histórias mais intrigantes de nossa existência. Teorias e novas descobertas são detalhas e estudas até hoje num processo contínuo do desenvolvimento científico. A primeira evidência científica relacionada a esses mistérios da existência foi descoberta nos anos 1920, quando Edwin Hubble começou a fazer observações com um telescópio no Monte Wilson, na Califórnia. E para nos ajudar a compreender muitas questões como ‘ de onde viemos?’, ‘Por que estamos neste planeta’ e ‘por que nosso corpo é tão complexo?’, o jornalista Graham Lawton, da revista britânica New Scientist, escreveu A Origem de (Quase) Todas as Coisas, lançado no Brasil pela Editora Seoman.
Com introdução de Stephen Hawking, considerado um dos mais renomados cientistas do século XX – texto este que foi um dos últimos a escrever em vida –, o livro traz de forma prática (descomplicada e divertida) respostas para muitas de nossas indagações sobre ciência em geral. Com infográficos detalhados, coloridos e muito inteligentes, a obra desvenda diversos enigmas sobre a vida, astronomia, física e até predisposições biológicas sobre a escolha de nossa orientação política.
Para isso, o chefe de redação da New Scientist divide as perguntas (e o detalhamento das respostas) em capítulos sobre Universo, Civilização, Vida, Conhecimento e Invenções. O livro conta casos curiosos como, por exemplo, se chegássemos muito perto de um buraco negro, seríamos sugados como um macarrão, ou que a invenção da roda foi menos importante para a civilização que o aparecimento da mochila.
E ainda: Como tudo começou? Por que as estrelas brilham? Do que é feito o Universo? Qual tamanho da Lua? Por que nosso planeta tem terras e oceanos? Como a vida complexa evoluiu? Quando começamos a ficar bêbados? Por que fazemos amizades? Essas são alguns milhares de questionamentos reunidos e respondidos nesta obra.
Segundo o autor, muitas das histórias contadas no livro se alteraram e se desdobraram enquanto ele estava sendo elaborado, à medida que novas descobertas vinham à tona. “É essa a inquieta beleza da ciência”, diz ele. Trata-se de uma obra diferente, por tratar de temas complexos de maneira fácil, mas não simplista – pelo contrário. Seu projeto gráfico também faz jus ao objetivo de tentar esmiuçar nossas maiores inquietações, com uma cara de revista contemporânea. Por isso, é um livro voltado tanto para interessados e estudiosos da ciência, como para curiosos de todas as áreas e indicado para todas as idades. “Este livro apresenta a história singular do passado, do presente e do futuro do nosso Universo. Como ficará claro, muitos mistérios profundos permanecem sem solução. Ainda assim, estamos cada vez chegando mais perto de responder a perguntas tão antigas quanto a civilização: De onde viemos? E será que somos os únicos seres do Universo capazes de fazer essas perguntas? ”, diz Stephen Hawking, na introdução.
Sobre o autor | Graham Lawton obteve graduação em Bioquímica e mestrado em Comunicação Pública da Ciência no Imperial College de Londres (Inglaterra) antes de se unir à New Scientist, na qual passou quase todo o século XXI; primeiro como redator, depois como chefe de redação. Indicado pela Association of British Science Writers, seu trabalho como redator e editor recebeu vários prêmios. Este é seu primeiro livro.
A revista NewScientist conseguiu, desde 1956, prestígio internacional por explorar e desvendar o progresso e as descobertas mais recentes da ciência e da tecnologia, colocando-os em contexto e abordando o que significam para o futuro. A cada semana, por meio de uma variedade de canais diferentes, entre eles, mídia impressa, mídia on-line, mídia social e outros mais, a NewScientist alcança, pelo mundo afora, mais de 5 milhões de leitores fiéis.
Serviço:
Livro A Origem de (Quase) Todas as Coisas
Autor: Graham Lawton e revista NewScientist
Editora: Seoman
Páginas: 256
Preço: R$69,90
Versão e-book: R$48,90.