O Museu de Arte Contemporânea de Campinas “José Pancetti” recebe a partir de 5 de novembro a exposição Sem Ar Te, Sufoca. Trata-se da primeira exposição de arte pós pandemia, depois de um longo período sem eventos culturais em Campinas, com duas exposições individuais simultâneas dos artistas Vanderlei Zalochi e Marcio Rodrigues.
Serão mais de 80 obras inéditas expostas. O oportuno tema reflete a realidade que vivemos hoje, que também sufoca o lado cultural da população. A curadoria estará a cargo de Jorge Coli e Gilson Barreto, cujas críticas sobre o evento estão abaixo.
“As obras de Zalochi e de Márcio Rodrigues presentes nesta exposição têm pontos de semelhança: formato, tamanho, técnica. Possuem também certo modo de desfazer e reconstruir plasticamente o mundo, com alguns elementos constantes, persistentes: as inscrições de Zalochi e as bicicletas e os vultos humanos de Márcio Rodrigues.
Mas o espírito desses artistas é bem diferente. Zalochi trabalha com os contrastes das cores fortes, muitos vermelhos, amarelos, negros. É um mistério intenso que brota ali e nos convida a olhar. Márcio Rodrigues tem o mistério suave. Suas texturas arenosas, seus tons meditativos e claros seduzem, esperando que o espectador se infiltre ali em devaneio.
Ambos fazem uma arte humanista. A vida, nas obras de Zalochi, é mais vibrante, mais ardente, mais ansiosa, talvez. Márcio Rodrigues traz em suas telas uma paz melancólica na calma das formas, nas claras harmonias, na tranquilidade dos grupos que se unem.
O próprio dos bons artistas é criar seus mundos e compartilhá-los conosco. Zalochi e Márcio Rodrigues instauram o que eu chamaria de paisagens espirituais, no sentido mais elevado do termo. Transfiguram os signos visíveis, oferecendo-os enquanto mistérios – não para serem desvendados racionalmente, mas para irradiarem naquilo que sentimos como íntimo e como indizível. Uma grande, bela, exposição desses dois grandes pintores”. (Jorge Coli, curador)
“Esta exposição com séries inéditas reúne grandes mestres da pintura de campinas no MACC: Zalochi e Marcio Rodrigues. Zalochi orquestra elementos diversos em um mundo de cores fortes. Obtém um efeito tridimensional com volume generoso de tinta transformando o plano da tela. Esse efeito pode ser observado em vários detalhes de seus quadros e confere harmonia ao conjunto. Ou se desejar encontrar um novo sentido, venha descobrir.
Márcio Rodrigues reinventa a história da vida nas suas pinceladas. A bicicleta, elemento sempre presente, é uma alusão ao viver, que necessita de impulso e equilíbrio. A série traz uma força iconográfica e pictórica. Mensagens estão presentes e farão o observador refletir e se emocionar diante das telas.
Após longos dias difíceis, a arte volta com toda a sua energia, trazendo leveza à alma. Séries inéditas que merecem apreciação. Um presente para a cidade de campinas, uma exposição memorável.” (Gilson Barreto, curador)
Serviço:
Abertura: 5 de novembro de 2021 (sexta feira)
Horário: a partir das 9 horas (não haverá vernissage por questões sanitárias impostas pela Prefeitura)
Local: MACC – Museu de Arte Contemporânea de Campinas “José Pancetti”: Rua Benjamin Constant, 1633 – Campinas/SP.