O maestro João Carlos Martins – que tem sua trajetória contada na exposição João Carlos Martins: 80 Anos de Música, no Centro Cultural Fiesp – dá sequência à Temporada 2021 da Bachiana Filarmônica Sesi-SP em concerto gratuito no Teatro Liberdade, em 20 e 21 de agosto, às 20h, com a participação dos solistas Anna Akisue, Karen Stephanie e Jonny França. Patrocinado pelo Banco Honda por meio dos mecanismos da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério do Turismo, o concerto será também transmitido online no dia 21 de agosto no YouTube, Instagram e Facebook do maestro e nos canais Honda Automóveis e Honda Motos Brasil, no YouTube, e no Facebook Banco Honda.
A noite se inicia com o primeiro movimento da Sinfonia nº 40, Molto Allegro, composta em 1788 por Wolfgang Amadeus Mozart e segue com uma das composições mais populares e mais conhecidas do repertório da Música Erudita Europeia, Sinfonia nº 5, ou a Sinfonia do Destino, de L. V. Beethoven, em seu primeiro movimento, Allegro con brio.
Para a Melodia Sentimental de Heitor Villa-Lobos, peça integrante da obra A Floresta do Amazonas, composta nos anos 1950 para o filme Green Mansions, de Mel Ferrer, com poema de Dora Vasconcellos, Martins convida a solista Karen Stephanie, que permanece no palco para interpretar Con te partiro, de F. Satori, considerada sua canção assinatura e conhecida no Brasil como tema da novela Torre de Babel.
O tenor Jonny França se une à Bachiana e a Karen Stephanie para reeditar o dueto de Celine Dion e Andrea Bocelli em The Prayer, canção de David Foster, Carole Bayer Sager, Alberto Testa e Tony Renis, parte da trilha sonora do longa A Espada Mágica – A Lenda de Camelot, premiada com o Golden Globe de Melhor Canção Original.
Anna Akisue assume os solos em Hallelujah, de Leonard Cohen, incluída em programas de televisão e trilhas sonoras de filmes como Shrek, e em My Heart Will Go On, canção composta por James Horner, com letra de Will Jennings, tema do filme Titanic na versão de 1997.
Martins assume o piano no encerramento do concerto, executando dois temas clássicos do cinema: Cinema Paradiso, de Ennio Morricone, proficiente compositor de quase 500 trilhas sonoras, e em uma das mais conhecidas composições de Astor Piazzolla, Libertango, um “tango nuevo”, estilo criado pelo próprio Piazzolla.
Bachiana Filarmônica SESI SP – Temporada 2021
Regência: João Carlos Martins
Solistas: Anna Akisue / Karen Stephanie / Jonny França
Teatro Liberdade
20 e 21/8/2021, às 20h
Live – 21/8, às 20h
PROGRAMA
W. A. Mozart
Sinfonia nº 40
Molto Allegro
L. V. Beethoven
Sinfonia nº 5
Allegro con brio
H. Villa-Lobos
Melodia Sentimental
Solista: Karen Stephanie
F. Satori
Con te partiro
Solista: Karen Stephanie
D. Foster
The Prayer
Solistas: Karen Stephanie / Jonny França
L. Cohen
Hallelujah
Solista: Anna Akisue
J. Horner
My Heart Will Go On (Titanic)
Solista: Anna Akisue
João Carlos Martins ao piano:
E. Morricone
Cinema Paradiso
A. Piazzolla
Libertango
Serviço:
Teatro Liberdade
Rua São Joaquim, 129 – Liberdade, São Paulo/SP
Telefone: (11) 3277-6961
Data: 20 e 21/8, às 20h
Live: 21/8, às 20h:
https://www.facebook.com/maestrojoaocarlosmartins
https://www.facebook.com/bancohondaoficial
https://www.youtube.com/JoaoCarlosMartinsOficial
https://www.youtube.com/user/hondabr
https://www.youtube.com/user/motohondabrasil
https://www.instagram.com/maestrojoaocarlosmartins/
Duração: aprox. 80 minutos
Classificação etária: Livre – menores de 15 anos de idade deverão estar acompanhados dos pais ou responsáveis legais.
O concerto contará com intérprete de libras e serviço de áudio descrição, disponível ao público.
Ingressos gratuitos
Bilheteria do Teatro: de terça a sábado, das 13h às 21h | Domingos e feriados das 12h às 16h
Pela internet: https://www.eventim.com.br/artist/maestrojcmartins/.
O Teatro Liberdade segue todos os protocolos instituídos pelo Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde: capacidade reduzida, distanciamento entre os assentos e uso de máscara durante a permanência no teatro.