Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

‘Municipal Circula’ leva programação dos Corpos Artísticos às periferias de São Paulo

São Paulo, por Kleber Patricio

Foto: Gabryelle Pereira da Silva.

O Municipal Circula é um projeto que democratiza a programação de um dos espaços de cultura mais tradicionais do país, levando a programação do Theatro Municipal para toda cidade de São Paulo. Reunindo extensa atividade gratuita, o projeto leva os Corpos Artísticos para se apresentarem em bairros periféricos de São Paulo, em uma atividade criada a partir da articulação de parcerias com subprefeituras e equipamentos culturais locais de diversas regiões paulistanas. Em 2023, a programação, que vai de abril até novembro, conta com apresentações da Orquestra Sinfônica, Orquestra Experimental de Repertório, Balé da Cidade, Coro Lírico Municipal, Coral Paulistano e Quarteto de Cordas nas quatro regiões do país.

Neste ano, a primeira apresentação acontece em abril. A Orquestra Experimental de Repertório, sob regência de Guilherme Rocha, fará uma atividade no CEU Parque Veredas, no bairro do Itaim Paulista. Ainda na Zona Leste, o Balé da Cidade fará apresentação no CEU Inácio Monteiro, no bairro Cidade Tiradentes.

No segundo semestre, a Zona Oeste receberá, em junho, o Coro Lírico Municipal na Casa de Cultura do Butantã. No mês seguinte, o Coral Paulistano fará uma apresentação no CEU Butantã – Elizabeth Gaspar Tunala, ainda no bairro da Zona Oeste.

Seguindo para o mês de agosto, o Municipal Circula chega a Zona Norte da capital paulista. A primeira ação da região será da Orquestra Sinfônica no CEU Jaçanã. No mês seguinte, o Quarteto de Cordas se apresenta na Casa de Cultura Salvador Ligabue, no bairro da Freguesia do Ó.

Por fim, o projeto se encerra com a atuação na Zona Sul de São Paulo. A primeira parada será em outubro com a Orquestra Experimental de Repertório em apresentação no CEU Casablanca, bairro de Vila das Belezas. Em sua última parada, no mês de novembro, o Balé da Cidade leva espetáculo ao Centro de Culturas Negras Mãe Sylvia de Oxalá, em Jabaquara.

Retrospectiva do projeto

Em 2022, ao todo foram oito apresentações dos Corpos Artísticos: duas do Balé da Cidade na Casa de Cultura de M’Boi Mirim, duas do Coral Paulistano no CEU Perus, duas da Orquestra Experimental de Repertório no Centro Cultural Grajaú e Centro Cultural da Juventude, uma do Quarteto de Cordas no Teatro Flávio Império e outra da Orquestra Sinfônica Municipal na Casa de Cultura Chico Science.

Além de apresentações dos Corpos Artísticos, o projeto Municipal Circula promoveu apresentações da gravação do espetáculo “Pedro e o Lobo”, da Orquestra Experimental de Repertório junto ao Giramundo, em diferentes CEUs e instituições periféricas. Ao todo, o projeto Municipal Circula totalizou 79 eventos e apresentações.

Serviço:

Abertura do projeto Municipal Circula

Orquestra Experimental de Repertório, dia 15/4

Guilherme Rocha, regência

CEU Parque Veredas, Itaim Paulista

Gratuito.

(Fonte: Theatro Municipal de SP)