O Museu Municipal ‘Antônio Reginaldo Geiss’, em Indaiatuba, promove em novembro um Workshop de Mangá com o professor Léo Tatarana. As inscrições acontecem de 19 de outubro a 3 de novembro no Casarão Pau Preto e os interessados devem ter mais de 14 anos. No total, serão quatro aulas nos dias 9, 11, 23 e 25. No ato da inscrição, é preciso doar um litro de leite.
Segundo o site da Editora JBC (www.editorajbc.com.br), referência em publicação de mangás no Brasil, os quadrinhos de origem japonesa se diferenciam dos ocidentais por se utilizar de uma representação gráfica completamente própria. Para começar, o alfabeto japonês se compõe de ideogramas que não só representam sons, mas também ideias. Assim, em um mangá, o texto em geral, mas principalmente as onomatopeias, fazem parte da arte.
A ordem de leitura dos mangás também é diferente daquela a que estamos acostumados. Um livro japonês começa pelo que seria o fim de uma publicação ocidental. Além disso, o texto é disposto da direita para a esquerda.
Vagas | Serão oferecidas 20 vagas e para se inscrever é preciso levar RG, CPF e comprovante de residência em Indaiatuba. Se o interessado for menor de idade, será preciso apresentar os documentos de seu responsável legal. O Workshop em Mangá será dividido em quatro aulas, que acontecem na Tulha do Casarão Pau Preto.
Desenhista e professor de desenho há mais de 16 anos, Léo Tatarana é reconhecido pela versatilidade nos estilos e técnicas utilizadas. Cursou História em Quadrinhos no Ateliê Wilma Schroeder, onde também lecionou por mais de três anos. Fez atividades voluntárias em vários projetos em Indaiatuba, todos relacionados ao desenho, por meio de oficinas e concursos culturais.
Já participou de diversos projetos junto a parceiros, com trabalhos direcionados a arte editorial, ilustrações, aulas, oficinas e workshops. Suas participações mais recentes foram nas histórias em quadrinhos Mapinguari, de Rodrigo Otäguro, e Ralf, de Eduardo Ramos Silvério, dois artistas de Indaiatuba. “Para participar dos workshops não é preciso experiência, mas é importante que o interessado conheça o mangá, porque não falaremos sobre a técnica, mas iremos utilizá-la como uma ferramenta para os workshops”, ressalta o professor. “Não precisa ter habilidade de desenho, mas gostar da leitura, assistir animes e ter vontade de aprender sobre as técnicas”.
O Museu Municipal ‘Antônio Reginaldo Geiss’ e o Casarão Pau Preto ficam na Rua Pedro Gonçalves, 477, no Centro, e funcionam de terça a sábado, das 9h às 17h e, aos domingos e feriados, das 9h às 12h. Às segundas-feiras, o espaço é fechado para manutenção. Mais informações pelo telefone (19) 3875-8383.
PROGRAMAÇÃO
Workshop 1
Melhoria do Traço, Comportamento, Postura, Movimento e Narrativa
Data: 9 de novembro
Horário: 14h às 18h
Local: Tulha do Casarão
Workshop 2
Arte Final e Nanquim Aguado
Data: 11 de novembro
Horário: 14h às 18h
Local: Tulha do Casarão
Workshop 3
Colorindo seus Personagens: Cores Tradicionais e Mistas
Data: 23 de novembro
Horário: 14h às 18h
Local: Tulha do Casarão
Workshop 4
Arte Final e Cores Digitais
Data: 25 de novembro
Horário: 14h às 18h
Local: Tulha do Casarão
(Fonte: Assessoria de imprensa/Prefeitura de Indaiatuba)