Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Museu da Casa Brasileira apresenta concerto ‘Tia Amélia para Sempre’ com Hercules Gomes

São Paulo, por Kleber Patricio

Foto: divulgação.

No dia 12 de fevereiro, domingo, às 11h, o projeto Música no MCB, do Museu da Casa Brasileira apresenta, em parceria com Jeanne de Castro Produções e o Programa de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, o concerto “Tia Amélia para Sempre” com o pianista Hercules Gomes. Na programação estarão composições da pianista Amélia Brandão (1897-1983) e durante o concerto o músico contará histórias da vida de Tia Amélia.

Tia Amélia foi uma figura querida e obteve respeito musical de todos os grandes da época como Pixinguinha, Radamés Gnattali, Vinicius de Moraes e Ary Barroso, entre outros. Em 1959 seu LP instrumental “Velhas Estampas” foi um dos mais vendidos no Rio de Janeiro e recebeu indicação para o prêmio de melhor disco instrumental, perdendo para o amigo Jacob do Bandolim. Por conta de seu programa na TV, era admirada por muitos que se formaram ouvindo-a tocar e que anos mais tarde iriam se consagrar na música, como Paulinho da Viola, Egberto Gismonti, Julio Medaglia, Gilson Peranzzetta, maestro Marco Aurélio Xavier, Arthur Moreira Lima, além de Hermínio Bello de Carvalho e Ruy Castro. Ela marcou a música instrumental brasileira, especialmente, no piano interpretando Choros e Valsas.

O grupo de apoio de Hercules é formado por: Gian Correa (violão), Henrique Araújo (cavaquinho/bandolim) e Alfredo Castro e Rafael Toledo (percussão).

Confira o repertório:

1 – Saracoteando – Amélia Brandão

2 – Meu Poeta – Amélia Brandão

3 – Paulistano – Amélia Brandão

4 – Saudades Suas – Amélia Brandão

5 – Estudo de Choro em Moto-Contínuo nº1 – Hercules Gomes

6 – Estudo de Choro em Moto-Contínuo nº2 – Hercules Gomes

7 – Estudo de Choro em Moto-Contínuo nº3 – Hercules Gomes

8 – Jaboatão – Amélia Brandão

9 – Bordões ao Luar – Amélia Brandão

10 – Cuíca no Choro – Amélia Brandão

11 – Seresteiro – Amélia Brandão

12 – No Passo – Amélia Brandão

13 – Chuvisco – Amélia Brandão

14 – Garanhuma – Amélia Brandão.

Serviço:

Concerto ‘Tia Amélia para Sempre’, com Hercules Gomes

Data: 12 de fevereiro, domingo, às 11h

Entrada gratuita até às 11h

Local: terraço do Solar Fábio Prado – Museu da Casa Brasileira

Av. Brig. Faria Lima, 2.705 – Jardim Paulistano – São Paulo – SP

Próximo à estação Faria Lima da Linha Amarela do Metrô

Entrada: R$20,00 | Meia-entrada: R$10,00

Realização: PROAC, Jeanne de Castro Produções e MCB.

Sobre Hercules Gomes

Considerado um dos mais representativos pianistas brasileiros da atualidade, Hercules Gomes se destaca pelas fortes influências de ritmos brasileiros, jazz e da música erudita presentes em seu estilo. Natural de Vitória (ES) e radicado em São Paulo, Hercules é bacharel em música pela Unicamp. Já se apresentou em alguns dos mais importantes festivais de música no Brasil e no exterior, como o Festival Piano (Buenos Aires, Argentina); o Festival Internacional Jazz Plaza (Havana, Cuba); o Brazilian Music Institute (Miami, EUA); o Festival de Inverno de Campos do Jordão (São Paulo, Brasil); e o Savassi Festival (Belo Horizonte, Brasil). No Brasil foi vencedor do 11º Prêmio Nabor Pires de Camargo, do I Prêmio Mimo Instrumental e do Prêmio Cidadão SP na categoria cultura em 2020. Como solista já atuou com orquestras como a Jerusalem Symphony Orchestra, Osusp, Orquestra Jovem Tom Jobim e Orquestra Filarmônica de Montevideo (Uruguai). Em 2015, participou do projeto Gravação dos Concertos Cariocas de Radamés Gnattali, no qual interpretou o Concerto Carioca nº 2 com a Orquestra Sinfônica de Campinas. Lançou quatro CDs: “Pianismo” (2013), “No tempo da Chiquinha” (2018), “Tia Amélia para Sempre” (2020) e “Sarau Tupinambá” (2022). Em 2021, realizou a webserie “Primórdios do Piano no Brasil”, primeiro episódio com 11 mil visualizações. Seu recital solo fez parte da programação da Osesp na Sala São Paulo e do Festival de Campos do Jordão em 2021.

Sobre o MCB

O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, administrada pela Fundação Padre Anchieta, dedica-se, há 52 anos, à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda que possui também atividades do serviço educativo, debates, palestras e publicações contextualizando a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país realizada desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país.

(Fonte: Museu da Casa Brasileira)