Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Museu do Ipiranga e Wikipédia realizam segunda maratona de edição para difusão digital do acervo

São Paulo, por Kleber Patricio

Fachada do Museu do Ipiranga. Foto: Helio Nobre.

No dia 17 de abril, sexta-feira, a partir das 10h, o Museu do Ipiranga e o Wiki Movimento Brasil (WMB) fazem a segunda maratona de edição de artigos sobre o acervo da instituição, desta vez com o tema Os Indígenas no Museu. Serão editados artigos na plataforma Wiki sobre obras que retratem indígenas no acervo do museu, propondo uma reflexão sobre as representações dos povos indígenas na construção da história brasileira. A pauta dialoga, ainda, com a data instituída nacionalmente para voltarmo-nos às questões indígenas, que é o dia 19 de abril – o Dia do Índio. Durante o evento, membros do WMB farão uma palestra sobre como e porquê editar a Wikipédia nessa temática; em seguida, cada participante edita os verbetes à sua escolha, contando com o plantão da mesma equipe para tirar dúvidas. A primeira maratona de edição foi realizada no dia 27 de março, com o tema Mulher, Arte e História.

Os eventos fazem parte de um plano mais amplo do Museu do Ipiranga de aumentar sua presença no meio digital, em que a Wikipédia é tida como um espaço fundamental. A expectativa é de que dezenas de milhões de pessoas tenham acesso a imagens e textos relacionados ao acervo do Museu durante todo o ano por meio da parceria realizada com o Wiki Movimento Brasil a partir de práticas de difusão digital colaborativas. Nesse contexto, a instituição está não só aderindo a práticas de disponibilização de conteúdo, mas, também, de conhecimento aberto e licenças livres. “Estamos nos preparando para atender às demandas do novo Museu do Ipiranga”, diz Solange Ferraz de Lima, diretora do museu. “O compromisso com a pesquisa e o ensino é a base para difundir amplamente o conhecimento gerado a partir dos acervos. Se as exposições permitirão o contato presencial e sensorial com o magnífico espaço do Museu e suas coleções, a atuação digital desempenhará outra função – prolongar e aprofundar a relação do público com os conteúdos.”

Diversas instituições culturais ao redor do globo realizaram projetos similares em parceria com a Wikimedia, em iniciativas conhecidas como GLAM-Wiki – sigla para Galleries, Libraries, Archives, and Museums (galerias, bibliotecas, arquivos e museus), acompanhada do sufixo wiki, que identifica o conjunto de projetos digitais colaborativos e livres sob a guarda da Fundação Wikimedia. Junto ao Museu do Ipiranga, a atuação Wiki virou um caso de sucesso global, tanto em relação aos produtos a serem desenvolvidos quanto às tecnologias implementadas no processo. Com isso, a instituição brasileira é líder num movimento internacional ao qual se unem museus, bibliotecas e arquivos de vários países, especialmente na Europa e na América do Norte. Conheça o GLAM do Museu do Ipiranga na Wikipédia aqui.

O Wikiconcurso Novo Museu do Ipiranga, que ocorre de 15 de março a 15 de junho, marca o lançamento da iniciativa. Participantes concorrem a prêmios ao colaborar com conteúdos relacionados ao Museu e seu acervo na Wikipédia. Em 2019, imagens de obras no acervo da instituição foram vistas 32,2 milhões de vezes nos projetos Wikimedia, especialmente a Wikipédia. Artigos na enciclopédia eletrônica em português sobre temas relacionados ao Museu foram vistos, no mesmo período, 14 milhões de vezes. A expectativa é que as melhorias realizadas nos conteúdos em questão atinjam dezenas de milhões de leitores.

Também faz parte da parceria a realização de quatro maratonas de edição na Wikipédia – conhecidas como “editatonas” – eventos abertos em que interessados aprendem como editar na enciclopédia eletrônica e fazem suas primeiras contribuições acompanhados por editores experientes. O primeiro deles, realizado de forma online no dia 27 de março, teve como tema Mulher, Arte e História e propôs melhorar o conteúdo sobre mulheres no acervo do Museu do Ipiranga no contexto do Mês da Mulher. As demais editatonas se dedicarão à São Paulo Fotográfica e As Independências do Brasil, com data ainda a ser definida.

Haverá, ainda, quatro seminários técnicos voltados a desenvolver colaborativamente a infraestrutura necessária para a difusão digital livre do museu, em especial de seu acervo. Inovações esperadas incluem jogos para completar informações sobre obras no museu e aplicativos para construir livros automáticos a partir do acervo. “A Wikipédia é um meio digital de impacto global e a participação sistemática do Museu do Ipiranga garante a melhoria real da cultura histórica e científica no Brasil e sobre o Brasil”, comenta João Alexandre Peschanski, presidente do Wiki Movimento Brasil. “As contribuições do Museu do Ipiranga não são apenas transferência de imagens e mídias de objetos de seu acervo; o Museu do Ipiranga atua como um curador digital nessa rede de conhecimentos”, conclui.

Em um projeto piloto desenvolvido entre 2017 e 2018, o Museu do Ipiranga e o Wiki Movimento Brasil disponibilizaram 23 mil imagens de obras do museu no repositório de mídias da Wikipédia. Nesse contexto, 130 artigos foram criados na Wikipédia e 1.421 foram melhorados. A expectativa é de que se cheguem a 30 mil imagens acessíveis livremente em 2020. O quadro mais importante no acervo, Independência ou Morte, de Pedro Américo, foi a peça mais vista na iniciativa GLAM-Wiki do Museu, com 1,1 milhão de visualizações até dezembro de 2019.

Em dezembro de 2016, havia 14.533 bytes de conteúdo sobre o Museu do Ipiranga na Wikipédia. Em dezembro de 2019, o valor havia subido para 87.907 bytes, distribuídos em 106 páginas. A expectativa do Wiki Movimento Brasil é de, no mínimo, duplicar o valor após as ações previstas para este ano, com uma produção de conteúdo sustentada pelo desenvolvimento de produtos tecnológicos e por atividades intensivas de mobilização comunitária e educacional.

A iniciativa é uma atividade do Wiki Movimento Brasil e da equipe do Museu do Ipiranga, com parceria da Fundação Banco do Brasil e realização da Universidade de São Paulo e da Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo (FUSP). O Wiki Movimento Brasil é uma organização que reúne editores da Wikipédia no Brasil, afiliada da Fundação Wikimedia. A Iniciativa Wikipédia do Novo Museu do Ipiranga integra o conjunto de programas e atividades em vista à reabertura do edifício-monumento do Museu, em 2022.

AGENDA DE EVENTOS

Wikiconcurso Novo Museu do Ipiranga

de 15 de março a 15 de junho

Trata-se de uma competição na Wikipédia em português com o intuito de melhorar conteúdo relacionado ao Museu do Ipiranga na enciclopédia eletrônica, incluindo vários prêmios para quem editar mais artigos e com mais qualidade. Mais informações: http://w.wiki/Hct.

Maratonas de edição

1 – Mulher, Arte e História

27 de março, das 10h às 16h, online. O objetivo é melhorar o conteúdo sobre mulheres no acervo do Museu do Ipiranga, no contexto do Mês da Mulher. Mais informações: http://w.wiki/Hfp.

2 – Os Indígenas no Museu

17 de abril, das 10h às 16h, online. O evento pretende desenvolver conteúdos na Wikipédia sobre a presença de representações de indígenas no acervo do Museu do Ipiranga. Mais informações: http://w.wiki/HgS.

3 – São Paulo Fotográfica

Nessa maratona de edição, serão trabalhadas na Wikipédia obras que retratam a cidade de São Paulo. Data e local a confirmar. Mais informações: http://w.wiki/HgW.

4 – As independências do Brasil

Essa editatona pretende contribuir com conteúdos sobre as várias perspectivas da formação nacional brasileira. Mais informações: http://w.wiki/HgV.

Treinamentos técnicos

1 – Referências bibliográficas estruturadas

4 de abril, online. Nesse dia, oferece-se um treinamento sobre tecnologias de inserção de referências bibliográficas em bases de dados estruturadas, com o objetivo de organizar digitalmente o acervo recente do periódico Anais do Museu do Ipiranga. Mais informações: http://w.wiki/HfB.

2 – LUA (linguagem de programação)

O propósito é apresentar a ecologia tecnológica da Wikipédia e outros projetos wiki e desenvolver colaborativamente a infraestrutura técnica da difusão digital do Museu do Ipiranga. Data e local a confirmar. Mais informações: http://w.wiki/FWA.

3 – Alfabetização de dados

O seminário técnico busca desenvolver uma plataforma para a conscientização sobre dados abertos e organização das informações, voltada especificamente para educadores. Data e local a confirmar. Mais informações: http://w.wiki/Hg8.

4 – Marcações de posicionamento digital

Nesse evento, pretende-se apresentar o desenvolvimento de um aplicativo para a identificação automatizada da localização de objetos em imagens. Data e local a confirmar.

Mais informações: http://w.wiki/Hg9.