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Nona edição do Festival de Música Erudita do Espírito Santo aborda negação do sofrimento e morte

Indaiatuba, por Kleber Patricio

Foto: Steve Buissinne/Pixabay.

Entre os dias 5 e 27 de novembro, a cidade de Vitória abrigará a 9ª edição do Festival de Música Erudita do Espírito Santo, sob a direção geral de Tarcísio Santório e Natércia Lopes.

As atividades acontecerão de forma híbrida. Serão apresentados oito concertos de câmara gratuitos com público presencial, sendo quatro deles transmitidos ao vivo pela internet, assim como as duas conversas que serão realizadas por artistas e pesquisadores convidados sobre temas ligados à programação do Festival.

Segue à frente da curadoria a encenadora Livia Sabag, que apresenta a programação de 2021 como um desdobramento da edição do ano passado, na qual o Festival percorreu os limites das fronteiras físicas e simbólicas dos tempos atuais. “A pandemia continua tornando cada vez mais evidentes as grandes desigualdades existentes entre as pessoas. Não só contrastes socioeconômicos, mas também abismos nas relações interpessoais. O choque dos primeiros momentos da pandemia tem, gradualmente, cedido lugar à banalização e mesmo à negação do sofrimento e da morte”, afirma a curadora.

A partir da necessidade de abordar essas questões, Livia propõe um olhar sobre a complexa dinâmica humana que surge entre pulsões de vida e de morte por meio de uma programação que gira em torno do eixo temático amor e morte, circundado por outros temas relacionados, como crueldade e compaixão, guerra e paz.

Imagens de Victor Braga ilustram a programação da edição do festival deste ano.

Dentre os destaques do repertório, formado por obras compostas entre o final do século XIX e começo do século XXI, estão a Sinfonia nº 14 do compositor russo Dmitri Shostakovitch, criada como um diálogo artístico com o ciclo Canções e Danças da Morte, para piano e voz, do também russo Modest Mussorgsky.

Destacam-se também o quinteto para piano e cordas Canto de Amor e de Morte, do compositor português Fernando Lopes-Graça; o Quarteto para o Fim dos Tempos, do francês Olivier Messiaen, uma das mais importantes obras de câmara do Século XX; o quarteto Terra Memoria, da compositora finlandesa Kaija Saariaho; o duo de flauta e contrabaixo Valsas do Velho Testamento, da compositora egípcia Nahla Mattar e o concerto para orquestra de cordas Canto de Amor e Paz, do compositor brasileiro Cláudio Santoro.

Além desses compositores, a nona edição apresentará composições de Sergei Rachmaninoff (Rússia), Clotilde Rosa e Joly Braga Santos (Portugal), Kilza Setti, Esther Scliar e Nathália Fragoso (Brasil), Henri Duparc, Maurice Ravel e François Poulenc (França), Dorothee Eberhardt-Lutz (Alemanha), Florence Price e Frederic Rzewski (Estados Unidos).

Para a execução destas obras, foram convidados renomados artistas e conjuntos brasileiros, como as sopranos Eliane Coelho e Ludmilla Bauerfeldt, o baixo-barítono Sávio Sperandio, os pianistas Gustavo Carvalho, Célia Ottoni, Aleyson Scopel, Fabio Bezuti e Willian Lizardo, a violinista Gabriela Queiroz, o clarinetista Cristiano Costa, o violoncelista Jonathan Azevedo, a flautista Rúbia de Moraes, o contrabaixista Felipe Medeiros, os maestros Gabriel Rhein-Schirato e Helder Trefzger, os quartetos Bratya e Camburi e a Orquestra Camerata SESI.

Além de reger o concerto de abertura, o maestro Gabriel Rhein-Schirato integra, como consultor musical, a equipe de artistas colaboradores do Festival, ao lado da musicóloga Guilhermina Lopes, assistente de curadoria e pesquisadora convidada desta edição.

Os concertos transmitidos ao vivo terão, mais uma vez, a direção de fotografia da cineasta Úrsula Dart. Seguindo a sua tradição anual, o Festival homenageará, nesta edição, a soprano Eliane Coelho e a pianista capixaba Célia Ottoni.

A realização do evento é da Cia de Ópera do Espírito Santo (COES), da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio Master da ArcelorMittal, patrocínio do Banestes; parceria do SESI e FINDES; apoio do Hotel Ilha do Boi e apoio institucional do Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da FAMES, OSES, Funcultura e da Secretaria de Estado da Cultura.

PROGRAMAÇÃO*

5 de novembro, às 20h

(presencial e online)

ABERTURA OFICIAL DO FESTIVAL – HOMENAGENS

CONCERTO DE ABERTURA

Orquestra Camerata SESI

Gabriel Rhein-Schirato, regência

Eliane Coelho, soprano

Sávio Sperandio, baixo-barítono

Dmitri Shostakovitch (1906-1975)

Sinfonia n. 14 Op. 135

6 de novembro, às 20h

(presencial)

CANTO E PIANO

Eliane Coelho, soprano

Gustavo Carvalho, piano

Sergei Rachmaninoff (1873-1943)

Ti pomnish’ li vecher (Você se lembra da noite?)

Fontan Op. 26 n. 11 (Fonte)

Burya Op. 34 n. 3 (Tempestade)

Ostrovok Op. 14 n. 2 (Ilhota)

Vesennie vodi Op. 14 n. 11 (Águas de primavera)

Ne poi krasavitsa Op. 4 n. 4 (Não cante, oh bela, na minha frente)

Ne ver mne, drug Op. 14 n. 7 (Não acredite em mim, amiga)

Modest Mussorgsky (1839-1881)

Canções e Danças da Morte

Kolybel’naya (Canção de ninar)

Serenada (Serenata)

Trepak (Dança tradicional russa)

Polkovodets (Marechal de campo)

12 de novembro, às 20h

(presencial e online)

CANTO E PIANO

Ludmila Bauerfeldt, soprano

Fábio Bezuti, piano

Willian Lizardo, piano (participação especial)

Henri Duparc (1848-1933)

L’invitation au voyage

Au pays où se fait la guerre

Fernando Lopes-Graça (1906-1994)

O menino de sua mãe

Henri Duparc (1848-1933)

Phidylé

Fernando Lopes-Graça (1906-1994)

Onde me levas, rio que cantei

Henri Duparc (1848-1933)

Chanson triste

Maurice Ravel (1875-1937)

– Ma mère l’oye

Le jardin féerique

Pavane de la belle au bois dormant

– Trois chansons

Nicolette

Trois beaux oiseaux du Paradis

Rondelay

Francis Poulenc (1899-1963)

Priez pour paix

13 de novembro, às 20h

(presencial)

TRIO, QUARTETO E QUINTETO

Quarteto Bratya, cordas

Célia Ottoni, piano

Clotilde Rosa (1930-1917)

Trio de Cordas

Esther Scliar (1926-1978)

Movimento de Quarteto

Fernando Lopes-Graça (1906-1994)

Canto de Amor e de Morte (quinteto)

19 de novembro, às 20h

(presencial e online)

QUARTETO

Aleyson Scopel, piano

Cristiano Costa, clarinete

Gabriela Queiroz, violino

Jonathan Azevedo, violoncelo

Olivier Messiaen (1908-1992)

Quatuor pour la fin du temps

20 de novembro, às 20h

(presencial)

QUARTETO

Quarteto Camburi

Florence Price (1887-1953)

Quarteto nº 2

Kaija Saariaho (1952)

Terra Memoria

26 de novembro, às 20h

(presencial)

SOLOS E DUOS

Rúbia de Moraes, flauta

Felipe Medeiros, contrabaixo

Nahla Mattar (1971)

Waltzes from Old Testament, Op. 17/1 (flauta e contrabaixo)

Frederic Rzewski (1938-2021)

Mollitude (solo flauta)

Nathalia Fragoso (1985)

Não há (solo contrabaixo)

Dorothee Eberhardt (1952)

Zusammen (flauta e contrabaixo)

27 de novembro, às 20h

(presencial e online)

CONCERTO DE ENCERRAMENTO

Orquestra Camerata SESI

Helder Trefzger, regência

Joly Braga Santos (1924-1988)

Concerto para Orquestra de Cordas

Kilza Setti (1932)

Variações para Cordas

Claudio Santoro (1919-1989)

Canto de Amor e Paz

CONVERSAS ONLINE:

(transmitidas pelo www.youtube.com/festivaldemusica)

6 de novembro às 11h

O amor e a morte segundo Shostakovich, Mussorgsky e Rachmaninoff

20 de novembro às 11h

Mesa-redonda:

Clotilde Rosa, Joly Braga Santos e Fernando Lopes-Graça – A música portuguesa no Festival de Música Erudita do Espírito Santo

FORMAÇÃO PRESENCIAL:

II ÓPERA-CIONAL

22 a 26 de novembro

Inscrições a partir de 1/11 no site do festival

Coordenação pedagógica: Luza Carvalho

Curso de Iluminação Cênica:

Prof. Fábio Retti

22 a 25 de novembro, das 18h30 às 21h30 e 26 de novembro, das 12 às 21h

Centro Cultural SESI (Vitória-ES)

Curso de Camareira:

Profª. Luza Carvalho

22 a 25 de novembro, das 19h às 21h

Centro Cultural SESI (Vitória-ES)

*programação sujeita a alterações.

Serviço:

9º Festival de Música Erudita do Espírito Santo

Local: TEATRO SESI

Endereço: R. Tupinambás, 240 – Jardim da Penha, Vitória/ES

Ingressos: Todos os concertos são gratuitos, sendo que as apresentações dos dias 5, 12,19 e 27 também terão transmissões online diretamente do Youtube. (https://www.youtube.com/festivaldemusica)

Distribuição dos ingressos presenciais: Um dia antes do concerto, na bilheteria do teatro (sujeito à lotação).

Horário de funcionamento da bilheteria: das 12h às 19h.

Classificação indicativa: 10 anos

Capacidade reduzida para 150 lugares

Acessibilidade: Sim

Protocolo Sanitário: Será exigido o passaporte da vacina no acesso à sala de espetáculo. O espectador deverá estar completamente imunizado com no mínimo duas doses ou dose única (Jansen)

Para mais detalhes sobre o festival, acesse www.festivaldemusicaerudita.com.br.

(Fonte: Assessoria de imprensa do festival)