No próximo dia 30 de setembro, das 17h às 18h30, a Casa Museu Ema Klabin traz para a série Tramas Culturais o tema Música fora dos cânones: Heraldo do Monte. O encontro propõe refletir a trajetória e a obra do musicista pernambucano, reconhecido por sua grande contribuição para a música instrumental. O evento será ministrado pelos músicos e pesquisadores Ivan Vilela e Budi Garcia e transmitido pela plataforma Zoom. As inscrições gratuitas estão abertas no site da casa museu.
Heraldo do Monte é considerado um dos primeiros a introduzir a viola de dez cordas na música popular brasileira instrumental, além de desenvolver sua própria estética de improviso com a guitarra. Com uma trajetória extensa, o músico integrou diversos grupos; entre eles, o Quarteto Novo (1966), grupo que criou ao lado de Hermeto Pascoal, Théo de Barros (violonista) e Airto Moreira (percussionista). O grupo mesclava o jazz, baião e o forró.
Pesquisa | Durante o encontro, os músicos e pesquisadores Budi Garcia e Ivan Vilela irão evidenciar aspectos da pesquisa que resultou no livro As cordas livres de Heraldo do Monte. A publicação tem coordenação geral e direção artística de Ivan Vilela, concepção e gestão de projeto de Elisa Bracher, textos de Budi Garcia e coordenação editorial e produção de Marcela Bertelli. O livro foi lançado em 2020 pelo Instituto Çarê e editora Contraponto como título inaugural da série Brasil de Dentro, dedicado a compositores brasileiros.
A série Tramas Culturais tem apoio cultural do Governo do Estado de São Paulo por meio do ProAC ICMS da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e patrocínio da Klabin S.A.
Serviço:
Tramas Culturais
Data: 30/9, das 17h às 18h30, pela plataforma Zoom
Gratuito*
Classificação etária: Livre
95 vagas
Inscrição: https://emaklabin.org.br/tramasculturais/musica-fora-dos-canones-heraldo-do-monte.
Acesse as redes sociais:
Instagram: @emaklabin
Facebook: https://www.facebook.com/fundacaoemaklabin
Twitter: https://twitter.com/emaklabin
YouTube: https://www.youtube.com/channel/UC9FBIZFjSOlRviuz_Dy1i2w.
*Como em todos os eventos gratuitos, a Casa Museu Ema Klabin convida quem aprecia e pode contribuir para a manutenção de suas atividades a apoiar com uma doação voluntária no site.
(Fonte: Cristina Aguilera/Mídia Brazil Comunicação Integrada)