Proporcionar algo novo, com excelência e qualidade, mas que ao mesmo tempo seja autêntico e ousado, diferente do tradicional — esses são alguns dos conceitos da Orquestra Contemporânea Innovare (OCI), projeto que acaba de nascer em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, mas que espera conquistar o mundo oferecendo boa música. A OCI surge como algo inovador, leve e divertido, diferente de propostas anteriores que já existiram na região, mas que pretende unir o tradicional ao moderno, o erudito ao popular, bem como aproximar a orquestra ao seu público.
Sob regência do maestro Mathias, um jovem negro, de apenas 30 anos, autodidata, que nasceu na periferia de Santo André, a orquestra tem como missão oferecer a melhor experiência criativa, multissensorial e multimídia para que as pessoas possam sentir a música em sua plenitude. Desta forma, não terá um formato específico e também não ficará rígida apenas a música erudita, podendo ter variações e formações diferentes dependendo do tipo de apresentação. “Sempre gostei de música orquestra; porém, transitando em outras linguagens, como filmes, por exemplo. A nossa intenção é fazer o público se sentir confortável escutando aquilo que ele gosta e está familiarizado”, disse o maestro, ao reforçar que, além de adaptações a composições populares, o projeto é ousado e está aberto a grandes eventos, apresentações com artistas e escolas de samba, além de gravações para trilhas de filmes e games.
Movimento Cultural | Idealizada pela iniciativa privada, a OCI está vinculada à Associação Artística Cultural Tocando a Vida de São Bernardo (mantenedora da orquestra) e corre em paralelo com a criação de um movimento cultural d’OCI, que pretende expandir e se tornar um polo de impacto na região. O empresário Satoshi Fukuura está à frente da estruturação e profissionalização da iniciativa, que também espera contar com apoio de empresas privadas, leis de incentivo e do setor público.
Adote um Músico | Os apreciadores da boa música e os que querem conhecer melhor a Orquestra Contemporânea Innovare já tem disponível um acervo interessante no canal oficial do Youtube. O canal, aliás, tem tido uma ótima aceitação. Em apenas dois meses, já são quase 15 mil inscritos, com registro de aproximadamente 135 mil visualizações dos vídeos.
O conteúdo artístico pode ser apreciado até que os músicos possam voltar a fazer apresentações, já que ainda há restrições rigorosas por conta da pandemia da Covid-19. Vale a pena conferir.
Em decorrência dessa condição, está sendo aberta uma campanha virtual – Adote um Músico – de arrecadação de recursos que estimula a contribuição espontânea para continuidade do projeto e, principalmente, visando a valorização dos músicos. A proposta é que as pessoas participem fazendo doações de qualquer valor por meio do site benfeitoria.com/movimentoculturaldoci. Seja parte desse movimento.