O isolamento social intenso em 2020 e 2021 inspirou a criatividade dos músicos da Ensax, a única orquestra de saxofones do Brasil, que se organizaram para gravar um segundo EP independente com a participação de um dos principais artistas do país, o multi-instrumentista Roberto Sion. Batizado de AbraSion, o segundo álbum da Ensax tem todos os arranjos assinados por Sion e traz também a sua participação na faixa Tarde em Itapuã, para a qual foi produzido um clipe que foi lançado, juntamente com o álbum, no dia 16 de novembro nas plataformas digitais.
A maior parte do EP foi gravada em Curitiba, cidade sede da orquestra, e o repertório inclui clássicos da música popular brasileira como Tarde em Itapuã, de Vinícius de Moraes e Toquinho; Rosa, de Pixinguinha, Canção da Partida, de Dorival Caymmi ; Eu e a Brisa, de Johnny Alf e Todo sentimento, de Chico Buarque. “O processo foi muito bonito e intenso, o Sion trouxe um novo olhar para a Ensax. Apesar das dificuldades do isolamento social, conseguimos transformar a solidão em um catalisador de criatividade e inspiração para o novo álbum”, conta Paulo Campos, líder da Ensax.
Participaram do novo álbum da Ensax os músicos Bruno Fontes, Fran Bariviera, Alexandre Varela, Anderson Dias, Hermes Dreschsel, Marcelo Pereira e Fábio Cardoso. Todas as faixas tiveram a participação de Paulo Campos, Deco Luppi, Caetano Kraemer, Fran Bariviera, Paulo Silva, Antônio Sousa, Fred Lacerda, Bruno Wladeck, Glauco Menezes e Cinthia Oyama e contam com três mulheres instrumentistas, Shirley Granato, que comanda a sessão rítmica, Cinthia Oyama, que toca o sax-barítono, e Joana Ravaglio com o sax-alto.
Para ouvir o álbum completo da Ensax Orquestra, clique aqui.
Spotify: https://open.spotify.com/album/2rck3M4dffOTKs2pYWtyE4?si=tNvMI4OFRwOA_IoN4Gf0ow
Deezer: https://deezer.page.link/HL6sbqyLjJifTGDZ6
Youtube: https://music.youtube.com/playlist?list=OLAK5uy_nDBfpV5hR2uFd5pIz5KzCpa5iN6yMP4oc&feature=share.
(Fonte: Agência Souk)