Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Orquestra Jovem de Indaiatuba se apresenta sábado (24) no 3º Festival de Inverno

Indaiatuba, por Kleber Patricio

Foto: Felipe Gomes.

A Orquestra Jovem de Indaiatuba participa neste sábado, 24, do 3º Festival de Inverno da cidade, com um concerto que conecta gerações musicais – de Beatles a Vivaldi. A apresentação acontece gratuitamente a partir das 20h por meio de transmissão online. A direção artística e regência são do maestro Felipe Oliveira.

Por mais diferentes que sejam as características da música ao longo dos séculos, conexões entre ritmos e períodos históricos são possíveis. Com o papel de desbravar a essência deste poder de ligação, a Orquestra Jovem explora êxitos da música europeia de diferentes gerações. Entre eles está The Beatles, umas das bandas de rock inglês mais icônicas de todos os tempos, formada em 1960 por John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr.

Contudo, cerca de três séculos antes da existência da banda, existiram outros dois artistas que deixaram sua marca no meio musical e se juntam ao espetáculo: Henry Purcell (Inglaterra, 1659-1695) e Antonio Vivaldi (Itália, 1678-1741). O primeiro deles, Purcell, é um compositor do período Barroco, lembrado, principalmente, pelas obras Dido and Aeneas e The Fairy Queen.

O outro também é um expoente da música clássica, conhecido por sua espontaneidade e irreverência. Vivaldi tem uma produção musical extensa, com 500 concertos, 73 sonatas, 47 óperas e vários motetos. Em meio a este vasto repertório do italiano estão as obras L’estro armonico, As Quatro Estações e Glória.

O concerto | Com uma preparação que levou, ao todo, dois meses, o maestro Felipe Oliveira assumiu, em conjunto com a Orquestra, o compromisso de se arriscar por novos desafios musicais. O resultado, que transparece nessa apresentação, promete não decepcionar nem os mais críticos dos ouvintes e propõe uma combinação de obras diferente, em que Eleanor Rigby, dos Beatles, Rondeau de Abdelazer, de Purcell, e Alla Rustica, de Vivaldi, são executadas no mesmo palco virtual. Ao todo, serão 19 músicos, sendo 10 violinos, 3 violas clássicas, 4 cellos e 2 baixos.

Como assistir | Para prestigiar o concerto, basta se conectar na data e hora mencionadas ao link disponível aqui. A realização é da Secretaria Municipal de Cultura de Indaiatuba e da Associação Mantenedora da Orquestra de Indaiatuba (Amoji).

Sobre a Amoji | A Amoji (Associação Mantenedora da Orquestra de Indaiatuba) é responsável pela manutenção da Orquestra Sinfônica de Indaiatuba, que vem se destacando por sua intensa atuação na divulgação e popularização da música orquestral realizando anualmente mais de uma dezena de concertos gratuitos com participação de músicos do município de Indaiatuba (SP) e solistas de renome. Em 2019, promoveu o Encontro Musical de Indaiatuba (EMIn), que reuniu uma série de concertos com grupos artísticos da Região Metropolitana de Campinas (RMC), além de masterclasses abertas para estudantes de música de todo o País.

A associação também é responsável por gerir e administrar a Escola de Música da Orquestra Sinfônica de Indaiatuba, além da Orquestra Jovem de Indaiatuba. Ambas viabilizam a muitos jovens instrumentistas da cidade e região oportunidade de desenvolvimento técnico e artístico por meio de aulas individuais de instrumento, além de participarem dos ensaios e apresentações da Orquestra Jovem.

Vídeo da Orquestra Jovem de Indaiatuba: clique aqui.

Serviço:

Orquestra Jovem de Indaiatuba

Festival de Inverno de Indaiatuba – Temporada virtual 2021

Datas: 24 de julho

Horário: 20h

Onde assistir: clique aqui  

Facebook da Orquestra Jovem de Indaiatuba.