Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Orquestra Sinfônica Heliópolis interpreta Gershwin, Bernstein e Mahler com Karabtchevsky na Hebraica

São Paulo, por Kleber Patricio

Foto: Instituto Baccarelli.

No dia 22 de abril, sábado, o maestro Isaac Karabtchevsky retorna ao pódio à frente da Orquestra Sinfônica Heliópolis para um concerto especial no Teatro Arthur Rubinstein, no Clube Hebraica. Com participação do pianista Pablo Rossi, é interpretado um tríptico da música do século XX, partindo da conexão entre três compositores judeus: George Gershwin (1898–1937), Gustav Mahler (1860–1911) e Leonard Bernstein (1918–1990). A apresentação acontece às 20h e os ingressos vão de R$70 (meia-entrada e membros do Clube Hebraica) a R$140 e estão a venda no site.

Abre o repertório um dos maiores sucessos de um compositor que acumulou sucessos: o sensacional concerto para piano “Rhapsody in Blue”, de George Gershwin. Composto originalmente para banda de jazz – Gershwin foi um dos mais prolíficos autores do gênero –, a peça ajudou a definir a identidade da música clássica norte-americana e é uma das obras concertantes mais populares do século XX. No Clube Hebraica, quem encara o desafio de sua partitura cheia de suingue é o pianista Pablo Rossi. Acostumado com os palcos desde muito cedo – ele fez sua estreia ao lado da Osesp com apenas 13 anos – Rossi é um dos principais pianistas brasileiros em atividade e é formado pelo prestigiado Conservatório Tchaikovsky, de Moscou, onde também realizou seu mestrado. Parceiro de longa data do Instituto Baccarelli, Pablo Rossi volta a se apresentar com a Sinfônica Heliópolis após 4 anos – seu último concerto com a Orquestra foi em 2019, na Sala São Paulo.

Segue-se ao concerto de Gershwin uma pequena pérola do austríaco Gustav Mahler. Um dos maiores compositores da história, Mahler é responsável por algumas das obras mais emblemáticas do século XX, marcando a transição entre a música Romântica e Moderna. Famoso especialmente por suas sinfonias, tem sua ‘Quinta’ reconhecida como uma de suas obras-primas – tanto que um de seus movimentos, o quarto, ganhou fama própria, sendo apresentado como uma peça à parte. É o ‘Adagietto’ para cordas e harpa, uma peça breve e delicada que o público do Teatro Arthur Rubinstein vai poder apreciar na interpretação sempre poderosa e sensível do maestro Isaac Karabcthevsky.

Fecha o concerto uma das peças mais icônicas da música norte-americana: as danças sinfônicas de “West Side Story”, de Leonard Bernstein. Escrita para um musical da Broadway, que atualizava a história de Romeu e Julieta para a Nova York dos anos 1950, com conflitos raciais entre gangues rivais, a obra une elementos da música clássica ao jazz e ritmos latino-americanos, resultando em uma obra explosiva, empolgante e de elevada dificuldade técnica. Assim como “Rhapsody in Blue” – cuja influência é mais que perceptível – as danças sinfônicas de “West Side Story” servem como símbolo de uma das vertentes da música realizada nos Estados Unidos: uma confluência de ritmos e estilos extremamente popular e atraente, mas sem nunca perder o rigor típico da produção clássica.

E sob o comando de Isaac Karabtchevsky, regente titular da Orquestra e diretor artístico do Instituto Baccarelli, o público pode esperar não apenas um espetáculo brilhante e cheio de nuances, mas também uma verdadeira aula sobre parte da história da música.

Sobre o Instituto Baccarelli

O Instituto Baccarelli é uma das organizações sem fins lucrativos mais respeitadas no Brasil por proporcionar ensino de excelência combinando três eixos de grande importância: social, educacional e cultural. É responsável por formar a primeira orquestra sinfônica do mundo em uma favela, a Orquestra Sinfônica Heliópolis, que conta com o maestro Isaac Karabtchevsky como diretor artístico e regente titular, quebrando diversas barreiras e incentivando o surgimento de outros projetos similares no país. Sua sede está instalada na comunidade de Heliópolis, São Paulo, onde opera como agente de transformação social há 26 anos, mostrando um futuro com mais perspectivas a centenas de crianças e jovens. Ali, beneficia anualmente 1200 alunos em situação de vulnerabilidade por meio de programas de ensino de excelência que se dividem em: Musicalização Infantil, Canto Coral, Aulas de Instrumentos (classes coletivas e individuais) e Prática Orquestral, com reais oportunidades de profissionalização na música para aqueles que desejam construir uma carreira.

A instituição também assiste as famílias dos beneficiados com a distribuição de alimentos e outros itens de primeira necessidade, além de disponibilizar atendimentos de uma equipe de assistentes sociais.

Em 2022, assumiu a gestão de 12 unidades dos CEUS, em contrato firmado com a Secretaria Municipal de Educação, e ampliou seu campo de atuação, levando esta consistente trajetória de transformação social em Heliópolis para outras regiões da cidade, em conformidade com os objetivos, planos e políticas estabelecidas pela SME para as áreas de educação, cultura, esporte, lazer, recreação e tecnologia da cidade de São Paulo. Para mais informações, acesse www.institutobaccarelli.org.br.

Serviço:

Orquestra Sinfônica Heliópolis

Isaac Karabtchevsky, regente

Pablo Rossi, piano

Data: 22/4/2023, sábado

Horário: 20h

Local: Clube Hebraica – Rua Hungria, 1000 – Pinheiros, São Paulo/SP.

(Fonte: Agência Blue Chip)