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Osesp apresenta concertos com obras de Villa-Lobos e Tchaikovsky com maestro Isaac Karabtchevsky e violoncelista Antonio Meneses

São Paulo, por Kleber Patricio

Foto: Isabela Guasco.

O maestro Isaac Karabtchevsky e o violoncelista Antonio Meneses são os convidados dos três próximos concertos da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – Osesp na Sala São Paulo, que acontecem entre quinta-feira (23/set) e sábado (25/set). Um dos mais frequentes colaboradores da Osesp, Karabtchevsky irá dirigir a Orquestra em um repertório que conta com uma de suas grandes paixões: a música de Heitor Villa-Lobos (1887-1959), o maior compositor brasileiro e um dos principais expoentes da Semana de Arte Moderna, que aconteceu no Theatro Municipal de São Paulo em fevereiro de 1922.

O violoncelista Antonio Meneses, outro grande intérprete e conhecedor da obra de Villa-Lobos, apresenta com a Osesp o Concerto nº 2 para Violoncelo desse compositor. O programa conta ainda com a Sinfonia nº 4 de Tchaikovsky – a performance da sexta-feira (24), às 20h, será transmitida ao vivo direto da Sala São Paulo, no YouTube da Osesp.

Um pouco antes de subirem ao palco, na quarta-feira (22/set), Karabtchevsky e Meneses participam de uma live do projeto Música na Cabeça com mediação do diretor artístico da Fundação Osesp, Arthur Nestrovski, também no canal da Osesp no YouTube, às 20h. Nesse encontro virtual, eles discutirão o legado de Heitor Villa-Lobos e sua enorme influência na música brasileira moderna, especialmente no repertório para violoncelo.

Foto: Mariana Garcia.

Isaac Karabtchevsky fala com emoção das performances na Sala e de sua recente volta aos palcos: “Depois de um ano e oito meses impossibilitado de reger e, portanto, tolhido radicalmente em minha paixão pela música, me comove poder estar com os músicos da Osesp diante de uma plateia entusiasta. A retomada foi há duas semanas à frente da Orquestra Petrobras Sinfônica e, em breve, será com minha outra orquestra, a Sinfônica de Heliópolis. Em meio a tantos infortúnios advindos da pandemia, um dos mais terríveis é a incapacidade de partilhar com o outro aquilo que amamos. E todos nós estamos aqui reunidos para comungar nosso amor pela música. Estes concertos com são para mim a redenção, é voltar a viver. Não poderíamos comemorar melhor essa retomada do que brindá-la com uma das mais belas sinfonias do repertório sinfônico, a Quarta de Tchaikovsky, e com o Concerto nº 2 para Violoncelo e Orquestra de Villa-Lobos. O solista é um grande músico, Antonio Meneses, e a orquestra é a nossa querida Osesp! Assistir ao concerto é presenciar um ato de amor, tão essencial nos dias que atravessamos. E ainda com Antonio continuaremos, em abril de 2022, as gravações para o selo Naxos dos outros Concertos de Villa-Lobos”.

Os concertos e a live integram a Agenda Tarsila, iniciativa que reúne eventos comemorativos do centenário da Semana de Arte Moderna de 1922 e traz também conteúdos inéditos, entrevistas e curiosidades sobre um dos marcos mais importantes da cultura brasileira. A programação engloba música, dança, artes plásticas, teatro e produções audiovisuais, além de palestras, cursos e seminários relacionados ao centenário. A ação faz parte do projeto Modernismo Hoje, que tem realização da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gestão e produção da Amigos da Arte.

Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – Osesp | Criada em 1954, é uma das mais importantes orquestras da América Latina. Desde 2020, tem o suíço Thierry Fischer como diretor musical e regente titular, tendo sido precedido, de 2012 a 2019, por Marin Alsop, que agora é regente de honra. Em 2016, a Osesp esteve nos principais festivais da Europa e, em 2019, realizou turnê pela China. No mesmo ano, estreou projeto em parceria com o Carnegie Hall, com a Nona Sinfonia de Beethoven cantada ineditamente em português. Em 2018, a gravação das Sinfonias de Villa-Lobos, regidas por Isaac Karabtchevsky, recebeu o Grande Prêmio da Revista Concerto e o Prêmio da Música Brasileira.

Isaac Karabtchevsky | diretor artístico e regente titular da orquestra petrobras sinfônica, é também diretor Artístico do Instituto Baccarelli e da Orquestra Sinfônica de Heliópolis. Com o projeto de gravação integral das Sinfonias de Villa-Lobos, com a Osesp, conquistou quatro vezes o Prêmio da Música Brasileira (2014-15-16-18). Foi Diretor Musical do Teatro La Fenice (Veneza), da Orchestre National des Pays de la Loire (França) e da Orquestra Tonkünstler (Viena). Desde 2000 é professor no Musica Riva Festival, na Itália.

Foto: Satoko Kuroda.

Antonio Meneses | Antonio Meneses tem uma carreira que inclui apresentações com orquestras como a Filarmônica de Berlim, Concertgebouw Amsterdam, Sinfônica de Londres, Sinfônicas da BBC, de Israel, de Nova York e de São Petersburgo, dividindo o palco com maestros como H. Von Karajan, C. Abbado, R. Muti, R. Chailly, Mariss Jansons, Mstislav Rostropóvitch e participações nos festivais de Salzburgo, Lucerna, Viena, Berlim, Praga e Mostly Mozart, entre outros. Sua carreira internacional teve impulso quando venceu o 1º Prêmio e Medalha de Ouro no Concurso Tchaikovsky de Moscou, em 1982. Foi membro do renomado Beaux-Arts Trio e sua grande discografia inclui duas gravações com a Filarmônica de Berlim. Além de se dedicar a uma intensa agenda de concertos, é professor de violoncelo na Hochschule der Künste de Berna e ministra cursos de aperfeiçoamento na Europa, Américas e Japão.

O Concerto Digital conta com o patrocínio da PwC por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Realização: Fundação Osesp, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal.

PROGRAMA

TEMPORADA OSESP: ISAAC KARABTCHEVSKY E ANTONIO MENESES

ORQUESTRA SINFÔNICA DO ESTADO DE SÃO PAULO

ISAAC KARABTCHEVSKY regente

ANTONIO MENESES violoncelo

Heitor VILLA-LOBOS | Concerto nº 2 para Violoncelo e Orquestra

Pyotr Il’yich TCHAIKOVSKY | Sinfonia nº 4 em Fá Menor, Op.36

Serviço:

23 de setembro, quinta-feira, às 20h

24 de setembro, sexta-feira, às 20h – Concerto Digital

25 de setembro, sábado, às 16h30

Endereço: Sala São Paulo | Praça Júlio Prestes, 16

Taxa de ocupação limite: 638 lugares

Recomendação etária: 7 anos

Ingressos: Entre R$50,00 e R$100,00

Bilheteria (INTI): https://osesp.byinti.com/

(11) 3777-9721, de segunda a sexta, das 12h às 18h.

Cartões de crédito: Visa, Mastercard, American Express e Diners.

Estacionamento: R$28,00 (noturno e sábado à tarde) e R$16,00 (sábado e domingo de manhã) | 600 vagas; 20 para portadores de necessidades especiais; 33 para idosos.

Importante: desde o início de setembro, para frequentar a Sala São Paulo, é preciso apresentar o comprovante de vacinação contra a Covid-19 — ao menos da 1ª dose, de acordo com o calendário de imunização da cidade de cada um. Essa medida está de acordo com o Decreto Nº 60.488, publicado em 27 de agosto de 2021 no Diário Oficial do município. A obrigatoriedade é válida para estabelecimentos e serviços do setor de eventos com público superior a 500 pessoas — a lotação máxima da Sala atualmente é de 638 lugares, obedecendo ao Protocolo de Segurança. A comprovação é necessária para todos que frequentam a Sala: público, artistas e funcionários.

Como apresentar o certificado de vacinação:

1 – Levando o comprovante original em papel;

2 – Mostrando o comprovante digital, disponível nas plataformas e-SaúdeSP, ConectSUS e Poupatempo.

Informações úteis:

– Quem se recusar a apresentar o documento não poderá ingressar na Sala São Paulo, uma vez que a instituição fica sujeita a penalidades e interdição.

– Crianças de até 12 anos que ainda não foram contempladas pelo calendário de vacinação podem acessar o espaço normalmente.

– Vacinados fora do país devem apresentar o comprovante original.

– Quem não pode tomar a vacina por alguma diretriz médica deve apresentar documento que ateste essa impossibilidade.

A Osesp e a Sala São Paulo são equipamentos do Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, gerenciadas pela Fundação Osesp, Organização Social da Cultura.

(Fonte: Fabio Rigobelo/ Fundação Osesp)