Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

OSMC se apresenta dia 30 de abril em Valinhos

Valinhos, por Kleber Patricio

Foto: Divulgação/Emiliano Patarra.

Foto: Divulgação/Emiliano Patarra.

A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas se apresenta nas festividades em comemoração ao aniversário de Valinhos. O evento, que é aberto ao público, será realizado no dia 30 de abril, às 20 horas, no Centro de Artes Cultura e Comércio, situado na Avenida do Estado, s/nº, no Centro.

O concerto será conduzido por Emiliano Patarra (foto), um dos mais proeminentes regentes da atualidade no país. Patarra é diretor artístico e fundador da Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos e professor de regência em duas das maiores faculdades de música do país (FASM e FAAM). Especializou-se em ópera e foi responsável pela montagem de uma grande quantidade de espetáculos líricos nos últimos anos.

O programa escolhido para este concerto traz obras conhecidas do grande público, entre o  clássico europeu e o popular brasileiro, mas especialmente  composto de músicas alegres, que agradará a todos e aos ouvintes mais exigentes.

A primeira obra é do alemão Johannes Brahms, com suas famosas Danças Húngaras,  que é um conjunto de 21 músicas de dança animadas e baseadas principalmente em temas folclóricos húngaros. É considerada uma das obras mais populares de Brahms e foi certamente a mais lucrativo para ele.

A apresentação segue com a Sinfonia nº 8, do checo Antonín Dvořák, que também utilizou algumas das características da música popular da Morávia e da sua terra natal, a Boémia. Esta obra é tida como alegre e lírica e é uma de suas composições mais executadas.

A segunda parte do concerto é só de compositores brasileiros; de Villani-Cortes, 5 Miniaturas Brasileiras; de Ary Barroso, o famoso samba Na Baixa do Sapateiro, que foi gravado em 1938, por Carmen Miranda e mais uma infinidade de intérpretes.

Encerra o concerto em grande estilo a delícia de Tico-Tico no Fubá, de Zequinha de Abreu e Eunício Barreiras, canção que foi e ainda é um grande sucesso no Brasil, nos Estados Unidos e em vários outros países.  Esta música atingiu o ápice de sua popularidade no período de 1940, quando fez parte de nada menos do que seis filmes em Hollywood,  inclusive filmes estrelados por Ester Williams. A nossa Carmen Miranda  a gravou em 1945 e  a apresentou no filme Copacabana, em 1947. A Seleção Brasileira de Nado Sincronizado utilizou com sucesso esta canção como tema no XV Mundial de Esportes Aquáticos, realizado na cidade de Barcelona, em 2013.

Programa:

Brahms: Dança Hungara Nº 1, 5 e 6 (Orch.. Brahms, Parlow)

Dvořák: Sinfonia 8, Op. 88, B. 163, G major (Mov. 1,3 e 4)

Villani-Cortes:

5 Miniaturas Brasileiras (Orquestração João Mauricio Galindo)

Na Baixa do Sapateiro (Arr. Antonio Paulo Filho)

Tico-Tico no Fubá (Arr. Luis Vanderlei Rocha).