Nos dias 12 e 13 de março, a Orquestra Sinfônica da Unicamp e o Coro Contemporâneo de Campinas celebram os 250 de nascimento de Beethoven e os 150 anos de estreia da ópera O Guarani, do compositor campineiro Carlos Gomes.
Os concertos serão apresentados na quinta-feira, dia 12, às 20h, no Teatro Castro Mendes e, na sexta-feira, dia 13, às 13h, no Auditório do Instituto de Artes da Unicamp. Sob a batuta de Cinthia Alireti, a OSU interpreta a Fantasia Coral, de Beethoven e trechos destacados da ópera O Guarani, contando com a participação especial do soprano Rebeca Oliveira, do barítono Willian Donizetti, do tenor Clóvis Português e do pianista e professor Maurícy Martin, além do Coro Contemporâneo de Campinas.
Os ingressos para o concerto do Teatro Castro Mendes estarão à venda no teatro e no site www.sympla.com.br.
Conheça os convidados e a regente:
Cinthia Alireti, regência
Regente titular e codiretora artística da Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU). Idealizadora e coordenadora do Fórum Gestão Orquestral e Compromisso Social e do Projeto Identidade, Música e Arquitetura. Realizou edições críticas de óperas barrocas para o Festival della Valle d’Itria (Itália). Trabalhou e se aperfeiçoou com artistas como Mark Minkowski, Ton Koopman, Mr. John Poole, Stanley Ritchie, Roberto Paternostro, Rodolfo Fischer, Juan Pablo Isquierdo, John Nelson, Cleber Papa, Sonia Rubinsky, Gilberto Tinetti, Carmen Tellez, John Harrington, Imre Palló, Thomas Baldner, Paige Whitley-Bauguess e Elisabeth Wright. Bacharel em Composição Musical (Universidade de São Paulo) e Publicidade e Propaganda (Faculdade Armando Alvares Penteado), realizou mestrado franco-alemão em musicologia (Université de Paris IV – Sorbonne e Universität des Saarlandes, Saarbrücken) e doutorado em regência coral e orquestral (Universidade de Indiana – Bloomington, EUA).
Maurícy Martin, piano
Professor na Universidade Estadual de Campinas, destaca-se por sua atuação como pianista e educador no Brasil, EUA, Hungria, Itália, Sérvia, Argentina e Paraguai. Como solista de orquestra, apresentou-se sobre a regência de Aylton Escobar, Benito Juarez, Claudio Cruz, Eduardo Ostergren, Julio Medaglia, Carlos Fiorini e Lutero Rodrigues. Ministrou master classes nas principais universidades e escolas de músicas brasileiras; nos EUA, na Georgia State University, Cinccinatti Conservatory of Music, Indiana State University, Meredith College, Western State University of Connecticut, Northwestern State University of Lousiana, Southern University e Universith of North Dakota; no Paraguai, na Universidad Nacional de Asuncion e na Escola de Música Isidor Bajic, na Sérvia. Maurícy Martin é frequentemente convidado como professor e pianista em festivais no Brasil, como Festival Internacional de Brasilia, Festival das Esferas (SP), Festival de Londrina, Festival da Fundação das Artes (SP), Encontro Internacional de Pianistas de Tatuí e Encontro Internacional de Pianistas de Piracicaba. No exterior, foi professor no Encontro Internacional de Pianistas de Mar Del Plata (Argentina), Resonant Thoughts (Itália) e, na Sérvia, é diretor artístico do Backa Palanka International Piano Festival. Maurícy Martin obteve o Mestrado na Jacobs School of Music e o Doutorado na Boston University.
Rebeca Oliveira, soprano
É licenciada e Bacharela em Música com habilitação em canto lírico pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atua no Coro Contemporâneo de Campinas desde 2014 sob regência de Angelo Fernandes, participando como coralista e solista do naipe de sopranos em repertórios como a Missa Lord Nelson, de J. Haydn, Missa da Coroação, de W. A. Mozart e na estreia mundial da ópera multimodal Descobertas, de Jônatas Manzolli. Como membro do Ópera Studio da Unicamp, destaca-se sua participação como Flora, em La Traviata, de G. Verdi, Lauretta, em Gianni Schicchi, de G. Puccini e Adele, em Die Fledermaus, de J. Strauss.
Clóvis Português, tenor
Natural de Campinas, São Paulo. Graduando em Canto Lírico pela Unicamp sob orientação do Prof. Dr. Angelo José Fernandes. Integrante do Coro Contemporâneo de Campinas desde 2015, atua como coralista, solista e ensaiador do naipe de tenores. Com um repertório abrangendo música coral a cappella, obras sinfônicas e coros de ópera, destaca-se sua participação em Elixir do Amor, de G. Donizetti, La Traviata, de G. Verdi, Paixão Segundo São João, de Bach, Réquiem, de Mozart, Réquiem, de Brahms e Missa de Igor Stravinsky. Como solista, cantou Missa Afro-Brasileira de Batuque e Acalanto, de Carlos Alberto Pinto Fonseca.
Willian Donizetti, barítono
Bacharel em Música com habilitação em Canto Lírico pelo Instituto de Artes da Unicamp. Tem desenvolvido e aperfeiçoado um consistente repertório operístico junto ao Ópera Estúdio Unicamp, além de participar de eventos importantes como o Festival de Música do Espírito Santo e a Oficina de Música de Curitiba. Atualmente recebe orientações do Prof. Dr. Angelo Fernandes.
Serviço:
Concerto de Abertura da Temporada 2020
Orquestra Sinfônica da Unicamp & Coro Contemporâneo de Campinas
Teatro Castro Mendes, 12/3, quinta-feira, às 20h
R$20,00 (Inteira) e R$10,00 (Meia). Vendas no teatro e no site www.sympla.com.br
Auditório do Instituto de Artes, 13/3, sexta-feira, às 13h
Concerto com entrada franca
Maurícy Martin, Piano
Coro Contemporâneo de Campinas
Rebeca Oliveira, Soprano
Willian Donizetti, barítono
Clóvis Português, tenor
Orquestra Sinfônica da Unicamp
Cinthia Alireti, regência.