Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Palco Carioca, primeiro circuito do projeto Dança em Trânsito 2023, encerra o mês com o espetáculo “Casa de Abelha” do grupo Tápias

Rio de Janeiro, por Kleber Patricio

Grupo Tápias se apresenta nos dias 25 e 26 de fevereiro. Foto: Fernanda Vallois.

Depois da apresentação da Renato Vieira Cia de Dança no início de fevereiro e no fim de semana de Carnaval, o Palco Carioca, primeiro circuito do projeto Dança em Trânsito de 2023, termina o mês com o espetáculo do Grupo Tápias “Casa de Abelha”, nos dias 25 e 26 de fevereiro, às 20h. O projeto conta com importantes companhias e grupos cariocas de dança, aos sábados e domingos, na Sala de Espetáculos Maria Thereza Tápias, situada no Espaço Tápias, na Barra da Tijuca. A proposta é levar espetáculos diferenciados para quem está conectado ao mundo artístico.

Sobre “Casa de Abelha”

O espetáculo “Casa de Abelha” foi apresentado como Work in Progress em 2012 no Festival Interplay e teve estreia internacional em forma de solo em novembro dE 2013 na França – La Briqueterie – CDC du Val-de-Marne.

A miçanga, todos veem. Mas ninguém nota o fio que, em colar vistoso, vai compondo as miçangas. Não por acaso, a maioria dos contos do fio das miçangas adentra, com fina sensibilidade, o universo feminino, dando voz e tessitura a almas condenadas à não existência, ao esquecimento.

“Casa de Abelha”.

“É a esse campo que se refere a fala. A fala é um estímulo predisposto a qualquer movimento imprevisível da alma e está no fundo desse campo, para onde tende a formação de linhas de fuga e a transformação da própria paisagem. A alma está no lugar do infinito e o infinito não é lugar nenhum, é um ‘movimento para’ algum lugar”, diz a coreógrafa Flávia Tápias, que assina a concepção do espetáculo e atua sozinha no palco.

Ficha técnica

Concepção e Coreografia: Flávia Tápias

Colaboração Artística: Giselle Tápias

Intérprete: Flávia Tápias

Cantora: Chiara Santoro

Desenho de luz: Paulo Cesar Medeiros

Sonoplastia: Marcio Schwartz

Cenografia: Pollo Design | Milão

Produção: CDPDRJ e Rosane Alves

Coprodução: Festival Interplay 2012

Apoio: Bocciofila Piemonte

Em tempo: O projeto de aulas de manutenção para profissionais de dança, que acontecem todas as sextas-feiras no Espaço Tápias, das 13h às 14h30, de forma gratuita para participação de profissionais de dança e artes cênicas, também contará com artistas cariocas em parceria com o Dança em Trânsito.

Sobre o Dança em Trânsito | Há 20 anos, o projeto Dança em Trânsito reúne apresentações artísticas, formação, capacitação, reflexão e intercâmbio entre grupos de dança de diversas cidades do Brasil e do mundo. O festival, realizado em circuitos, possibilita trocas de experiências entre artistas nacionais e internacionais convidados e incentiva o desenvolvimento das linguagens da dança. Em 2023, o Dança em Trânsito circulará, durante o ano inteiro, por aproximadamente 33 cidades brasileiras e uma cidade estrangeira. Vai selecionar artistas e companhias brasileiras de norte a sul do Brasil para compor a programação das cidades e receber artistas e companhias internacionais.

Sobre o Espaço Tápias

O novo Espaço Tápias, inaugurado em 30/4/2022, na Barra da Tijuca, bairro da zona oeste do Rio de Janeiro, nasce com o propósito de transformar vidas, dar oportunidades e realizar sonhos.

Flávia Tápias em momento solo em “Casa de Abelha”.

O Espaço Tápias disponibiliza salas para aulas e uma sala para espetáculos e outros encontros envolvendo arte – a Sala Maria Thereza Tápias. É uma organização que tem como proposta favorecer, divulgar e oportunizar a dança, com foco na dança contemporânea e em seus segmentos.

A disposição para incentivar a criação, para promover performances, estimular talentos e fomentar pesquisas são posturas e projetos valiosos para quem se dedica à dança e permeiam todas as ações do espaço. Com a nova sede, contribui para o desenvolvimento e a expansão da dança, com ênfase na dança contemporânea, no Brasil e no mundo.

A nova sede inaugurou uma etapa inovadora da jornada do Espaço Tápias, abarcando o que já é realizado até agora e lançando-o em novas empreitadas, para que todos os amantes de dança e de outras artes possam trilhar novos caminhos e oferecer mais espaço à arte.

Programação Palco Carioca – primeiro circuito do projeto Dança em Trânsito:

FEVEREIRO

25 e 26/2 – Grupo Tápias com “Casa de Abelha”

MARÇO

4-5-11-12-18-19/3 – Núcleo Arte Ofício (infantil) com “Nem Sim, Nem Não”

4 e 5/3 – Cia Híbrida – Renato Cruz com “Dança Frágil”

11 e 12/3 – Renata Costa e Samuel Frare com “Balão de oxigênio para mergulhos amorosos”

18 e 19/3 – Paula Águas, Toni Rodrigues e Betina Guelmann

“Seis Propostas para o Silêncio”

25 e 26/3 – Bruno Cezario com “Triz”

ABRIL

1-2-8-9-15-16-22-23/4 – Grupo Tápias (infantil) com “Creme do Céu”

1 e 2/4 – Marcia Milhazes Companhia de Dança com “Paz e Amor”

8 e 9/4 – Cia Étnica de Dança – Carmen Luz com “Sankofa”

15 e 16/4 – Laso Cia de Dança – Carlos Laerte

22 e 23/4 – Esther Weitzman Companhia de Dança com “O que imagino sobre a morte”

29 e 30/4 – Regina Miranda e Atores Bailarinos com “Naitsu- Noites com Murakami”

Serviço:

Palco Carioca – primeiro circuito do projeto Dança em Trânsito

Temporada: 11 de fevereiro a 30 de abril

Local: Espaço Tápias – Sala de espetáculos Maria Thereza Tápias

Dias 25 e 26/2 – Grupo Tápias com “Casa de Abelha”

Dias: sábados e domingos – às 20h (espetáculos adultos) e 16h (espetáculos infantis)

80 lugares

Ingressos: Inteira $30,00 / Meia $15,00 – pela plataforma Sympla

Endereço: Av. Armando Lombardi, 175 – 2º andar – Barra da Tijuca – Rio de Janeiro (RJ).

(Fonte: Claudia Tisato Assessoria de Imprensa)