O Festival Dança em Trânsito está realizando o Palco Carioca e, desde fevereiro, vem contando com apresentações de relevantes companhias e grupos cariocas de dança, sempre aos sábados e domingos, às 20h, na Sala de Espetáculos Maria Thereza Tápias, situada no Espaço Tápias, na Barra da Tijuca. Nos dias 15 e 16 de abril, será a vez da Laso Cia. de Dança, de Carlos Laerte, mostrar “Dança que Atravessa Pele”.
Em “Dança que Atravessa Pele”, a Laso Cia. de Dança apresenta o espetáculo em que desenvolve uma narrativa sobre a busca da bailarina, interpretada por Isabel Mamede, por seu pertencimento e história em uma anatomia variante – aliada à perspectiva do coreógrafo Carlos Laerte, que propõe um jogo de cena colocando em evidência a força de uma geração que reproduz uma nova dança de maneira potente, neste novo lugar de poder.
“Nos corpos em diásporas, há uma urgência em resgatar uma identidade/liberdade que fomenta uma conversa livre conectada à natureza e sua ancestralidade”, diz Laerte.
Ficha Técnica
Fotografia: Daniel Calvet
Direção de movimento: Carlos Laerte
Bailarina: Isabel Mamede
Figurino: Wanderley Gomes
Cenografia: Renata Abreu
Fotografia: Daniel Calvet
Sobre Carlos Laerte | É diretor e coreógrafo, natural do Rio de janeiro. Bacharel em Cinema com especialização em documentário, concluiu sua formação artística em Nova York. Contemplado como diretor e roteirista no festival de cinema no Templo Glauber – RJ. Criou a Laso Cia de Dança Contemporânea, onde desenvolve um trabalho próprio de pesquisa corporal e dramatúrgica trazendo o cinema em suas pesquisas coreográficas ao criar uma intercessão entre os dois universos. Com mais de 14 obras em seu repertório, a cia vem recebendo premiações e críticas importantes no segmento de dança/teatro. Coreografou para algumas cias como a Curitiba Cia de Dança com estreia no Teatro Guaíra e Teatro Municipal do Rio de Janeiro -TMRJ. Leciona, coreografa e ministra oficinas por todo território nacional e internacional, como o Center Nacional de La Danse de Paris, Festival Move Berlim, Alemanha e Festival de dança de Joinville, onde também atua como jurado.
Palco Carioca em abril | O Palco Carioca segue até o fim do mês com a Esther Weitzman Cia. de dança (22 e 23/4) e encerra com Regina Miranda, Atores&Bailarinos (29 e 30/4).
Dança em Trânsito
Em 2023, o Dança em Trânsito circulará, durante o ano inteiro, por aproximadamente 33 cidades brasileiras e uma cidade estrangeira. Vai selecionar artistas e companhias brasileiras de norte a sul do Brasil para compor a programação das cidades, e receber artistas e companhias internacionais.
Há 20 anos, o projeto Dança em Trânsito reúne apresentações artísticas, formação, capacitação, reflexão e intercâmbio entre grupos de dança de diversas cidades do Brasil e do mundo. O festival, realizado em circuitos, possibilita trocas de experiências entre artistas nacionais e internacionais convidados, e incentiva o desenvolvimento das linguagens da dança.
Em Tempo: O projeto de aulas de manutenção para profissionais de dança, que acontecem todas as sextas-feiras no Espaço Tápias, das 13h às 14h30, de forma gratuita para participação de profissionais de dança e artes cênicas, também conta com artistas cariocas em parceria com o Dança em Trânsito.
Programação Palco Carioca – primeiro circuito do projeto Dança em Trânsito
ABRIL:
15 e 16/4 – Laso Cia. de Dança – Carlos Laerte com “Dança que Atravessa Pele”
22 e 23/4 – Esther Weitzman Companhia de Dança com “O que imagino sobre a morte”
29 e 30/4 – Regina Miranda e Atores Bailarinos com “Naitsu- Noites Com Murakami”.
Serviço:
Palco Carioca
Temporada: 11 de fevereiro a 30 de abril
15 e 16 de abril – “Dança que Atravessa Pele” com a Laso Cia. de Dança, de Carlos Laerte
Local: Espaço Tápias – Sala de espetáculos Maria Thereza Tápias
Dias: sábados e domingos – às 20h
80 lugares
Ingressos: Inteira $30,00 / Meia $15,00 – *pela plataforma Sympla
Endereço: Av. Armando Lombardi, 175 – 2º andar – Barra da Tijuca – Rio de Janeiro (RJ).
(Fonte: Claudia Tisato Assessoria de Imprensa)