Luiz Melodia, um dos maiores nomes da música brasileira, será homenageado pelo cantor e compositor Pedro Luís na próxima edição do Inhotim em Cena, programação cultural patrocinada pelo Instituto Cultural Vale. Acompanhado por sua banda e pela Orquestra de Câmara Inhotim sob regência do maestro César Timóteo, o artista apresenta novos arranjos para canções do álbum Vale Quanto Pesa – Pérolas de Luiz Melodia (Deck/2018), em show gravado na cobertura da Cosmococa – galeria que abriga obras do artista Hélio Oiticica –, com transmissão em 14 de agosto, às 11h, no site e mídias sociais do Inhotim: Instagram (@inhotim), Facebook (/ inhotim) e no canal do instituto no YouTube (/ InstitutoInhotim) .
Pedro Luís (voz e a guitarra) toca com Élcio Cáfaro (bateria), Miguel Dias (baixo) e Pedro Fonseca (teclados). Para ele, a experiência foi uma das mais memoráveis de sua carreira. “Em um momento de extremas restrições e pouquíssimas oportunidades para a arte e a cultura se darem de forma plena, gravar minha homenagem a Luiz Melodia ampliada pela grandeza de uma orquestra jovem e formada no Inhotim é pra virar medalha no quadro de mega desejos realizados. Sabe aquela história: plantar uma árvore, escrever um livro? Pois é! Já cantei as canções de Luiz Melodia com minha banda parceira e a Orquestra de Câmara Inhotim, sobre a Cosmococa de Oiticica e Neville. Tudo devidamente gravado em áudio e vídeo, num entardecer deslumbrante”, comemora o cantor e compositor.
Entre os destaques do repertório está Feto, Poeta do Morro (Luiz Melodia). Originalmente criada para o disco Pérola Negra (1973), a música foi censurada pela ditadura e só foi liberada em 2020 pela esposa de Melodia, Jane Reis, para que Pedro tivesse a honra de gravá-la. Feto, Poeta do Morro traça paralelos entre o Rio de Janeiro no qual o Luiz Melodia cresceu e as peculiaridades do Brasil setentista.
O Inhotim em Cena 2021 tem sido uma importante ferramenta de fomento da produção de artistas durante a pandemia. Já passaram pela programação nomes emblemáticos da música brasileira, como Arnaldo Antunes e Otto. Ambos os shows estão disponíveis no canal do Inhotim no YouTube.
Sobre Pedro Luís | Músico, compositor e produtor, Pedro Luís é um artista multifacetado. Foi roqueiro no Urge nos anos 1980 e deu forma musical ao funk poético do Boato nos 1990. Na década seguinte, tornou-se, e é até hoje, argamassa da usina musical chamada A Parede, com quem formou o Monobloco, que desde o ano 2000 arrasta multidões no carnaval. Compõe canções para a MPB com parceiros variados e produz discos de diversos talentos da música nacional. Faz, ainda, trilhas para cinema, TV e teatro, e dirige espetáculos de música e teatro.
Sobre a Orquestra de Câmara Inhotim | Promover a cultura em distritos, comunidades quilombolas e zonas rurais com pouco acesso à arte – este é o objetivo da Escola de Música Inhotim, programa realizado com patrocínio do Instituto Cultural Vale por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura que abriga a Orquestra de Câmara de Inhotim e mais dois projetos relacionados à música – Escola de Cordas e Canto Coral.
Após a passagem pela Escola de Cordas, aos 18 anos, os jovens da região de Brumadinho podem integrar a Orquestra de Câmara. O grupo também é aberto a estudantes de música de Minas Gerais, anualmente selecionados por meio de edital. Composta por 25 estudantes de música, habilitados em violino, viola, violoncelo e contrabaixo, a Orquestra traz em seu repertório obras do cânone erudito, música popular brasileira, folclórica e contemporânea.
Serviço:
Inhotim em Cena com Pedro Luís e Orquestra de Câmara Inhotim
Sábado, 14 de agosto, às 11h
Transmissão: no site e mídias sociais do Inhotim: Instagram (@inhotim), Facebook (/inhotim) e no canal do instituto no YouTube (/InstitutoInhotim).