O projeto Schaeffler Música – 10ª Temporada de Música Clássica de Sorocaba promove na próxima sexta-feira, dia 23 de agosto, às 20h30, no Teatro Municipal de Sorocaba, um recital internacional gratuito com um dos maiores pianistas clássicos italianos, o professor Francesco Cipolletta. O repertório inclui peças de Scarlatti, Mozart, Clementi e Chopin. Entrada gratuita – a retirada dos ingressos acontece a partir das 19h00 no dia da apresentação (não aconselhável para crianças menores de seis anos). Haverá ainda um ensaio aberto às 17h00 para deficientes auditivos com interprete de libras.
Francesco vive em Torino, Itália, é ganhador dos maiores prêmios internacionais europeus e já tocou nas principais salas de concertos mundo afora. Um dos pianistas italianos mais queridos no Japão, anualmente toca em média 30 concertos naquele país.
O projeto Schaeffler Música – Temporada de Música Clássica de Sorocaba em sua 10ª edição, terá como protagonista a mulher na música clássica. São 10 concertos durante a temporada, 10 oficinas/palestras e 10 ensaios abertos para deficientes auditivos.
A temporada tem a produção e direção artística da MdA International, patrocínio exclusivo da Schaeffler e apoio da Unimed Sorocaba.
Francesco Cipolletta, piano
Francesco Cipolletta vive em Torino, na Itália, onde aos sete anos de idade começou a estudar piano sob a orientação da grande mestre Maria Golia. Diplomou-se no Conservatório de Torino obtendo a nota máxima e Menção de Honra. Prosseguiu os seus estudos com Naumov e na Escola de Música de Fiesole, com Maria Tipo.
Muito jovem, se destaca em concursos nacionais ganhando todos os primeiros prêmios (vinte, no total) e sucessivamente os concursos internacionais Busoni, em Bolzano;, Dino Ciani, em Milão; Viotti, em Vercelli; Rina Sala Gallo, em Monza; Pretoria, na África do Sul e o Concurso Europeu em Luxemburgo. Esses prestigiosos prêmios lhe permitiram iniciar uma intensa carreira internacional que, além de toda a Itália, o levou a tocar em Bruxelas, Londres, Mônaco, Viena, Paris, Düsseldorf, Copenhagen, Johanesburgo, Durban, Tóquio, Osaka, Hiroshima, Hong Kong, São Paulo, Buenos Aires, Cleveland e tantas outras cidades, além de ter tocado no Teatro Alla Scala di Milano, Auditorium da Rai de Torino e Roma, Sala Verdi de Roma, Salle Gaveau em Paris, os Teatros Goldoni e La Fenice de Veneza, o Theatre Royal di Bruxelles e o Konzerthaus di Stuttgard e Karlsruhe, Gasteighalle de Monaco, Purcell Room de Londres, Suntory Hall de Tokyo, Izumi Hall de Osaka, Teatro Colon de Buenos Aires etc., sempre com grande sucesso de crítica e público.
Tocou como solista da Orquestra do Teatro Alla Scala, RAI de Milão, Orquestra Sinfônica Nacional da RAI de Torino, Orquestra Sinfônica da Lorraine, Orquestra Sinfônica de Johanesburgo, Città del Capo, Pretoria, Durban, Blumfontein, Orquestra Sinfônica do Estado da Virginia, Orquestra Sinfônica de Córdoba e muito mais. Francesco Cipolleta grava pelo selo Real Sound. É docente de Piano Principal junto ao Conservatório de Cuneo (Piemonte, Itália).
Serviço:
10ª Temporada de Música Clássica de Sorocaba – Schaeffler Música
Francesco Cipolletta, piano – concerto internacional
Dia 23 de agosto, sexta-feira, às 20h30min.
Teatro Municipal de Sorocaba
Entrada gratuita – Retirada dos ingressos a partir das 19h no dia da apresentação (não recomendada a entrada de crianças menores de 6 anos)
Informações: www.mdainternational.com.br/ ou telefone (15) 3211-1360 (MdA International).