Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Pinacoteca se volta para o ambiente digital e divulga vídeos sobre a coleção

São Paulo, por Kleber Patricio

A segunda sala da nova mostra de longa duração da Pinacoteca reúne obras de artistas como Almeida Junior, Oscar Pereira da Silva entre outros. Foto: divulgação.

A Pinacoteca de São Paulo começa a veicular em suas redes sociais uma série de vídeos sobre a nova apresentação da coleção do museu. Ao todo serão 19, postados semanalmente – veja aqui. A programação faz parte do projeto #pinadecasa, que começou em 2020 com foco em ações digitais.

Com a visitação presencial suspensa na Pina segundo determinações do Plano SP de combate a Covid-19, esta é uma forma de levar arte para quem está em casa e gerar curiosidade em relação à mostra da coleção. E assim que as medidas de saúde e segurança permitirem, o público poderá visitar as salas expositivas.

Acervo | A nova montagem da coleção da Pinacoteca, inaugurada em outubro de 2020, tem cerca de mil obras de mais de 400 artistas e nasce de um questionamento de seu acervo e da história da arte que a instituição pretende contar, considerando as muitas histórias que permaneceram invisíveis. Neste sentido, há uma tentativa de evidenciar e minorar algumas omissões das narrativas hegemônicas, como a sub-representação de mulheres e de artistas afrodescendentes e indígenas – o número de obras de artistas do sexo feminino e de afrodescendentes mais que triplicou em relação à exposição anterior. As artistas mulheres passaram de 17 para 95 e os artistas afrodescendentes, de 7 para 26.

À frente, instalação de Jonathas de Andrade; no fundo, obras de Candido Portinari, Almeida Junior e Paulo Nazareth. Foto: Levi Fanan.

É uma apresentação mais crítica e que reverbera questões mais contemporâneas. O projeto curatorial mescla tempos históricos e técnicas artísticas, debate a representatividade de artistas mulheres, afrodescendentes e indígenas no acervo e investiga as relações entre arte e sociedade, bem como a representação da paisagem e do espaço urbano.

A reformulação foi elaborada pelo Núcleo de Pesquisa e Curadoria em conjunto com as outras áreas do museu, bem como em diálogo com colaboradores externos. Todo o acervo ocupa 19 salas, divididas entre o primeiro e o segundo andar do edifício da Pina Luz. Os vídeos abordam cada um dos espaços.

OSGEMEOS Online | Além do material online sobre a coleção, os artistas Gustavo e Otávio Pandolfo gravaram uma visita educativa guiada pela mostra OSGEMEOS: Segredos, disponível no site do museu (https://www.pinacoteca.org.br) ou pelo canal do YouTube (Pinacoteca de São Paulo).

O vídeo foi produzido para que professores e educadores conheçam e dividam com os seus alunos mais detalhes sobre as obras, o projeto curatorial e a trajetória dos artistas. Devido à pandemia, as tradicionais visitas educativas, realizadas com a mediação do Núcleo de Ação Educativa do museu, foram suspensas. No entanto, qualquer pessoa pode assistir e conhecer um pouco de uma das exposições mais visitadas da atualidade.

Serviço:

#pinadecasa

Vídeos sobre a coleção da Pinacoteca

www.youtube.com/museupinacoteca

twitter.com/pinacotecasp

www.instagram.com/pinacotecasp

www.facebook.com/PinacotecaSP

Visita guiada com OSGEMEOS na exposição OSGEMEOS: Segredos

https://www.youtube.com/watch?v=_fRTGMnZ3xk.