Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Projeto gratuito ‘Improvisos no Canto Coral’ abre vagas para músicos de cinco cidades

São Paulo, por Kleber Patricio

Regente Dani Mattos e seu grupo vocal Poucas & Boas. Foto: Guilherme Krol.

Estão abertas as inscrições para o projeto “Improvisos no Canto Coral”, que reunirá músicos, educadores, instrumentistas e coralistas para uma oficina com a regente Dani Mattos e seu grupo vocal Poucas & Boas. São oferecidas 125 vagas, sendo 25 para cada cidade, e as inscrições gratuitas podem ser realizadas nas secretarias de Cultura e Turismo de cada cidade ou no site  http://danimattos.com.br/consciencia-vocal-e-auditiva-improvisos-no-canto-coral/.

Durante quatro encontros virtuais por meio da plataforma Zoom, a regente Dani Mattos , acompanhada de integrantes de seu grupo vocal, vai compartilhar sua criativa experiência musical no período de pandemia. A experiência vai aproximar profissionais de diferentes cidades do estado. “O projeto propõe realizar, de maneira lúdica, exercícios de consciência corporal, vocal e auditiva. Os exercícios vocais foram criados a partir de canções da MPB e tornam natural o caminho para a improvisação”, explica a regente.

Apresentação artística | Ao final, os profissionais vão gravar em vídeo as canções “Adalgisa”, de Dorival Caymmi ou “Tristeza do Jeca”, de Angelino de Oliveira, com arranjos da regente. As músicas, assim como as oficinas, ficarão disponíveis no Canal da regente, ampliando a experiência para o público em geral. Todos os participantes também receberão certificados. É possível conhecer alguns trabalhos realizados pela regente em seu Canal do Youtube:  https://www.youtube.com/watch?v=5wB3Xw8IpIE&list=PLKAPL-Ns-nOqatsOUUAIWd2HsJfJgEXAS&index=2.

Sobre Dani Mattos

A cantora, regente e pesquisadora paulistana Dani Mattos está à frente de três grupos musicais para os quais escreve projetos e arranjos: Toque de Bambas, Dani Mattos Trio e o grupo vocal Poucas & Boas. Com eles, ela realiza diversos espetáculos como “Cronistas da Cidade” (que deu nome ao seu primeiro EP); “A Época de Ouro da MPB no Rádio, uma visão feminina”; “Le Savoir Vivre Francês e Brasileiro Une Enchantement Mutuel” (Noite Francesa); “Caymmi, as várias personas de um artista brasileiro”, “Vinícius, o poeta amador” e “Villa-Lobos para Todos”.

Dani Mattos. Foto: Jaiel Prado.

Com o seu grupo vocal Poucas & Boas, do qual é regente há dezoito anos, Dani Mattos também realiza diversas atividades formativas com educadores, alunos, poetas e músicos. Devido a pandemia, os encontros presenciais passaram a ser virtuais, agregando profissionais de diversos estados brasileiros e até do exterior.

Dani Mattos é formada em regência e Educação Artística pela Faculdade de Música Santa Marcelina, estudou na Escola Municipal de Música, no Conservatório Musical Brooklin Paulista e na escola experimental do SESC.

O projeto Consciência Vocal e Auditiva e Improvisos no Canto Coral tem apoio do ProAC Expresso LAB Nº 41/2021, promovido pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.

Serviço:

Oficina “Consciência Vocal e Auditiva e Improvisos no Canto Coral”, com Dani Mattos e Grupo Vocal Poucas& Boas

Datas: São Luis do Paraitinga: 7, 14, 21 e 28 de março; Campinas: 9, 16, 23 e 30 de março; Guararapes: 4, 11, 18 e 25 de abril; Votuporanga: 6, 13, 20 e 27 de abril; Ilhabela: 7, 14, 28 de abril e 5 de maio – Horários : 18h às 19h (Campinas) e 18h30 às 19h30 demais cidades.

Classificação etária: 18 anos

Valor: Gratuito

Inscrição: Secretaria de Cultura e Turismo de cada cidade ou no site da regente: http://danimattos.com.br/consciencia-vocal-e-auditiva-improvisos-no-canto-coral/

Plataforma Zoom

Informações:  improvisosdecantocoral@gmail.com

Instagram: @danimmattos   @7melodica

Facebook: https://www.facebook.com/danimmattos/

Canal do Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC4fVQMjMYxI5ACJJpLrsETQ.

(Fonte: Mídia Brazil)