Nos jardins do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, às margens da Baía de Guanabara e de frente para a vista deslumbrante do Pão de Açúcar, o músico Rodrigo Sha e DJ Mam, personalidades marcantes da cena musical carioca, apresentam seu novo projeto: Jazz Botânico. As batidas, os instrumentos e os efeitos sonoros criados pela dupla se fundem à beleza e natureza da cidade neste novo álbum, que traz dez músicas. O disco sai pelo selo Sotaque Carregado.
“O Jazz Botânico foi concebido com o propósito de comunicar o Meio Ambiente por meio da música. Ficamos imersos numa galeria de arte no bairro do Jardim Botânico e nos apropriamos desse diálogo com os sons do bairro, regados à exuberante natureza da Mata Atlântica. O álbum, fruto da Mãe Natureza com a arte contemporânea, é parido no MAM-RJ, mesmo local em que nosso duo original, o Brazilian Lounge, nasceu há 20 anos, suspenso em seu Jardim, assinado por Burle Marx”, explica DJ Mam.
“Jazz Botânico é um projeto que consolida minha parceria com o DJ Mam; compomos e produzimos o álbum juntos. Montamos um estúdio provisório no Jardim Botânico, o que nos inspirou muito para essa sonoridade e todo o clima que permeia o disco, de naturalidade musical, despretensioso, somente querendo uma música de qualidade, agradável e com a nossa identidade carioca universal”, completa Rodrigo Sha.
Para o DJ, o álbum fala de um Rio nos primórdios, quando ainda era habitado pelos índios. “Não à toa, estamos à beira da Baía de Guanabara, de onde os indígenas viram e receberam em seu paraíso Botânico os europeus e a diáspora africana. O nosso disco fala desse Rio, uma das matrizes do povo brasileiro”.
Majoritariamente instrumental e com samples da natureza e do cotidiano, o álbum Jazz Botânico conta ainda com a música Vai falar com Deus, lançada no festival SOS Rainforest Live, realizado por Sting, tendo uma versão cantada, produzida no período da pandemia e que conta com Marcos Suzano.
Lançada também na próxima sexta e apresentada pela primeira vez no Festival Demarcação Já Remix, que tem a curadoria do DJ Mam e foi realizado no dia 1º de março, aniversário do Rio de Janeiro, a música Do Guarani ao Guaraná é composta por um trecho da canção Demarcação Já, de Carlos Rennó e Chico César. A versão de Sha e DJ Mam conta com a voz do mestre da MPB Gilberto Gil e participação especial de outro grande nome de nossa música, o pernambucano Lenine, além do canto ancestral milenar Nhanderu tenondeguiae, do Coral Guarani Tenonderã. A produção musical foi feita em parceria com o trio Manie Gang.
A introdução da faixa traz os dizeres O Rio de Janeiro é área indígena na voz do artista visual indigenista Xadalu, que há um ano hasteou a bandeira Atenção: área indígena no mastro do Museu de Arte do Rio, em plena Praça Mauá. O símbolo ilustra a capa do single, que terá videoclipe lançado no dia 19/3.
Live de lançamento será transmitida nos canais de YouTube do Blue Note Rio e Blue Note SP | O lançamento contará com uma live no dia 19 de março, a partir das 21 horas, transmitida pelos canais de Youtube do Blue Note Rio (https://www.youtube.com/bluenoterio) e Blue Note SP (https://www.youtube.com/c/BlueNoteSP), através da iniciativa Lives pela Arte, desenvolvida pela casa de shows. Além das faixas de Jazz Botânico, a apresentação contempla a canção Redentor, que ganhou o concurso de música-tema dos 80 anos do Cristo Redentor, em 2011, além da música Oba Rio, lançada em parceria com a RioTur. “Jazz Botânico tem uma sonoridade que combina com ambiente ao ar livre e fazer uma live no terraço do MAM, às margens da Baía de Guanabara, com Pão de Açúcar ao fundo e Museu a frente, assim como centro da cidade, rodeado de arte natural e contemporânea, foi um momento muito especial, tudo se completou”, comenta Sha.
Para DJ Mam, a escolha do Blue Note como “palco vitual” da live foi ideal. “Acredito que o Blue Note seja o palco perfeito para destacarmos nosso caráter jazzístico, que no Brasil e, principalmente, no Rio, se deu através dos arranjos da Bossa Nova, no Jazz Botânico, magistralmente assinado pelo Sha”.
Serviço:
Live Pela Arte – Rodrigo Sha & DJ Mam
Data: 19 de março (sexta-feira)
Horário: 21 horas
Transmissão: https://www.youtube.com/bluenoterio/ https://www.youtube.com/c/BlueNoteSP
Ingresso consciente (opcional): a partir de R$30 (https://bileto.sympla.com.br/event/67630/d/97044/s/528158)
Ficha Técnica – Jazz Botânico
Arranjos: Rodrigo Sha
Produção musical: Rodrigo Sha e DJ Mam
Gravado por Rodrigo Sha no estúdio Colméia Azul e por DJ MAM no Brazilian Lounge estúdio móvel
Mixado por Alex Moreira e Rodrigo Sha
Produção executiva: DJ Mam
FAIXAS
Tropical | (DJ Mam / Rodrigo Sha)
Rodrigo Sha: programação rítmica, violão, baixo, sintetizadores, piano, sax soprano, vocais
Marilia Passos: Voz
Marcos Suzano: Pandeiro
DJ Mam: Scratches e samples
Chega devagar | (DJ Mam/ Rodrigo Sha)
Poesia incidental: DJ Mam
Rodrigo Sha: programação rítmica, violão, baixo, sintetizadores, flauta transversa
DJ Mam: Voz, programação de samples e scratches
Terra Boa | (DJ Mam/ Rodrigo Sha)
Rodrigo Sha: programação rítmica, violão, baixo, sintetizadores, piano, flauta transversa, sax tenor, vocal
DJ Mam: Vocal, programação rítmica e samples
Marilia Passos: Voz
Nosso Jardim | (DJ Mam / Rodrigo Sha)
Rodrigo Sha: programação rítmica, violão, baixo, sintetizadores, piano, voz e samples
DJ Mam: Voz, programação rítmica, programação de samples e scratches
Percussão: Laudir de Oliveira
Vai falar com Deus | (DJ Mam / Rodrigo Sha)
Rodrigo Sha: programação rítmica, violão, baixo, sintetizadores, piano, sax soprano, vocais e coro
DJ Mam: Vocais, percussão vocal, programação rítmica e programação de samples
Papo de Janela | (DJ Mam/ Rodrigo Sha)
Rodrigo Sha: programação rítmica, violão, baixo, sintetizadores, piano elétrico, sax tenor, sax barítono
DJ Mam: Programação de samples
Renovação | (Rodrigo Sha)
Rodrigo Sha: programação rítmica, baixo, teclados, sintetizadores, flauta transversal
DJ Mam: voz e scrathes
LoungeANDO | (DJ Mam / Rodrigo Sha)
Rodrigo Sha: Rodrigo Sha: programação rítmica, violão, baixo, sintetizadores, órgão, guitarra e vocais
DJ Mam: Vocoder e scrathes
Vai falar com Deus (Tribal Mix) | (DJ Mam / Rodrigo Sha)
Rodrigo Sha: vozes, programação rítmica, Baixo, sintetizadores, piano, coro
DJ Mam: Vocais, percussão vocal, programação rítmica e programação de samples
Marcos Suzano: Percussões
Do Guarani ao Guaraná
Arranjo: Rodrigo ShaArranjo: Rodrigo Sha
Produzido por: Dj Mam e Rodrigo Sha
Mixagem: Rodrigo Sha
Masterização: Lucio K
Programação rítmica: Manie Gang, DJ Mam
Baixo, violão, teclados, sax soprano, sound design: Rodrigo Sha
Coral: Guarani Tenonderã
Voz falada: Xaladu
Voz: Gilberto Gil
Voz: Lenine.
Rodrigo Sha | Cantor, compositor, arranjador, produtor e multi-instrumentista, Rodrigo Sha tem mais de 20 anos de carreira, oito álbuns solo, diversos singles, EPs e prêmios da música brasileira. Ao da sua trajetória artística, tocou com grandes artistas da música nacional, como Bebel Gilberto, Leo Jaime, Ritchie, Blitz, Kid Abelha e Seu Jorge, entre outros e já se apresentou em grandes festivais de música, como o Rock In Rio.
DJ Mam | Um dos principais nomes da cena carioca, DJ Mam ganhou o Prêmio Noite Rio de Melhor DJ de MPB/Regional em 2014 e 2012. O artista foi atração de megaeventos como o tradicional Réveillon de Copacabana e as festas de 450 e 451 anos do Rio. Sua pesquisa de sons do Brasil deu origem a seu primeiro álbum autoral, o Sotaque Carregado. O álbum foi finalista do Prêmio da Música Brasileira em 2013 e chegou ao top 20 da World Music Charts Europe, a parada musical das rádios europeias. Reconhecimento que o levou para importantes palcos internacionais como o Roskilde Festival e o WOMAD Chile.