Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Segunda edição do Festival de Inverno de Indaiatuba acontecerá de forma virtual

Indaiatuba, por Kleber Patricio

A Corporação Musical Villa-Lobos. Fotos: divulgação.

O Festival de Inverno de Indaiatuba está de volta. A edição 2020 do evento será online e reunirá a Orquestra Sinfônica de Indaiatuba, o Quarteto Guarany da Camerata Filarmônica de Indaiatuba e a Corporação Musical Villa-Lobos, em concertos virtuais que acontecem entre 18 de julho a 1º de agosto.

Em 2020, o Festival de Inverno acontecerá virtualmente, com o objetivo de assegurar a proteção dos direitos culturais da população durante a situação de emergência em saúde em virtude das ações de combate à pandemia de Covid-19. “Optamos por abrir a programação para a Orquestra Sinfônica de Indaiatuba, o Quarteto Guarany, da Camerata Filarmônica de Indaiatuba e a Corporação Musical Villa-Lobos, que possuem uma agenda pré-definida de apresentações ao longo do ano”, afirma a secretária municipal de Cultura, Tânia Castanho.

A secretária convida toda a população a conferir os concertos virtuais: “Nossas orquestras realizam um trabalho de excelência e vêm mantendo uma rotina de trabalho e ensino que são referência”, ressalta. “Por isso, Indaiatuba e região estão convidadas a conferir estes concertos virtuais”. As apresentações serão disponibilizadas no site da Prefeitura, por meio do Cultura Online, em www.indaiatuba.sp.gov.br/cultura-online/.

Confira abaixo a programação e detalhes dos seis concertos virtuais que integram a edição 2020 do Festival de Inverno:

18 de julho, às 20hOrquestra Sinfônica de Indaiatuba

Abrindo o Festival de Inverno, a Sinfônica, sob a direção do maestro Paulo de Paula, apresenta um concerto com grandes clássicos da música erudita. A orquestra, que dessa vez se apresenta com os naipes de cordas, sopros e percussão, executa obras de Brahms, Tchaikovsky, Strauss e Bizet.

19 de julho, às 19hQuarteto Guarany

O Quarteto Guarany, formado pelos chefes de naipe da Camerata Filarmônica de Indaiatuba, traz para o Festival de Inverno o concerto Opera Gala. Para esta apresentação, o quarteto se transforma em quinteto de cordas e recebe a soprano Thayana Roverso para interpretar as mais belas árias de ópera e canções compostas pelos brasileiros Carlos Gomes e Heitor Villa-Lobos.

A solista já se apresentou nas principais casas de ópera do Brasil e Itália e também como solista em concertos com a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas e Orquestra Sinfônica Brasileira, entre outras. Estarão presentes trechos instrumentais como as aberturas das óperas As Bodas de Fígaro, de Mozart, O Barbeiro de Sevilha, de Rossini, O Morcego, de Strauss, o Intermezzo da ópera Cavalleria Rusticana, de Pietro Mascagni, e mais. A direção artística e regência ficam a cargo da maestrina Natália Larangeira.

Violino I: Alexandre Cruz

Violino II: Mimi Ambiel

Viola: Hellen Mizael

Violoncelo: Sabrina Passarelli

Contrabaixo: Gustavo Mazon Finessi

Soprano: Thayana Roverso

25 de julho, às 20hQuarteto OSI

Coldplay, Oasis, Cazuza e One Republic são alguns artistas que integram o repertório escolhido pelo Quarteto de Cordas da Orquestra Sinfônica de Indaiatuba (OSI). Jéssica Benedecte, Ricardo Sander, Daniele Benedecte e Sérgio Ribeiro recebem ainda as participações especiais do percussionista Juninho Andrade e do violonista Henrique Torres, em um programa com releituras de sucessos do pop rock e da MPB.

26 de julho, às 19hOrquestra Jovem de Indaiatuba

Celebrando os 50 anos do Movimento Armorial, criado por Ariano Suassuna em 1970, a Orquestra Jovem apresenta um concerto especial com muita cultura brasileira. O programa conta também com a participação da atriz Maira Cardoso, que interpreta o cordel de Fátima Fílon, escrito especialmente para esta homenagem.

O diálogo entre o antigo sertão pernambucano, com a música do compositor Ernani Aguiar – que transita por vários ritmos nordestinos –, em conjunto com as imagens da cultura local e das xilogravuras de cordel exibidas durante a apresentação atenuam ainda mais as cores do Brasil Armorial.

31/7, às 20hCorporação Musical Villa-Lobos

A Corporação Musical Villa-Lobos (CMVL) traz um repertório eclético para atender aos mais variados gostos musicais. No programa, Fantasia em 6/8, do violonista José R. Burbano; da autêntica música de Banda, vem o dobrado Hei de Vencer e a marcha The Thunderer, composta em 1889 pelo maestro norte-americano John Philip Sousa.

Na sequência, vem Birdland, peça de jazz/pop composta em 1977, seguida por um medley com as seguintes músicas da banda Coldplay: Clocks, Paradise e Viva La Vida. Para os amantes da música brasileira, destaque para Noites Cariocas, composição de Jacob do Bandolim.

Encerrando o concerto virtual, a Villa-Lobos executa arranjo do maestro assistente Tiago Roscani para Penny Lane, dos Beatles. Para quem gosta de cinema, The James Bond Theme, de Monty Norman, será executado com arranjo de Jan Van Kraeydon para banda sinfônica.

Por fim, com participação do Quinteto de Sopros da CMVL, vem a imortal melodia de Cinema Paradiso, em homenagem ao maestro Ennio Morricone, que morreu no último dia 6 de julho.

1º de agosto, às 20hOrquestra Sinfônica de Indaiatuba

Fechando o evento, a Orquestra Sinfônica de Indaiatuba apresenta concerto em homenagem a grandes mestres da Música Popular Brasileira, com participação especial das cantoras Camila Foroni e Bruna Takeuti. A orquestra relembra grandes joias como Arrastão, Maria, Maria e O Bêbado e a Equilibrista, entre outros. Os arranjos são de Emanuel Massaro e a direção artística é do maestro Paulo de Paula.