Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Selo SESC lança álbum de estreia da banda instrumental GOATFACE!

São Paulo, por Kleber Patricio

Fotos: Mila Maluhy.

Desde a última quarta-feira (19/5), está no ar nos principais serviços de streaming de música o álbum completo Akhenaten Bazucas (Selo SESC), da banda GOATFACE!, uma experiência musical construída por meio de signos da cultura brasileira e egípcia com um quinteto instrumental formado por músicos versáteis que transitam em diferentes cenas da produção brasileira e internacional. Escolha o player favorito e ouça o disco. A plataforma SESC Digital também oferece o conteúdo de graça e sem necessidade de cadastro. Para conferir, clique aqui.

Formada há quatro anos com a ideia de fazer música criativa com muito improviso, estilo que é a essência da banda, a GOATFACE! já se apresentou em importantes festivais, como a edição São Paulo do Nublu Festival 2020 – evento criado pelo clube de jazz e gravadora Nublu, de Nova York, já realizado nos EUA, França e Turquia.

Lançado de forma paulatina com singles quinzenais desde o final de março, o álbum digital reúne cinco faixas – três delas de longa duração – que se comportam de forma muito ambígua uma da outra. Com batidas minimalistas, timbres drásticos e coloridos, e sons telúricos criando uma sonoridade extática, em Akhenaten Bazucas a música é a condutora sinuosa de um passeio através das câmaras labirínticas de uma pirâmide egípcia.

Capa do álbum.

O nome escolhido para o disco já evidencia a presença da cultura do antigo Egito: Akhenaten Bazucas (2021, Selo SESC). O título remete a Aquenatón, Faraó do Egito que reinou entre 1352 a 1336 a.C, companheiro de Nefertiti e pai de Tutancâmon. O álbum foi gravado ao vivo em 2019, no EstúdioFitaCrepe, em São Paulo, com os músicos Guilherme Granado nos teclados, sintetizadores, eletrônicos e thumb piano; Leandro Archela nos teclados e sintetizadores; Thomas Rohrer no saxofone soprano, rabeca, flautas e objetos; Rogério Martins no clarone, clarinete e flauta e Ricardo Pereira na percussão.

Apesar da curta trajetória, a GOATFACE! reúne uma seleção de músicos que integram outras bandas, como a de rock instrumental Hurtmold, casos de Guilherme Granado e Rogério Martins; Leandro Archela, que também atua no grupo NAAXTRO; Ricardo Pereira, com o projeto eletrônico autoral Black Snake 808, e o suíço radicado em São Paulo Thomas Rohrer, com passagem pelo grupo A Barca – de onde surge a parceria com a cantora Juçara Marçal – e, junto ao acordeonista Nelson da Rabeca, gravou o álbum Tradição Improvisada, outro lançamento do Selo SESC (2018).

Com uma estética musical específica baseada na improvisação total, porém com algumas regras, a GOATFACE! surge com uma proposta de repertório que visa trabalhar mais os módulos e as repetições esticadas, deixando a ideia de ritmo para cima e não para baixo e o uso da percussão de mão, por exemplo, ilustram a proposta. A ideia partiu de Guilherme Granado, que também participa de outros projetos, como a São Paulo Underground, Exploding Star Orchestra e Black Cube SP.

Compositor e multi-instrumentista, Granado destaca que a repetição é um ponto importante no conceito da GOATFACE!. E no que se refere ao álbum, em especial, após as sessões de improvisação, as gravações foram levadas para o estúdio, onde o processo de edição e mixagem começou e a partir daí, à procura por temas e ideias que contassem alguma historia, sempre à procura de um lugar maior – daí a ideia da pirâmide e as câmaras. “O disco foi gravado em 2019, mas mixado e editado em março e abril do ano passado, bem no início da pandemia. Esse cenário de isolamento social refletiu no trabalho de finalização do disco. Perguntas como ‘aonde nos encontramos?’ e ‘aonde e quando vamos nos reencontrar?’ estão presentes”, comenta.

Entre as tantas referências musicais da banda, se colocado o difícil desafio de elencar algumas apenas, destaque para o grupo de jazz de vanguarda Art Ensemble of Chicago, e os norte-americanos Pharoah Sanders – saxofonista com quem Granado já se apresentou diversas vezes e gravou o álbum Pharoah & the Underground, editado pelo selo europeu Clean Feed – e o compositor de jazz, pianista e poeta Sun Ra (1914-1993), também conhecido por sua “filosofia cósmica”, além do Fugazi, banda de punk rock americana conhecida por suas composições angulares e apresentações explosivas.

Ficha técnica do álbum Akhenaten Bazucas

Produção executiva: Guilherme Granado

Produção musical: Guilherme Granado

Direção artística: Guilherme Granado

Intérprete e autores de todas as músicas: Guilherme Granado, Leandro Archela, Thomas Rorher, Ricardo Pereira e Rogério Martins

Ilustrações: Guilherme Granado

Projeto Gráfico: Alexandre Calderero

Mixagem: Guilherme Granado e Leandro Archela

Masterização: Fernando Sanches (Estúdio El Rocha).

Sobre os músicos

Guilherme Granado | Multi-instrumentista de carreira internacional, conhecido como integrante das bandas Hurtmold, São Paulo Underground, Exploding Star Orchestra, Black Cube SP e GMZ. É o fundador e líder do GOATFACE!.

Thomas Rohrer | Prolífico músico suíço radicado em São Paulo, integrou o grupo A Barca, onde nasceu parceria com a cantora Juçara Marçal. Seu álbum Tradição Improvisada, junto a Nelson da Rabeca, foi lançado pelo Selo SESC.

Leandro Archela | Tecladista especializado também em efeitos gerados a partir da emissão de voz, integra o grupo NAAXTRO e lidera o projeto Holofônica, que se desmembra também no Bode Holofônico, junto ao próprio Granado.

Ricardo Pereira | Percussionista paulistano, mais conhecido por seu projeto eletrônico autoral Black Snake 808, Pereira também desenvolve um projeto em parceria com Lúcio Maia, guitarrista da banda pernambucana Nação Zumbi.

Rogerio Martins | Percussionista e saxofonista, é integrante da banda paulistana Hurtmold. Já se apresentou junto a artistas dos mais diversos estilos, do hip hop (Zulumbi, Elo Da Corrente) ao jazz (Black Cube SP) e até hardcore (Acruz Sesper).

Selo SESC nas redes:

sescsp.org.br/selosesc

facebook.com/selosesc

twitter.com/selosesc

youtube.com/selosesc

sescsp.org.br/zumbido.