Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Sinfônica da Unicamp inaugura retomada com “Concerto itinerante” na Casa do Lago

Campinas, por Kleber Patricio

Foto: Marilia Vasconcellos.

Nesta quinta-feira, 2 de dezembro, a Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) realiza seu concerto de retomada na Casa do Lago, evento gratuito que inaugura o retorno às atividades presenciais abertas ao público. A proposta do concerto presencial, que seguirá todos os protocolos de segurança da Universidade e das autoridades públicas, é oferecer ao público uma experiência diferente, incomum, tornando-se um “concerto itinerante” através de diferentes espaços da Casa do Lago. O público poderá acompanhar a trajetória dos músicos pelos espaços, podendo assistir aos dois quintetos de sopros e a orquestra de cordas.

O tema do repertório a ser apresentado tem como base a música de concerto brasileira e as suas diferentes facetas, em estilo descontraído, trazendo ritmos de tango, valsa brasileira e chorinhos, tal como presente na Suíte Belle Époque in Süd-Amerika, do compositor e maestro Júlio Medaglia. Em destaque, a Orquestra estreia a peça Ignis, da compositora Elodie Bouny, em referência aos incêndios da Amazônia, além de dois arranjos para quinteto de metais de obras para piano de Ernesto Nazareth escritos pela compositora e professora Denise Garcia.

Ainda no programa, as cordas tocam Contos n.1 “A cidade adormecida”, do compositor paulista Alexandre Guerra, peça que descreve uma tripulação corsária que encontra uma cidade onde as pessoas estão congeladas no tempo, obra trazida como uma metáfora à vida das pessoas durante a pandemia.

Serviço:

Concerto de retomada da OSU

Data: 2 de dezembro, às 19 horas

Local: Casa do Lago, Unicamp

Evento gratuito.

(Fonte: Assessoria de Imprensa | Unicamp)