Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Sinfônica de Indaiatuba abre vagas para cursos de música

Indaiatuba, por Kleber Patricio

Programação do EMIn conta com apresentações gratuitas abertas ao público. Foto: Felipe Gomes.

Idealizado com o objetivo de expandir as possibilidades de acesso ao conhecimento musical e ampliar o contato com a música, o Encontro Musical de Indaiatuba (EMIn), que acontece de 29 de outubro a 2 de novembro, reunirá, em sua programação, além de apresentações musicais e ensaios, algumas masterclasses com renomados profissionais da área e que estão com inscrições abertas. Ao todo, serão oferecidas 195 vagas gratuitas para estas aulas.

Promovido pela Orquestra Sinfônica de Indaiatuba em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Indaiatuba – a programação cultural do EMIn incluirá ainda concertos em pontos culturais da cidade, como o Museu Municipal Casarão Pau Preto e a Estação Musical. Em conjunto com o aprendizado, os estudantes participarão de um dos dois conjuntos orquestrais disponíveis no projeto: a Camerata de Cordas, regida pelo maestro Felipe Oliveira, e a Orquestra Acadêmica de Cordas, regida pelo maestro Paulo de Paula.

Das 195 vagas oferecidas pelo EMIn, 120 são de violino, 20 de viola, 40 para violoncelo e 15 para contrabaixo. Todos os cursos serão ministrados por professores reconhecidos no cenário nacional e internacional. Os alunos participarão ainda dos ensaios e apresentações da Camerata de Cordas e da Orquestra Acadêmica. Além disso, serão realizadas apresentações musicais diárias com a participação de grandes solistas convidados, sempre com entrada gratuita.

A inscrição para participar dos cursos é gratuita, porém, é preciso realizar previamente a inscrição, disponível neste link. O candidato deverá enviar, junto com as informações solicitadas, um vídeo executando uma peça completa ou apenas um trecho de sua livre escolha. O cadastro pode ser realizado até o próximo dia 25 de outubro.

Docentes | A equipe de professores do EMIn é composta por profissionais de ampla experiência, seja nos palcos ou no ensino. As aulas de violino serão ministradas por Adonhiran Reis, professor da Unicamp, Cláudio Micheletti, Spalla da Orquestra Sinfônica da USP (Osusp), e Ricardo Sander, violinista da Sinfônica de Indaiatuba. O violista do Quarteto Carlos Gomes e da Osusp Gabriel Marin é o músico responsável pelas aulas de viola. Já aqueles que quiserem aprender sobre violoncelo serão acompanhados por André Micheletti, professor na USP de Ribeirão Preto, e Kayami Satomi, professor na Universidade Federal de Uberlância, onde também ensina música de câmara. Por fim, quem leciona as aulas de contrabaixo é Ana Paula Freire, que esteve por 16 anos como chefe de naipe na Orquestra de Câmara Theatro São Pedro de Porto Alegre e atualmente participa do Projeto Ciranda e Projeto Jovens Músicos. Todas as informações sobre o corpo docente podem ser conferidas neste link.

Histórico | A primeira edição do Encontro Musical de Indaiatuba foi realizada em julho de 2019 enriquecendo a programação cultural do Festival de Inverno de Indaiatuba. Dividida em duas frentes, a parte didática incluiu cursos de formação musical com professores especializados na área e a parte artística envolveu apresentações musicais que aconteceram ao longo de todo o Festival, com grupos convidados e, também, conjuntos formados pelos alunos do Encontro. Foram mais de 100 inscritos de diversos lugares do Brasil – uma média de público de 600 pessoas por concerto e cerca de 1,5 mil pessoas no encerramento.

Covid-19 | Com foco em um aprendizado seguro, o EMIn criou um protocolo de segurança com diversas orientações para o evento, que vão desde a escolha e montagem de estrutura dos espaços utilizados e aferição de temperatura até o reforço de orientações a despeito do uso obrigatório de máscara, distanciamento e higienização.

O 2º EMIn – Encontro Musical de Indaiatuba é realizado pela Amoji (Associação Mantenedora da Orquestra de Indaiatuba) por meio da Orquestra Sinfônica de Indaiatuba, em conjunto com a Prefeitura Municipal de Indaiatuba, por meio da Secretaria de Cultura. Mais informações pelo telefone (19) 99937 2410 ou e-mail produção.osindaiatuba@gmail.com.

Vídeo – clique aqui.

Sobre a Amoji | A Amoji (Associação Mantenedora da Orquestra de Indaiatuba) é responsável pela manutenção da Orquestra Sinfônica de Indaiatuba, que vem se destacando por sua intensa atuação na divulgação e popularização da música orquestral realizando, anualmente, mais de uma dezena de concertos gratuitos com participação de músicos do município de Indaiatuba (SP) e solistas de renome. Em 2019, promoveu o Encontro Musical de Indaiatuba (EMIn), que reuniu uma série de concertos com grupos artísticos da Região Metropolitana de Campinas (RMC), além de masterclasses abertos para estudantes de música de todo país.

A Associação também é responsável por gerir e administrar a Escola de Música da Orquestra Sinfônica de Indaiatuba (Emosi) e a Orquestra Jovem de Indaiatuba (OJI). Ambas viabilizam a muitos jovens instrumentistas da cidade e região oportunidade de desenvolvimento técnico e artístico, por meio de aulas individuais de instrumento, além de participarem dos ensaios e apresentações da Orquestra Jovem.

Serviço:

2º EMIn – Encontro Musical de Indaiatuba

Data: 29 de outubro a 2 de novembro

Inscrições: até 25 de outubro, neste link

Informações: Telefone (19) 99937-2410 | e-mail produção.osindaiatuba@gmail.com

Site: www.orquestradeindaiatuba.org.br | Instagram: orquestrasinfonicadeindaiatuba | Facebook: orquestra.deindaiatuba.

(Fonte: Ateliê da Notícia)