Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Sinfônica de Indaiatuba apresenta “As Quatro Estações Portenhas” no dia 30

Indaiatuba, por Kleber Patricio

Orquestra Sinfônica de Indaiatuba apresenta “As Quatro Estações Portenhas”.
Foto: Felipe Gomes.

A Orquestra Sinfônica de Indaiatuba apresenta no dia 30 a obra As Quatro Estações Portenhas, do compositor argentino Astor Piazzolla. O concerto integra a programação do 3º Festival de Inverno do município e receberá, como convidado especial, o violinista Cármelo de Los Santos. O espetáculo será transmitido online, às 20h, da Sala Acrísio de Camargo, CIAEI (Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba). A direção artística e regência são do maestro Paulo de Paula.

A princípio, a peça não foi criada como uma suíte em quatro movimentos; porém, divide-se em Verão Portenho (1964), Outono Portenho (1969), Primavera Portenha e Inverno Portenho (1970). Por isso, As Quatro Estações Portenhas frequentemente é apontada como um contraponto moderno da icônica As Quatro Estações, do italiano Vivaldi.

O nome da obra contém o termo ‘portenho’ por fazer referência à cidade de Buenos Aires, capital da Argentina, local onde Piazzolla passou a maior parte de sua vida. É de lá também que o artista traz suas principais influências musicais, ligadas ao tango e ao clássico. Além disso, o artista mescla elementos do jazz vivenciados durante sua estadia em Nova York, nos Estados Unidos.

Cármelo de Los Santos é o violinista convidado no concerto da Orquestra Sinfônica de Indaiatuba. Foto: Eugene Ellenberg.

O solista | O violinista Cármelo de los Santos, convidado a solar durante a apresentação da Sinfônica, é dono de uma movimentada e extensa carreira, tanto como solista, quanto como camerista e pedagogo. Virtuoso e cativante, Cármelo teve seu primeiro impulso ao cenário musical nacional aos 16 anos de idade, ao se tornar o mais jovem vencedor do VII Prêmio Eldorado de Música. Desde então, o músico já transitou como solista convidado por mais de 40 orquestras; entre elas, New World Symphony, Santa Fe Pro-Musica e as sinfônicas de Southern Mississippi e New Mexico. No Brasil, marcou presença nas orquestras sinfônicas do Estado de São Paulo (Osesp), Brasileira (OBS), Petrobrás (OPES) e da Bahia (OSBA). Costuma apresentar-se com um violino J.B. Vuillaume de 1828.

Em meio aos estudos acadêmicos, Cármelo formou-se bacharel pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestre pela Manhattan School of Music e doutor pela University of Georgia. Atualmente, é professor titular na Universidade do Novo México, em Albuquerque, EUA.

Como assistir | Para prestigiar, basta acessar, na data e no horário do concerto, o site da Prefeitura Municipal de Indaiatuba e buscar a aba ‘Cultura Online’, disponível neste link. A realização da apresentação é da Secretaria Municipal de Cultura de Indaiatuba e da Associação Mantenedora da Orquestra de Indaiatuba (Amoji).

Vídeo da Orquestra Sinfônica de Indaiatuba: clique aqui.

Serviço:

As Quatro Estações Portenhas – Orquestra Sinfônica de Indaiatuba

Festival de Inverno de Indaiatuba – Temporada virtual 2021

Data: 30 de julho

Horário: 20h

Solista: Cármelo de Los Santos (violinista)

Onde assistir: clique aqui

Orquestra Sinfônica de Indaiatuba nas redes sociais:

Site | Youtube | Instagram | Facebook.