A Orquestra Sinfônica de Indaiatuba e a Corporação Musical Villa-Lobos apresentam concertos virtuais nos dias 20, 27 e 28 de junho, que serão disponibilizados no portal Cultura Online. “Estes concertos estavam programados antes da pandemia e resolvemos mantê-los dentro deste novo formato virtual, para levar à nossa população momentos de descontração, além de conservar a Sinfônica e a Villa-Lobos em atividade”, comenta a secretária municipal de Cultura Tânia Castanho.
O primeiro concerto acontece no sábado, dia 20, a partir das 20 horas, quando a Sinfônica apresenta Obras de Vivaldi, dedicado à música barroca do compositor italiano Antônio Vivaldi. No programa, a orquestra executa o Concerto para cordas em Ré Maior e a famosa Primavera, do ciclo das Quatro Estações, que terá como solista o violinista Cláudio Micheletti. “Escolhemos Vivaldi porque se trata de um compositor importante do barroco, principalmente para o desenvolvimento da música instrumental. Figura, com certeza, no panteão dos clássicos”, enfatiza o maestro e diretor artístico da Sinfônica, Paulo de Paula. “Por se tratar de um concerto mais curto, buscamos um conceito mais festivo, ideal para o momento que vivemos”.
Festivo
Assim, a escolha foi pela Primavera de Vivaldi. “Considero um de seus momentos mais festivos, que celebra o fim do Inverno. Além disso, trata-se de uma peça conhecida pelo grande público”, aponta o maestro, que comenta a participação especial de Cláudio Micheletti no concerto virtual. “O Cláudio é um dos maiores violinistas brasileiros da atualidade, spalla (primeiro-violino) da Osusp (Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo) e da Orquestra Experimental de Repertório de São Paulo, e tem uma relação próxima com a Sinfônica, pois já esteve conosco solando As Quatro Estações de Vivaldi”.
No próximo dia 27, também às 20h, a Corporação Musical Villa-Lobos é atração. No dia seguinte, às 19h, a Orquestra Sinfônica de Indaiatuba volta com um repertório dedicado à viola caipira e a participação especial de Ivan Vilela, um dos maiores violeiros do Brasil.