O projeto Schaeffler Música – 10ª Temporada de Música Clássica de Sorocaba apresenta na próxima sexta-feira, 10 de maio, às 20h30, as artistas Catarina Domenici e Paula Bujes para um recital com repertório apenas de compositoras. A apresentação acontecerá no Teatro Municipal de Sorocaba e terá entrada gratuita, sendo a retirada dos ingressos a partir das 19h00 no dia da apresentação (não aconselhável para crianças menores de 6 anos). Haverá ainda um ensaio aberto às 17h00 para deficientes auditivos com intérprete de Libras.
O projeto Schaeffler Música – Temporada de Música Clássica de Sorocaba –, em sua 10ª edição em 2019, tem como protagonista a mulher na música clássica. São 10 concertos durante a temporada, 10 oficinas/palestras e 10 ensaios abertos para deficientes auditivos. A temporada tem a produção e direção artística da MdA International, patrocínio exclusivo da Schaeffler e apoio da Unimed Sorocaba.
Paula Bujes e Catarina Domenici
Paula Bujes e Catarina Domenici são duas instrumentistas reconhecidas, detentoras de vários prêmios como solistas e cameristas, que aliam a formação sólida à versatilidade do trânsito entre diversos gêneros e estilos musicais. Unidas na paixão pelo repertório de compositoras e engajadas na luta pela visibilidade das mulheres na música, Bujes e Domenici oferecem um programa que apresenta obras de compositoras dos séculos XIX, XX e XXI.
Na história da música de concerto, o protagonismo feminino é reservado às cantoras e instrumentistas, ficando as compositoras relegadas à invisibilidade. Não é à toa que as compositoras apresentadas neste programa se iniciaram na composição através de suas atividades como instrumentistas. A multi-instrumentista Lili Boulanger tinha o órgão como o seu instrumento principal e foi a primeira compositora a ganhar o cobiçado Prix de Roma aos 19 anos. Esther Scliar iniciou-se na composição após tornar-se professora de piano do Instituto de Belas Artes de Porto Alegre (hoje Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e Clara Schumann sustentou com sua carreira de concertista uma casa com oito filhos e um marido doente durante décadas. Enquanto divulgava as obras de Robert Schumann, Johannes Bramhs, Frederick Chopin e Felix Mendelssohn, suas composições eram relegadas a um segundo plano. Sua contemporânea Fanny Mendelssohn tinha quinze anos quando tocou de memória os 48 prelúdios e fugas de J. S. Bach e ouviu do pai que a música deveria ser para ela apenas um enfeite, jamais uma profissão. Aproximadamente 150 anos de distância separam Clara e Fanny da compositora Lera Auerbach, que graduou-se em piano e composição pela Julliard School of Music.
No Brasil, a pioneira Chiquinha Gonzaga desafiou costumes ao estabelecer-se como maestrina, pianista e compositora entre os séculos XIX e XX. Suas composições apenas recentemente deixaram de ser vistas como produção menor de uma “pianeira” para adentrar o espaço da música de concerto. Seguindo nos passos de Chiquinha, que não via distinção entre a música popular e a música erudita, as pianistas Ana Fridman e Catarina Domenici e a violinista Paula Bujes seguem tecendo suas criações em paralelo à carreira de instrumentista, desafiando a divisão entre a composição e a interpretação na música de concerto.
Serviço:
Catarina Domenici, piano e Paula Bujes, violino – Recital com repertório apenas de compositoras
10ª Temporada de Música Clássica de Sorocaba – Schaeffler Música
Dia 10 de maio, sexta-feira, às 20h30min.
Teatro Municipal de Sorocaba
Entrada gratuita – Retirada dos ingressos a partir das 19h00 no dia da apresentação
(Não recomendada a entrada de crianças menores de 6 anos)
Informações: www.mdainternational.com.br/ ou telefone (15) 3211-1360.