A Campanha de Popularização do Teatro traz para Campinas o espetáculo Vidas Secas – Uma Cantata Nordestina. A apresentação será no Teatro Municipal Castro Mendes na próxima quinta-feira, dia 3 de fevereiro, às 20h. Os ingressos variam entre R$10 e R$20 e estão disponíveis no link https://site.bileto.sympla.com.br/teatromunicipalcastromendes/.
O espetáculo é uma adaptação do romance Vidas Secas, de Graciliano Ramos, publicado em 1932. A trama ilustra a história de uma família de retirantes nordestinos que, mesmo na luta para sobreviver à seca do sertão, mantém a esperança e a persistência. O autor é uma das mais importantes figuras da segunda metade do movimento modernista, que teve como característica a retratação das mazelas do povo brasileiro, principalmente a situação de miséria da população nordestina.
A peça tem uma estética inspirada nos cordéis brasileiros, além dos mais diversos ritmos que fazem parte da trilha sonora original, como maracatu, forró e cantigas de ninar.
O elenco é composto por seis atores que interpretam os integrantes da família – Fabiano, Sinhá Vitória, seus filhos, o Patrão, o Soldado e a cachorra Baleia – e é dirigido por Rafael de Castro.
Vidas Secas – uma Cantata Nordestina foi ganhadora do Prêmio Especial do Júri de pesquisa dramatúrgica com olhar para Infância e Juventude no XVII Festival Nacional de Teatro de Guaçuí.
Serviço:
Direção geral e dramaturgia: Rafael de Castro
Figurinos: Grupo Artemis de Teatro
Iluminação: Robson Bessa
Operação de luz e som: Rafael de Castro
Elenco: Márcia Oliveira, Vinícius Franzolini, Lucas Fiorello, Thiago Portella, Felipe Rodrigues e Thaís Morais.
(Fonte: Assessoria de Imprensa | Secretaria de Cultura e Turismo de Campinas)