Perto de 60 estudantes de Campinas, Piracicaba e Limeira participam do projeto La Danza dei Fili (A Dança dos Fios), que irá resultar no espetáculo do mesmo nome dirigido pela diretora de teatro e artista plástica italiana Alessandra Silvia De Simone, com adaptação coreográfica da brasileira Marcela Zia. A apresentação acontece no dia 28 de abril (quinta-feira), às 21h, no Teatro Castro Mendes e faz parte do 43º Congresso Mundial de Dança da Unesco, realizado na Unicamp.
Os participantes são integrantes da Prodança Academia de Dança (Campinas); Companhia Estável de Dança de Piracicaba – Cedan (Piracicaba) e Escola Complexo Corpo e Arte (Limeira).
A ideia do projeto surgiu a partir do desejo da artista plástica Alessandra Silvia De Simone de dar vida e movimento a suas obras de arte, buscando refletir especialmente o simbolismo do período do renascimento da pintura italiana. “O propósito do projeto é promover a união entre diferentes corpos e diferentes artes – pintura, teatro, dança, música e poesia – para retratar aspectos de nossa realidade contemporânea, buscando transmitir mensagens de paz internacional e solidariedade”, destaca.
O figurino é composto por máscaras elaboradas e pintadas a mão pela própria artista plástica, sendo que cada uma tem um significado particular, como por exemplo, amor, vida, morte, sociedade, lua, sol, anjo adoecido, planetas, estrelas, felicidade etc. Durante a apresentação, segundo adianta a coreógrafa Marcela Zia, serão utilizados fios, que representam as ligações (ocultas ou não) existentes entre estes elementos.
Dentre os estudantes, a montagem conta com um coro formado por 20 cantores, 40 bailarinos e quatro ginastas. O mesmo projeto já foi realizado em várias cidades da Itália, nos Estados Unidos, e teve a participação de estudantes e profissionais de vários países.
Alessandra De Simone
A italiana Alessandra Silvia De Simone atua no departamento educacional do British Museum, em Londres. Especializada em técnicas de pintura antiga e moderna, já realizou vários cursos de arte na Itália e no exterior, a fim de aperfeiçoar suas técnicas artísticas. Na Universidade, estudou Conservação do Patrimônio Cultural, concluindo com um projeto sobre a história da fotografia e tecnologia.
Em 1997, terminou a especialização em restauração de pinturas murais, trabalhos em gesso e decorações, em Cremona. Em 2002, completou seu mestrado em Marketing na Arts & Cultural Sector. Em seguida, ganhou o primeiro lugar por ter produzido o melhor plano de negócios do ano, patrocinado pela Região Toscana. Seu projeto foi dividido em três seções: Produção de Pintura, Arte-Educação para crianças e excursões de arte guiadas para adultos. A partir daí começou a preparar vários projetos educacionais de arte na Itália e também para a International Gallery of Children’s Art, em Londres.
Ao longo dos últimos anos, também desenvolveu e executou novos projetos educacionais de arte na Estorick Collection of Modern Art e no British Museum, trabalhando com grupos de todas as idades.
Alessandra desenvolveu projetos educacionais para a escola italiana em Londres, para grupos de visitantes e escolas para o National Gallery; o projeto educacional para a exposição Room 48a: the Raphael Cartoons, no Victoria & Albert Museum.
Oferece colaboração também para a coleção Estorick Collection of Modern Art.
Atualmente, é diretora artística do espetáculo de união de artes criado por ela La Danza dei Fili (A Dança dos Fios).
Marcela Zia
Marcela Zia é coreógrafa, professora de dança, pesquisadora e bailarina profissional, formada em dança pela Escola da Ópera de Leipzig, na Alemanha. Marcela trabalhou durante cinco anos na Ópera de Berlim – Staatsoper Berlin, sob a direção de Vladimir Malakhov, atuando como solista, demi-solista e corpo de baile em todos os espetáculos pertencentes ao repertório da companhia e em turnês por diversos países da Europa, América e Ásia.
De volta ao Brasil, atuou como bailarina convidada no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, como bailarina solista da São Paulo Companhia de Dança e integrou o Balé da Cidade de São Paulo.
Além da experiência artística, Marcela é formada em Relações Internacionais e trabalha nesta área há 10 anos. Atualmente, é aluna especial do programa de Mestrado do Instituto de Artes da Unicamp e desenvolve pesquisas na área de Diplomacia Cultural e Dança. Marcela é Membro do Conselho Internacional de Dança Unesco.
Serviço
Espetáculo A Dança dos Fios
Direção artística: Alessandra Silvia De Simone
Adaptação coreográfica: Marcela Zia
Participações: Prodança Academia de Dança (Campinas); Companhia Estável de Dança de Piracicaba – Cedan (Piracicaba); Escola Complexo Corpo e Arte (Limeira)
Quando: 28 de abril (quinta-feira), 21h
Onde: Teatro Castro Mendes (Praça Corrêa de Lemos, s/n). Telefone (19) 3272-9359
Entrada gratuita.