Sábado, 14 de setembro, continuando as apresentações gratuitas da 13ª Temporada de Música Instrumental Brasileira de Sorocaba – do Projeto Metso Cultural – acontecerá no Teatro Municipal de Sorocaba às 20h30 um encontro com os músicos Tiago Costa (piano), Fi Maróstica (contrabaixo e arranjos) e Jonatas Sansão (bateria) com a cantora Vanessa Moreno visitando o repertório de Elis, uma de suas inspirações musicais.
Passando por canções como Aprendendo a Jogar, Agora Tá, Querelas do Brasil e Se eu quiser falar com Deus, a cantora passeia por algumas das várias fases da carreira de Elis Regina em arranjos jazzísticos, com muita improvisação, leveza e brasilidade. “Visitar as canções imortalizadas pela voz dessa intérprete ímpar é de uma alegria sem tamanho. Ouvir Elis é sentir a força, o carisma, o suingue, a intensidade, a entrega e tantas outras profundidades e complexidades presentes no seu cantar e no seu viver. Além de tudo isso, sinto na sua forma de fazer música uma ousadia e um frescor que me encantam. Vamos celebrar Elis!”, diz Vanessa.
Há 14 anos o Projeto Metso Cultural apresenta gratuitamente em Sorocaba, por meio do incentivo da Lei Rouanet, os maiores artistas da música popular, instrumental e jazz em atividade no Brasil, permanecendo um projeto revolucionário e fundamental na vida cultural da cidade e região. Para a 13ª Temporada de Música Instrumental Brasileira de Sorocaba, o projeto apresentará 8 shows gratuitos no Teatro Municipal de Sorocaba e 3 atividades pedagógicas gratuitas. O Metso Cultural foi idealizado e é organizado pela MdA International com o Patrocínio Exclusivo da empresa Metso e Apoio da Unimed Sorocaba.
Vanessa Moreno
A cantora São Bernardense iniciou seus estudos musicais aos 15 anos de idade por intermédio do violão, e a partir de então vem construindo uma considerável trajetória como intérprete e compositora, com uma carreira já repleta de experiências em diferentes vertentes musicais, sendo reconhecida como uma das revelações da música brasileira.
Integrou o quarteto vocal Karallargá, participando de vários festivais pelo Brasil e registrando o CD Karallargá por Natureza.
Integrou durante 4 anos o trabalho Saraivada, de Chico Saraiva (Prêmio VISA 2009) ao lado do percussionista Ari Colares, interpretando suas canções e participando também da gravação do renomado programa Ensaio, apresentado por Fernando Faro na TV Cultura.
Participou de diversas gravações e shows com diversos nomes da música brasileira, como Gilberto Gil, Roberto Menescal, Rosa Passos, Fabiana Cozza, Chico Pinheiro, Sergio Santos, Swami Jr., Arismar do Espírito Santo, Filó Machado, Zé Pitoco, Nailor Proveta, Mônica Salmaso, Maria Gadu, Tó Brandileone, Criolo, Dani Black, Alexandre Ribeiro, Marcelo Pretto, Toninho Ferragutti e Ellen Oléria, entre outros.
Com o contrabaixista Fi Maróstica, desenvolve um trabalho em duo com dois discos lançados: Vem Ver (2013) e Cores Vivas – Canções de Gilberto Gil (2016), se apresentando em significativos espaços culturais e festivais de jazz em São Paulo e Europa, como Auditório Ibirapuera (SP), Ilhabela in Jazz (SP), Viva Brasil Festival (Amsterdã), B.Leza (Lisboa) e Jamboree (Barcelona). Os dois discos ganharam versões japonesas e foram apontados como destaques da música brasileira em Tóquio.
Vanessa é bacharel em canto Popular pela faculdade Souza Lima & Berklee e desenvolve alguns trabalhos como educadora, ministrando Workshops de canto popular em festivais pelo Brasil, além de fazer parte do corpo docente da Escola do Auditório Ibirapuera que tem como diretor artístico e pedagógico o músico e arranjador Nailor Proveta.
Vanessa, que em 2017 e 2018 foi vencedora do Prêmio Profissionais da Música na categoria Cantora, vem agora mostrar o seu primeiro trabalho solo, intitulado Em Movimento, que conta com arranjos e produção de Fi Maróstica.
Fi Maróstica
O contrabaixista, que é natural da cidade de Ourinhos (SP), com 33 anos de idade, tem em sua trajetória uma grande bagagem de trabalhos em diversas vertentes musicais. Além de dividir o palco e gravações com artistas como Antônio Nóbrega, Fabiana Cozza, Hermeto Pascoal, Toquinho, Arismar do Espírito Santo, Renato Braz, Verônica Ferriani, Elza Soares, Wilson das Neves, Hamilton de Holanda, Pedro Altério, Tó Brandileone e Dani Black, já gravou e se apresentou com grupos instrumentais dos quais participou durante anos, como Oritá, Grupo Cincado, Trio Jabour, Carrapicho Rangel Quarteto, Fabio Leal Quarteto, Paulo Almeida Quinteto e Guegué Medeiros, entre outros.
Além de shows pelo país com vários desses nomes, Fi já excursionou também por diversos países como Uruguai, Argentina, Paraguai, e em 2017 participou da turnê Dani Gurgel e Novos Compositores – feat. DDG4, Tó Brandileone e Conrado Goys pelo Japão, se apresentando nos principais espaços culturais de Tóquio, Yokohama e Kamakura, além de ter participado de alguns programas televisivos, como Sr. Brasil, com Vanessa Moreno (apresentado por Rolando Boldrin) e Ensaio, com Swami Jr. (apresentado por Fernando Faro), ambos na TV Cultura.
Recebeu diversos prêmios em festivais renomados pelo Brasil, como melhor instrumentista (Festival Botucanto – 2010 e no Festival de Música de Sorocaba – 2013), além de ter sido finalista nessa categoria do Prêmio Profissionais da Música nos anos de 2017 e 2018.
Fi Maróstica assina a produção musical e também os arranjos do primeiro disco solo da cantora Vanessa Moreno intitulado Em Movimento (2016) e Carta ao XXI (2018), disco de estreia da cantora Lari Finocchiaro. Em 2018, fez também a direção musical do novo show da cantora Fabiana Cozza – Fabiana Cozza em Dos Santos.
Como educador, além de ministrar diversos workshops pelo Brasil, o músico, que estudou Bacharelado na Faculdade Cantareira e é formado no curso MPB/Jazz pelo Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos (Tatuí), leciona na Escola de Música do Auditório Ibirapuera, que tem como diretor musical o instrumentista e arranjador Nailor Proveta e também é regente de uma das orquestras da escola, a Obinha.
O músico, que já participou de mais 50 discos ao longo da sua carreira e que vem se destacando no cenário como arranjador e produtor musical, é considerado também uma das revelações em seu instrumento por sua criatividade e versatilidade.
Prepara-se também para a gravação de seu primeiro álbum solo e para o terceiro disco da carreira do duo com Vanessa Moreno.
Tiago Costa
Iniciou seus estudos musicais aos 7 anos e formou-se em música pela universidade estadual de São Paulo. Desde então vem atuando profissionalmente como pianista e arranjador com inúmeros nomes da música brasileira como Chico Pinheiro, Lea Freire, Maria Rita, Lenine, Rosa Passos, Dori Caymmi, Joyce, Sérgio Santos, Leila Pinheiro, Leo Gandelman e Cesar Camargo Mariano.
Como arranjador teve seu trabalho executado por: Osesp – Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra Jazz Sinfônica, Orchestre National D’Ile de France, Copenhagen University Big Band, Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, Orquestra Sinfônica de Santo André, Orquestra Petrobras, Banda Sinfônica do Estado de São Paulo e Ahn Trio (NY); para artistas como Milton Nascimento, Jane Monheit, Maria Gadú, 5 a Seco, Regina Carter, Maria Rita, Mônica Salmaso & Pau Brasil, Lenine, Edu Lobo, Zizi Possi, Roberta Sá, Céu, Stefon Harris, Stanley Jordan, Dave Liebman, Trio Corrente, Maurício Einhorn, Fabiana Cozza, Luiz Melodia, Paulinho da Viola e Rosa Passos.
Ao lado de Maria Rita, participou como pianista e arranjador do disco de estreia da cantora, assim como nos discos ganhadores do Grammy Segundo e Redescobrir.
Jonatas Sansão
Jônatas teve seu primeiro contato com a bateria aos 8 anos e logo já iniciou seus estudos na Fundação das Artes em São Caetano do Sul. Aos 12 anos tornou-se baterista da Big Band FASCS sob regência do Maestro Antônio Carlos Neves Pinto, onde ficou por 5 anos. Também estudou no Centro de Estudos Musicais Tom Jobim (ULM) e em 2007 participou da Big Band da Faculdade Cantareira dirigida pelo baterista americano Bob Wayt. Jovem ainda, participou de vários festivais e workshops onde estudou com importantes músicos do Brasil e do exterior. Em 2006 foi convidado para participar do Workshop sobre improvisação com o Trombonista Vincent Gardner (Lincoln Center Jazz Orchestra).
Com 15 anos começou atuar na noite paulistana, se destacando com seu talento, técnica e versatilidade. Hoje é um dos bateristas mais requisitados e vem participando de diversos festivais acompanhando diferentes artistas, fazendo gravações e tocando com os principais músicos do Brasil e do exterior, como Michel Leme, Arismar do Espírito Santo, Alexandre Mihanovich, Daniel D’Alcântara, Pepe Cisneros (Cuba), Ohad Talmor (EUA), Sizão Machado, Felipe Lamoglia (Cuba), Thiago do Espírito Santo, Sandro Haick, Kiko Loureiro, Gabriel Grossi, Yaniel Matos (Cuba), Beto Salvador, Hector Costita (Arg), Djalma Lima, Lito Robledo e Walmir Gil, entre outros.
Em 2012, Jônatas foi convidado para participar com seu quarteto no Festival Jazz na Fábrica, um dos festivais mais importantes do Brasil, onde vários artistas renomados também se apresentaram, como Cedar Walton, Avishai Cohen, McCoy Tyner e Richard Bona.
Atualmente Jônatas Sansão integra e participa de diversos grupos e projetos; alguns deles são: Alexandre Mihanovich trio, SoundScape Big Band, Luiz Mello Quinteto, Gabriel Grossi Quarteto, Daniel Maudonnet Noneto, Ricardo Castellanos Trio (Cuba), Blessed Jazz, Septeto S.A (Mauricio de Souza, Daniel D’Alcântara, Vitor Alcântara e Carlos Alberto Alcântara, Débora Gurgel e Sidiel Vieira, Yaniel Mattos Quarteto e Michel Leme trio.
Recentemente gravou e participou do DVD Kiko Loureiro- White Balance e dos CDs Daniel Maudonnet Noneto – Pescador, Gabriel Grossi -Urbano, Alexandre Mihanovich e Michel Leme- Jazz Terror.
Serviço:
Metso Cultural – 13ª Temporada de Música Instrumental Brasileira de Sorocaba
Vanessa Moreno, Fi Maróstica, Tiago Costa e Jonatas Sansão visitam Elis Regina
Dia 14 de setembro, sábado
Local: Teatro Municipal de Sorocaba
Horário: 20h30
Entrada gratuita – retirada dos ingressos às 19h00 na bilheteria do teatro no dia da apresentação
Informações: www.mdainternational.com.br ou telefone (15) 3211-1360 (MdA).