Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Topázio Cinemas promove curso ‘Mulheres no Cinema’

Indaiatuba, por Kleber Patricio

A diretora Kathryn Bigelow. Foto: divulgação/Topázio Cinemas.

Mais uma vez inovando e oferecendo sua contribuição para fomentar a sétima arte, a Topázio Cinemas promove em abril o curso Mulheres no Cinema, realizado pelas jornalistas Joyce Pais, do site Cinemascope e Luísa Pécora, do Mulher no Cinema.

Indaiatuba é a primeira cidade do interior a receber o curso, que acontece na versão pocket e intensiva nos dias 25 (sábado) e 26 de abril (domingo) nos Cinemas Topázio do Shopping Jaraguá. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pela internet por meio da plataforma Eventbrite (http://bit.ly/pocket-indaiatuba). O investimento é de R$100,00 para uma carga horária de 18 horas.

O curso foi criado em 2019 para atender à forte demanda por informações sobre cineastas mulheres, pouco citadas e estudadas na maior parte dos cursos livres e universitários dedicados ao audiovisual. “Percebemos que, com a representatividade cada vez mais no centro das discussões, o interesse por parte dos cinéfilos em filmes que fogem do que é tido como cânone também é crescente e se manifesta tanto nas redes sociais quanto em eventos de que participamos pelo Brasil”, afirma Joyce Pais.

Assim, o curso traça um panorama introdutório do trabalho das mulheres na direção e convida os alunos a conhecer a vida e a obra de cineastas de diferentes épocas, países e estilos. “Nosso objetivo é mostrar que as mulheres são parte fundamental da história do cinema desde o início, e que sua produção é extremamente variada”, define Luísa Pécora.

Com duas edições já realizadas em São Paulo e uma versão pocket realizada no Rio de Janeiro, o curso aborda a obra de cineastas de diferentes épocas, países e estilos, incluindo Alice Guy-Blaché (1873-1968), Lotte Reiniger (1899-1981), Maya Deren (1917-1961), Agnès Varda (1928-2019), Chantal Akerman (1950-2015), Helena Solberg, Ana Carolina, Kathryn Bigelow e Ava DuVernay.

Assista Mulheres

O curso Mulheres no Cinema não é a primeira ação da Topázio Cinemas no sentido de valorizar as produções femininas. Neste mês de março, o projeto Assista Mulheres, que visa fomentar o trabalho das mulheres na indústria cinematográfica, completa dois anos. Desde 2018, cerca de 2.500 pessoas já participaram das sessões.

O projeto é realizado sempre na terceira terça-feira do mês, também no Shopping Jaraguá, com exibição de filmes que sejam protagonizados, dirigidos ou produzidos por mulheres.

Em março, a sessão acontece no dia 17, com exibição do filme Tarde para Morrer Jovem, da diretora chilena Dominga Sotomayor Castillo. Por essa produção, ela foi a primeira mulher a receber o prêmio de Melhor Direção no Festival Internacional de Cinema de Locarno.

Serviço:

Curso Mulheres no Cinema

Data: 25/4 (sábado) e 26/4 (domingo)

Horário: das 8h00 às 18h00 (com intervalos)

Local: Topázio Cinemas – Shopping Jaraguá Indaiatuba (Rua 15 de Novembro, 1200, Centro – Indaiatuba/SP)

Investimento: R$100,00

Inscrições: http://bit.ly/pocket-indaiatuba.

Sobre as professoras

Joyce Pais é jornalista, pós-graduada em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais, criadora e editora-chefe do portal Cinemascope. Atuou no jornal O Estado de S. Paulo e no Museu da Pessoa, é professora da Academia Internacional de Cinema – SP e membro do Elviras – Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema. Ministrou aulas na Casa Guilherme de Almeida e na Casa das Rosas e, a convite do Canal Brasil, integrou júris em festivais pelo país, como CineramaBC, Mix Brasil, É Tudo Verdade e Kinoforum. É diretora e roteirista do documentário em produção Iracunda, que discute o cinema brasileiro sob o olhar de mulheres que fazem parte dele.

Luísa Pécora é jornalista e criadora do site Mulher no Cinema, dedicado a filmes realizados ou protagonizados por mulheres. Cobriu press junkets, festivais e outros eventos de cinema no Brasil, Estados Unidos, Inglaterra, Nova Zelândia e México. Ministra cursos e palestras sobre o trabalho das mulheres no cinema, além de atuar como curadora e jurada de mostras e festivais. Trabalhou no portal iG e na revista Cult, foi editora do catálogo da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo (2015) e colaborou para publicações como Gol, Playboy, Filme B, Modefica e FilmMaker. Integra o Elviras – Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema.

Sobre a Topázio Cinemas

Fundado em 1963 e reinaugurado em 1993, o Grupo Topázio Cinemas atua no mercado de exibição cinematográfica na cidade de Indaiatuba, interior do estado de São Paulo. Atualmente o cinema está dividido em dois complexos, sendo um de quatro salas, localizado no Shopping Jaraguá e outro de cinco salas, no Polo Shopping.

Com o cuidado de manter uma programação atual, diversificada e que atenda a todos os públicos, a Topázio Cinemas prioriza a qualidade em atendimento, infraestrutura, produtos e tecnologia para oferecer a cada cliente uma experiência única, satisfatória e mágica.

Facebook: fb.com/TopazioCinemas | Instagram: @topaziocinemas | Twitter: @topaziocinemas.