Nos dias 26 e 27 de outubro acontece a segunda edição do Simpósio Identidade Brasileira na Música de Concerto, evento interdisciplinar online e gratuito organizado pela OSU (Orquestra Sinfônica da Unicamp) em parceria com o Ciddic (Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural). O objetivo desta edição é oferecer uma reflexão sobre as diversas brasilidades da música de concerto nacional e os caminhos para sua difusão.
De acordo com a idealizadora do evento, Cinthia Alireti, regente e diretora artística da OSU, “a nova edição irá reunir, mais uma vez, criadores, intérpretes, gestores, pesquisadores e embaixadores da música brasileira que atuam em diversas partes do Brasil”. Segundo Alireti, o objetivo central do evento é o de os convidados “compartilhem suas ideias e conhecimentos acerca de questões que influenciam a performance, a criação e a difusão da música de concerto nacional”, complementa.
A abertura e o encerramento desta edição contarão com informações sobre dois compositores cujas obras transitam entre o erudito e o popular: Ernesto Nazareth, tema da palestra do Prof. Dr. Cacá Machado, e Clarice Assad, compositora que será entrevista especialmente para o evento.
Entre os destaques, ressalta-se o tema da palestra do Prof. Dr. Paulo Castagna A diversidade do patrimônio musical brasileiro e suas aplicações na música de concerto, além da participação do percussionista e Prof. Dr. Fernando Hashimoto, que irá falar sobre a percussão no repertório brasileiro de concerto. Já o maestro e Prof. Dr. Antonio Francisco de Sales Padilha irá nos levar para uma viagem ao universo musical e cultural do Maranhão.
Já nas mesas de debates estão escaladas discussões que abordam desde questões estéticas, como Ingredientes e Identidade da nossa música de concerto, como a Ópera brasileira. Questões de performance serão abordadas na mesa Sonoridade do Português do Brasil. Em As outras músicas do Brasil serão levantadas questões que refletem sobre o artístico dentro do mercado nacional, discutindo os caminhos para a sustentabilidade do repertório e a sua difusão. Já o debate Mercado de Criação é uma sólida conversa que traz uma visão sobre a carreira e a produção dos criadores independentes da academia.
PROGRAMAÇÃO
Terça-feira, 26 de outubro
10h00–11h00 – Palestra 1: Ernesto Nazareth – entre o erudito e o popular
Por Prof. Dr. Cacá Machado.
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11h30–12h30 – Debate 1: Ingredientes e Identidade
Quais são os recursos – sonoros, conceituais, físicos, virtuais, humanos etc. – utilizados na criação da música de concerto brasileira? E em que sentido os “ingredientes” podem criar conexões que ultrapassam os limites das salas de concerto?
Moderação: Profa. Dra. Denise Hortência Garcia
Convidados (as): Prof. Dr. Jônatas Manzolli, Maestro e Prof. Dr. Antônio Borges-Cunha, Prof. Rodrigo Lima, compositora Silvia de Lucca.
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14h30–15h30 – Debate 2: Sonoridade do português do Brasil
Como se constrói a sonoridade vocal no repertório coral e lírico brasileiro? De que maneira a música popular e folclórica afeta a interpretação da música vocal de concerto?
Moderação: Prof. Dr. Ângelo José Fernandes
Convidados (as): regente e Profa. Nailse Machado, regente e Profa. Isabela Sekeff, Profa. Juliana Starling, Profa, Malu Mestrino
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16h00–17h00 – Palestra 2: A percussão no repertório brasileiro
Por Prof. Dr. Fernando Hashimoto
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17h30–18h30 – Debate 3: As Outras Músicas do Brasil
Quais são as iniciativas que promovem a sustentabilidade da música de concerto brasileira? De que maneira é possível incentivar a diversidade cultural e, paralelamente, fomentar os elos com o público atual?
Moderação: Maestrina Cinthia Alireti.
Convidados (as): Sra. Ana Flávia Cabral Souza Leite, Prof. Fabio Cury, Maestro Rubens Russomanno Ricciardi, Maestro e Prof. Abel Rocha.
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Quarta-feira, 27 de outubro
10h00–11h00 – Palestra 3: Música e Cultura no Maranhão
Prof. Dr. Antonio Francisco de Sales Padilha
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11h30–12h30 – Debate 4: Mercado de Criação
Quais são as dificuldades e necessidades atuais na área de criação musical? De que maneira a educação musical contribui para a inserção do profissional de criação no meio musical? Quais as tendências deste mercado no Brasil?
Moderação: Maestrina Cinthia Alireti / Ivenise Nitchepurenco
Convidados (as): Alexandre Guerra, João Macdowell, Paulo Aragão, Prof. Paulo Zuben, Ivenise Nitchepurenco
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14h30–15h30 – Palestra 4: Diversidade do patrimônio musical brasileiro e suas aplicações na música de concerto
Por Prof. Paulo Castagna
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16h00–17h00 – Entrevista com Clarice Assad
Moderação: Maestrina Cinthia Alireti / Prof. Dr. Paulo Tiné
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17h30–18h30 – Debate 5: Ópera brasileira
Quais são as histórias que inspiram as produções nacionais? Como funciona o mercado de ópera contemporânea? De que maneira este gênero se transforma para permanecer atual?
Moderação: Maestrina Cinthia Alireti / Prof. João Luis Sampaio
Convidados (as): Maestro e Prof. Gabriel Rhein-Schiratto, Prof. João Luiz Sampaio, Prof. Dr. Leonardo Martinelli, Livia Sabag
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19h00 – Concerto “virtual” de músicos da OSU.
Serviço:
II Simpósio A Identidade Brasileira na Música de Concerto
Data: 26 e 27 (terça e quarta-feira) de outubro de 2021
Evento online e gratuito
Inscrições e informações: www.tiny.one/identidade.
(Fonte: Nicole Somera/Acessibilidade e Comunicação/Orquestra Sinfônica da Unicamp – Ciddic)