Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

Vencedor de dois prêmios no Festival de Gramado, “O Novelo” estreia dia 25/11 nos cinemas e plataformas de streaming

São Paulo, por Kleber Patricio

Frame de cena de “O Novelo”, distribuido pela O2 Play.

Produzido por Luciano Reck e Diego Freitas, da Parakino Studio, O Novelo chega às plataformas e cinemas selecionados no dia 25 de novembro. A produção recebeu dois importantes prêmios no 49º Festival de Gramado: Melhor Ator para Nando Cunha e Melhor Filme pela escolha do público. Além disso, recebeu menção honrosa pela atuação de Isabel Zuaa e do elenco infanto-juvenil. Assista ao trailer aqui.

No longa, dirigido por Claudia Pinheiro, cinco irmãos são abandonados pelo pai e, após a morte prematura da mãe, acabam sendo criados pelo irmão mais velho. Um dia, já adultos, eles recebem a notícia de que um homem em coma em uma UTI pode ser o pai que os deixou. Na sala de espera do hospital, eles mergulham em conflitos e memórias e, através do tricô aprendido na infância, restabelecem o vínculo fraterno enquanto o estado do homem piora.

“Fazer esse filme foi uma grande alegria. Foi escrito e dirigido por mulheres para falar do tal universo masculino aprofundando relações fraternais; me senti falando de mim mesma, nascida em uma família grande e cheia de irmãos crescendo ao meu lado. Sei que toda a equipe e elenco também falaram e colocaram muito de si nesse trabalho e o resultado nos enche de orgulho”, conta a diretora Cláudia Pinheiro.

O longa-metragem, baseado na peça de mesmo nome de Nanna de Castro, também roteirista do filme, debate questões que permeiam o universo familiar como preconceito, sexualidade, machismo, vícios, traição, rancor, perdão e aceitação. Nele, personagens diversos em um elenco composto por Nando Cunha, Sérgio Menezes, Rocco Pitanga, Rogério Brito, Sidney Santiago Kuanza, Isabel Zuaa e André Ramiro, exploram as várias facetas da masculinidade.

“A relação entre pais e filhos e entre irmãos é algo universal. Todos poderão se identificar, seja com algum aspecto dos personagens ou da história, e vão se emocionar, assim como aconteceu comigo quando li o roteiro pela primeira vez”, comenta um dos produtores Diego Freitas. “Como destacado pelos prêmios no Festival de Gramado, além da sensibilidade do roteiro e a precisão da Claudia na direção, o elenco do filme é a nossa cereja do bolo. Que privilégio ter um elenco tão talentoso e comprometido com o filme”, finaliza Luciano Reck.

Serviço:

O Novelo – direção de Claudia Pinheiro

Estreia dia 25 de novembro nos cinemas selecionados e nas plataformas de streaming: Itunes, Google, Now, Vivo, Looke, Xbpix, Youtube Filmes e Apple TV+

Ficha Técnica

Direção: CLAUDIA PINHEIRO

Produção: LUCIANO RECK E DIEGO FREITAS

Produção Executiva: LUCIANO RECK e ANA PAULA SILVA

Produção Associada: CLAUDIA PINHEIRO E SANTÍSSIMA NARRATIVAS

Fotografia: CARLOS FIRMINO

Roteiro: NANNA DE CASTRO

1AD: YARA GUZMAN

Direção de Produção: LUCIANO RECK

Coord. de Produção: JOSÉ EDUARDO JORDÃO

Produção de Elenco: JOISI FREIRE

Edição: DIEGO FREITAS e BRUNO AUTRAN

Direção de Arte: THAIS ALBUQUERQUE BRAGA

Figurino: MELINA SCHLEDER

Maquiagem e Caracterização: SIMONE SOUZA

Som Direto: RENE BRASIL

Correção de Cor: ELY SILVA, ABC

Edição de Som: TOCO CERQUEIRA e TIAGO BELLO

Supervisor de Edição e Mixagem de

Som: TOCO CERQUEIRA

Música Original: ANDRÉ NAMUR e YANIEL MATOS

Sobre a Parakino Studio | A Parakino Studio foi criada em 2013 por Diego Freitas e Luciano Reck e, entre os principais projetos para o cinema, podemos citar a produção do longa-metragem de suspense O Segredo de Davi, do diretor e roteirista Diego Freitas lançado em 2018, o longa O Novelo, dirigido por Cláudia Pinheiro, além dos curtas Sal, A Volta para Casa e Flush, dirigidos por Diego Freitas, exibidos e premiados em diversos festivais.

Sobre a distribuidora O2 Play | A O2 Play é dirigida por Igor Kupstas sob a tutela de Paulo Morelli, sócio da O2 Filmes, e faz parte do grupo O2, que tem como sócios também o cineasta Fernando Meirelles e a produtora Andrea Barata Ribeiro. Em atividade desde 2013, a O2 Play se diferencia das demais distribuidoras por trabalhar além do cinema, TV e vendas internacionais, o VOD (Video on Demand), como uma distribuidora digital.

(Fonte: Agência Lema)