Notícias sobre arte, cultura, turismo, gastronomia, lazer e sustentabilidade

XX Encontro de escritores e artistas indígenas começa dia 6 de novembro na UFF

Niterói, por Kleber Patricio

Fotos: Divulgação.

Dando início ao XX Encontro de Escritores e Artistas Indígenas, serão realizadas, no dia 6 de novembro de 2024, as mesas de debates ‘A literatura indígena hoje’, às 9h, com o escritor indígena Daniel Munduruku, e ‘Literatura Indígena como Ferramenta de Descolonização e Transformação no Ensino’, às 11h, com a poeta indígena Márcia Kambeba. As palestras, gratuitas, acontecerão no Auditório Macunaíma, no Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense (UFF). Na ocasião, também haverá uma exposição com publicações de autores indígenas.

As atividades integram a etapa educativa da vigésima edição do Encontro de Escritores e Artistas Indígenas, idealizado por Daniel Munduruku e coordenado pela professora Claudete Daflon, que tem como ponto de partida o protagonismo indígena na área cultural. Com o tema ‘O futuro é ancestral?’, o encontro propõe discutir os movimentos que a literatura tem trilhado na formação da consciência do povo brasileiro a partir de mesas de debates compostas por autores indígenas e especialistas na temática da literatura indígena. “Queremos fazer uma grande celebração da esperança”, dizem os organizadores. As demais etapas serão realizadas nos dias 10, 11 e 12 de dezembro na UFF e na Biblioteca Nacional, de graça e abertas ao público.

Esta primeira etapa educativa do encontro será voltada para professores da educação básica e licenciandos, mas será aberta a toda a comunidade, em uma parceria com a Secretaria de Educação do Município de Niterói/RJ e o Coletivo Casulo de São Gonçalo. Paralelamente, o Museu Nacional dos Povos Indígenas realizará nos dias 8, 11, 12 e 13 de novembro atividades de contação de histórias, com manuseio de objetos do acervo destinados a esse tipo de atividade, para estudantes de escolas da rede pública de ensino de Niterói.

Daniel Munduruku.

“Ao acreditar na leitura e na escrita, oferece-se um caminho de mão dupla: para as crianças e os jovens indígenas, surge um novo modo de entender a própria comunidade e a sociedade que os cercam; às crianças e jovens não indígenas, apresenta-se a oportunidade de olhar e compreender sua ancestralidade pautada na presença indígena na História do Brasil”, afirma Daniel Munduruku.

O XX Encontro de Escritores e Artistas Indígenas é uma produção do Governo Federal, Funai, Museu Nacional dos Povos Indígenas, Universidade Federal Fluminense (UFF), Programa de Pós-graduação em Estudos de Literatura, MinC, Biblioteca Nacional e Instituto Uka. A Secretaria de Educação de Niterói e o Coletivo Casulo são parceiros na parte educativa.

Serviço: Etapa educativa do XX Encontro de Escritores e Artistas Indígenas   

Dia 6 de novembro de 2024, a partir das 9h

Universidade Federal Fluminense

Auditório Macunaíma – Instituto de Letras

Rua Prof. Marcos Waldemar de Freitas Reis, s/nº – São Domingos – Niterói – RJ

Capacidade: 150 pessoas

Entrada franca

(21) 98762-6744

Instagram: @xxencontroliterarteindigena.

(Fonte: Com Beatriz Caillaux/Midiarte Comunicação)